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Principais tendências para supermercados em 2022

Dicas
14 de dezembro de 2021

Ficar de olho nas principais tendências para supermercados é uma excelente alternativa para encontrar maneiras para se destacar da concorrência.

E, agora que o fim do ano se aproxima, é o momento ideal para começar a elaborar um excelente planejamento estratégico para 2022.

Para ajudar o seu supermercado a se destacar, elaboramos algumas dicas baseadas nas principais tendências que virão.

 

Sustentabilidade e consumo consciente

Os consumidores modernos estão mais exigentes.  Além disso, prestam atenção em marcas e estabelecimentos investindo em ações de responsabilidade tanto social quanto ambiental.  

Portanto, a primeira ideia de inovação é investir em ações que promovam a sustentabilidade e o consumo consciente.

Afinal, quanto mais o supermercado for visto como uma empresa com responsabilidade socioambiental, melhor perante aos olhares do público.

Algumas ideias são:

  • fazer campanhas internas de conscientização para os colaboradores, 
  • incentivar uso de sacolas retornáveis;
  • oferecer estações de coleta no supermercado — como pilhas, baterias, lâmpadas e até mesmo o óleo de cozinha;
  • participar de eventos e campanhas de sustentabilidade que acontecem na cidade;
  • fazer doações para ONGs que promovam o bem comum na região.

 

Customer Experience 

O investimento no customer experience, ou experiência do cliente, é outra iniciativa que supermercado pode ter.

Afinal, se você quiser atender bem os consumidores e evitar a compra na concorrência, precisará investir em uma série de ações para fidelizá-lo.

Portanto, essa estratégia se baseia em inserir os consumidores no centro de todas as estratégias.

Assim, a ideia é proporcionar-lhe uma experiência de compra realmente única, diferenciada e personalizada.

Então, algumas ações de experiência do cliente que você pode adotar são:

  • apostar em uma série de programas de fidelidade;
  • personalizar o atendimento em todos os canais — tanto físicos quanto on-line;
  • promover um atendimento humanizado e eficiente; 
  • criar uma conexão emocional com os clientes;
  • investir em cultura colaborativa; 
  • aplicar pesquisas de satisfação de forma constante;
  • ouvir os feedbacks dos clientes;
  • entender quais são os pontos fortes e fracos na visão dos consumidores e promover melhorias constantes baseadas nesses dados.

 

Integração de canais de venda

A integração dos canais de venda (também conhecida como omnichannel) é outra tendência forte para os supermercados adotarem em 2022.

De forma resumida, a ideia é que os clientes não sintam a diferença nos atendimentos físico ou online.

Portanto, você precisa oferecer a mesma experiência positiva em todos os pontos de contato do supermercado — seja no WhatsApp, Instagram, blog, telefone ou presencialmente.

 

Ar fresco

A pandemia trouxe uma preocupação muito grande na vida de todas as pessoas e esses reflexos tendem a continuar no próximo ano. Dessa maneira, as pessoas se preocupam mais em ficar muito tempo em ambientes fechados.

Por isso, encontrar alternativas que promovam uma experiência ao ar livre, certamente é uma ótima ideia para o seu supermercado se destacar em 2022.

Então, uma ideia é disponibilizar uma área livre para que os clientes possam consumir os produtos alimentícios do seu supermercado — como, por exemplo, os da padaria.

Dessa maneira, é uma alternativa para aumentar as vendas e satisfazer as necessidades dos consumidores.

 

Venda on-line

As vendas on-line tiveram um crescimento muito significativo nos últimos tempos.  

Por isso, para que os clientes possam optar pelas compras virtual e explorar a disponibilidade do estabelecimento, não deixe de lado a venda on-line.

Algumas ideias para vender mais no universo digital são:

  • esteja presente nos aplicativos de delivery da região;
  • crie um e-commerce;
  • venda pelo WhatsApp;
  • crie um aplicativo próprio para venda on-line do seu supermercado;
  • dentre outros.

Dessa maneira, quando eles não têm tempo para ir ao supermercado, podem realizar as compras de forma digital e receber os produtos no conforto do lar.

 

Atendimento humanizado e qualificado

Embora realizar um ótimo atendimento não seja uma tendência ou novidade,  investir em bons treinamentos para a equipe traz retornos positivos.

Portanto, os colaboradores precisam ter empatia e prestar um atendimento humanizado, baseado no respeito ao próximo. 

Conhecer as principais tendências para supermercado em 2022 é uma ótima alternativa para ter insights de negócio. Mais do que isso, é a oportunidade ideal para você encontrar maneiras para se destacar e conquistar o público com mais facilidade.

Gostou de aprender mais sobre as principais tendências para supermercados em 2022? Se sim, leia também: Como gerenciar o estoque de alimentos não perecíveis? Boa leitura!

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