Supermercado: 7 estratégias de vendas para o Natal

Supermercado: 7 estratégias de vendas para o Natal

Dicas
8 de outubro de 2024

Você já começou a planejar as estratégias de vendas no seu supermercado? Esse é o primeiro passo para aproveitar o Natal, já que é a data mais lucrativa do ano.

Ao criar campanhas personalizadas, é possível:

  • Ganhar destaque em meio à concorrência acirrada;
  • Conquistar a preferência dos consumidores;
  • Potencializar o lucro do seu negócio!

Ah, você não sabe qual é a melhor forma de fazer isso? Continue lendo e confira essas ideias para implementar agora mesmo, seja em um mercado de bairro ou rede de lojas.

Até porque a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) comenta que:

Mais de 80% dos consumidores preferem fazer suas compras de alimentos nos supermercados, mas, se houver a possibilidade, eles buscam lojas melhores”.

E você não vai querer perder essas oportunidades, vai? 

1 – Organize o seu estoque para o Natal

organize o seu estoque

Ter um bom controle de estoque é fundamental em qualquer momento do ano. No entanto, em épocas comerciais, essa gestão se torna ainda mais relevante.

O que fazer? Há pontos principais que devem ser executados desde já: planeje as suas compras com antecedência e garanta uma boa rotatividade dos produtos.

Assim, você evita as principais falhas na estocagem de mercadorias:

  • Ter produtos parados por muito tempo (indicando a baixa lucratividade);
  • Ter prateleiras vazias na melhor época do ano (indicando perda de vendas).

Com esse contexto, o próximo passo é analisar o histórico de venda dos natais anteriores e criar um estoque otimizado com os principais produtos natalinos. Entre eles:

  • Kits de Natal;
  • Cestas de fim de ano;
  • Aves (frangos, perus e outras), etc.

Mas, não se esqueça de outros produtos alimentícios que compõem uma ceia completa, por exemplo, as bebidas, as massas e os ingredientes necessários no preparo de doces!

Guia gratuito de gestão de mercados: clique e baixe!

2 – Sugira kits natalinos personalizados 

O mês inteiro de dezembro costuma ser muito positivo em setores como varejo e comércio. Ao mesmo tempo, também é considerado um período mais curto e rápido.

Por isso, o quanto você puder facilitar a vida do consumidor no seu supermercado, maiores as chances de vendas. E os kits natalinos personalizados são soluções.

Essas sugestões de presentes permitem que os clientes comprem rapidamente sem precisar ficar selecionando os itens individualmente. Assim, eles ganham tempo! 

O que é um diferencial competitivo se a gente considerar os fatores mais importantes aos consumidores, conforme a ABRAS:

    • Atendimento (71%), 
  • Checkout rápido (69%);
  • Atmosfera encantadora (51%).

Então, nas gôndolas do supermercado, tenha kits: combo de produtos de amigo-secreto, cestas natalinas para empresas, assim por diante. E, no caixa, realize atendimentos rápidos. 

3 – As ofertas de Natal e fim de ano

Todo mundo ama uma promoção, não é verdade? Visando se destacar da concorrência, aposte nessa estratégia de vendas que permite aumentar o ticket médio: ofertas!

Se não for possível alterar o valor ou montar os kits, ofereça outras vantagens aos clientes De alguma forma, eles precisam sentir que estão se beneficiando ao comprar na sua loja.

Quer algumas ideias que funcionam super bem nas festas de fim de ano?

  • Sorteios e brindes;
  • Descontos e promoções;

  • Condições especiais de pagamento;

  • Redução de valores nas compras em maior volume (atacarejo).

Essas são algumas alternativas para atrair mais consumidores. E tem outras: lembrados produtos natalinos e complementares? Essa ideia também pode ser usada aqui.

Que tal criar estandes e espaços especiais dedicados aos alimentos que todo brasileiro ama, por exemplo, macarrão e biscoito? Nessa hora, aliás, conte com a Hiléia:

Clique e acesse o catálogo da Hiléia!

4 – Invista em uma decoração atrativa

Faça com que os clientes se sintam no clima quando entrarem no seu supermercado. Para isso, invista em uma decoração de Natal incrível. 

Pense em uma boa disposição de layout de produtos natalinos, estimulando os sentidos. Da mesma forma, invista na identidade visual, a partir dos cartazes e etiquetas.

Quer ver duas tendências?

  1. Natal gourmet: alimentos com sabores exclusivos e variedades finas;
  2. Natal saudável: produtos que visam uma alimentação equilibrada.

Ou seja, é possível destacar gôndolas, prateleiras e ambientes destinados a essa demanda – se ela fizer parte do seu público, obviamente.

Outra ideia é ter atrações para crianças, se quem frequenta suas lojas tiver o hábito de levar os filhos durante as compras. No fim, é sobre adaptar a decoração aos clientes!

5 – Faça parcerias estratégicas no Natal

Tenha novidades! Essas ações também atraem e fidelizam pessoas. Pense em fazer parcerias com fornecedores e fabricantes para demonstrar produtos.

As degustações costumam funcionar bem. Essa estratégia de vendas, aliás, é importante até mesmo para as marcas – porque estimula as compras.

E neste ano, deve ser uma proposta ainda mais impulsionada em todos os segmentos do varejo, já que as vendas no Natal do ano passado cresceram 1,1%, conforme a Metrópoles.

6 – Promova a melhor experiência aos clientes

experiência do cliente

De nada vai adiantar ter uma decoração linda, preços incríveis e um ambiente repleto de incentivos aos consumidores comprarem se os colaboradores não estiverem motivados!

E há duas formas mais interessantes de investir nisso:

  1. Treinamento de equipes;
  2. Benefícios aos colaboradores.

Primeiro, invista em um bom treinamento, de modo que os colaboradores possam atender bem os clientes. Na sequência, ofereça incentivos a eles, das Cestas de Natal aos bônus.

Lembre-se de que a equipe precisa desenvolver a empatia e promover um atendimento único e personalizado – essa é uma demanda do mercado consumidor. 

7 – Explore os canais de comunicação 

Explorar todos os canais de comunicação possíveis é interessante por vários motivos. Por exemplo, melhora o reconhecimento da marca e cria pontos de contato com o público.

Crie um calendário de conteúdo com campanhas exclusivas para o Natal. Após isto, divulgue na internet. Atualmente, você pode optar por:

  • Site e blog;
  • Redes sociais (Instagram, Facebook);
  • E-mail;
  • SMS e WhatsApp;
  • Anúncios tradicionais (jornais, revistas e rádios locais).

A dica é elaborar as suas campanhas de marketing de Natal e personalizar o conteúdo em cada canal de comunicação. 

Assim, fica mais fácil atingir a demanda certa e ter a certeza de que a comunidade local está ciente de tudo o que está acontecendo no seu supermercado.

Acesse a Revista Hiléia e continue bem informado!

Acesse outras estratégias de vendas e assuntos relacionados aos supermercados na Revista Hiléia.