Ficar de olho nas principais tendências para supermercados é uma excelente alternativa para encontrar maneiras para se destacar da concorrência.
E, agora que o fim do ano se aproxima, é o momento ideal para começar a elaborar um excelente planejamento estratégico para 2022.
Para ajudar o seu supermercado a se destacar, elaboramos algumas dicas baseadas nas principais tendências que virão.
Sustentabilidade e consumo consciente
Os consumidores modernos estão mais exigentes. Além disso, prestam atenção em marcas e estabelecimentos investindo em ações de responsabilidade tanto social quanto ambiental.
Portanto, a primeira ideia de inovação é investir em ações que promovam a sustentabilidade e o consumo consciente.
Afinal, quanto mais o supermercado for visto como uma empresa com responsabilidade socioambiental, melhor perante aos olhares do público.
Algumas ideias são:
- fazer campanhas internas de conscientização para os colaboradores,
- incentivar uso de sacolas retornáveis;
- oferecer estações de coleta no supermercado — como pilhas, baterias, lâmpadas e até mesmo o óleo de cozinha;
- participar de eventos e campanhas de sustentabilidade que acontecem na cidade;
- fazer doações para ONGs que promovam o bem comum na região.
Customer Experience
O investimento no customer experience, ou experiência do cliente, é outra iniciativa que supermercado pode ter.
Afinal, se você quiser atender bem os consumidores e evitar a compra na concorrência, precisará investir em uma série de ações para fidelizá-lo.
Portanto, essa estratégia se baseia em inserir os consumidores no centro de todas as estratégias.
Assim, a ideia é proporcionar-lhe uma experiência de compra realmente única, diferenciada e personalizada.
Então, algumas ações de experiência do cliente que você pode adotar são:
- apostar em uma série de programas de fidelidade;
- personalizar o atendimento em todos os canais — tanto físicos quanto on-line;
- promover um atendimento humanizado e eficiente;
- criar uma conexão emocional com os clientes;
- investir em cultura colaborativa;
- aplicar pesquisas de satisfação de forma constante;
- ouvir os feedbacks dos clientes;
- entender quais são os pontos fortes e fracos na visão dos consumidores e promover melhorias constantes baseadas nesses dados.
Integração de canais de venda
A integração dos canais de venda (também conhecida como omnichannel) é outra tendência forte para os supermercados adotarem em 2022.
De forma resumida, a ideia é que os clientes não sintam a diferença nos atendimentos físico ou online.
Portanto, você precisa oferecer a mesma experiência positiva em todos os pontos de contato do supermercado — seja no WhatsApp, Instagram, blog, telefone ou presencialmente.
Ar fresco
A pandemia trouxe uma preocupação muito grande na vida de todas as pessoas e esses reflexos tendem a continuar no próximo ano. Dessa maneira, as pessoas se preocupam mais em ficar muito tempo em ambientes fechados.
Por isso, encontrar alternativas que promovam uma experiência ao ar livre, certamente é uma ótima ideia para o seu supermercado se destacar em 2022.
Então, uma ideia é disponibilizar uma área livre para que os clientes possam consumir os produtos alimentícios do seu supermercado — como, por exemplo, os da padaria.
Dessa maneira, é uma alternativa para aumentar as vendas e satisfazer as necessidades dos consumidores.
Venda on-line
As vendas on-line tiveram um crescimento muito significativo nos últimos tempos.
Por isso, para que os clientes possam optar pelas compras virtual e explorar a disponibilidade do estabelecimento, não deixe de lado a venda on-line.
Algumas ideias para vender mais no universo digital são:
- esteja presente nos aplicativos de delivery da região;
- crie um e-commerce;
- venda pelo WhatsApp;
- crie um aplicativo próprio para venda on-line do seu supermercado;
- dentre outros.
Dessa maneira, quando eles não têm tempo para ir ao supermercado, podem realizar as compras de forma digital e receber os produtos no conforto do lar.
Atendimento humanizado e qualificado
Embora realizar um ótimo atendimento não seja uma tendência ou novidade, investir em bons treinamentos para a equipe traz retornos positivos.
Portanto, os colaboradores precisam ter empatia e prestar um atendimento humanizado, baseado no respeito ao próximo.
Conhecer as principais tendências para supermercado em 2022 é uma ótima alternativa para ter insights de negócio. Mais do que isso, é a oportunidade ideal para você encontrar maneiras para se destacar e conquistar o público com mais facilidade.
Gostou de aprender mais sobre as principais tendências para supermercados em 2022? Se sim, leia também: Como gerenciar o estoque de alimentos não perecíveis? Boa leitura!