Assim como qualquer área, o setor supermercadista também enfrenta dinâmicas e oscilações que geram inovações e desafios. Contudo, é preciso saber utilizar essas mudanças de maneira a impulsionar o desenvolvimento constante do seu negócio.
Por isso, reunimos neste conteúdo os principais dados e informações do setor. Também destacamos as principais tendências para os próximos anos. Continue a leitura e saiba como se preparar para o que está por vir.
Vamos lá?
Conheça o panorama do setor supermercadista
O setor supermercadista vem crescendo cada vez mais. E essa evolução ficou ainda mais evidente nos últimos anos, com a chegada da pandemia. Afinal, a COVID-19 acelerou a transformação digital no segmento, reduzindo a resistência quanto às compras online e delivery.
Ao mesmo tempo, durante esse período, os supermercados enfrentaram desafios significativos. Como, por exemplo, a alta demanda por produtos específicos e aumento dos custos operacionais. E as consequências desse cenário são percebidas até hoje.
Contudo, com o papel importante no abastecimento diário do país, este setor tem um impacto relevante na economia nacional e, em alguns casos, a nível global também.
Segundo os dados anuais da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em 2023, o segmento representava 9,02% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Afinal, no mesmo ano, o setor supermercadista, em todos os seus formatos de atuação, atingiu R$1.001,3 trilhão em faturamento.
Sem contar que, neste mesmo período, a área alcançou:
- Um total de 414.663 lojas em todo o País;
- 9 milhões de colaboradores diretos e indiretos;
- 30 milhões de consumidores por dia nas lojas.
Vale destacar aqui, também, o crescimento expressivo de pequenos negócios, como mercadinhos de bairro. Afinal, 72% do setor corresponde a minimercados, mercearias e armazéns, por exemplo.
A nível de comparação, em 2022, ainda segundo a ABRAS, o setor era representado pelos seguintes números:
- R$695,7 bilhões em faturamento;
- Representação de 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional;
- Total de 94.706 lojas;
- 3,2 milhões de colaboradores diretos e indiretos;
- 28 milhões de consumidores diários.
Esse panorama reforça um desenvolvimento gradativo e significativo do setor, principalmente em um espaço curto de 12 meses de diferença.
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Um pouco mais do cenário atual do setor supermercadista
Já segundo dados mencionados pela Terra, a expectativa para o setor supermercadista, em 2024, é uma elevação de 1,9% nas vendas. Somados a isso, espera-se que a receita nominal chegue ao aumento de 6,7%.
Ainda, é esperado um crescimento total de 2,5% do setor devido ao maior controle da inflação. Além disso, é previsto um reajuste do salário mínimo acima da inflação, possibilitando às compras.
Vale destacar que os grandes desafios do setor supermercadista referem-se à falta de poder de compra do consumidor e o aumento da competitividade. Sendo assim, com um melhor domínio dessa situação, o crescimento passa a ser uma realidade viável.
Até porque a inflação também gera interrupções nas cadeias de suprimento e flutuações nos custos de produção. O que atrapalha a saúde financeira do mercado que deseja se manter relevante e garantir margens de lucro menos estreitas.
Contudo, é preciso ressaltar que o nível de competitividade também tem incentivado melhorias na qualidade dos serviços, promoções e inovação nos produtos. Inclusive, esse é um dos principais impulsionadores das tendências que veremos a seguir.
Em resumo, o setor supermercadista é vital para a economia, como vimos. No entanto, costuma ter mudanças rápidas e constantes que ressaltam como os consumidores compram e interagem com os produtos.
Portanto, o sucesso nesse setor exigirá inovação e adaptação às novas demandas e transformações do mercado.
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O que esperar dos próximos anos?
O futuro do setor supermercadista está pautado em algumas das principais tendências mundiais. A adequação a elas é essencial para garantir o destaque mercadológico, saindo na frente da concorrência.
Pensando nisso, reunimos uma lista com as 6 principais inovações e mudanças que impulsionarão o segmento nos próximos anos.
Veja a seguir!
1. Omnichannel
O Omnichannel é um conceito que vem se destacando com o tempo. Ele refere-se à integração de todos os canais de um negócio para que o consumidor não sinta diferença de serviço entre eles.
No caso do setor supermercadista significa conectar o comprador nas lojas físicas e virtuais do negócio, não percebendo contrastes significativos no mundo virtual e off-line.
Essa tendência vai de encontro às demais que veremos a seguir devido à mudança de comportamento do consumidor. Hoje, o cliente preza por maior conveniência e poder de escolha.
Sendo assim, com a estratégia Omnichannel, o comprador será capaz de decidir quando, como e onde satisfará a sua necessidade. O que promove uma experiência de compra mais encantadora, o fidelizando.
Ou seja, o mesmo poderá realizar a compra física por meio de pagamento online e com agendamento de entrega, por exemplo.
Seja qual for a escolha, o seu mercado deverá possibilitá-la para conquistar este consumidor que está cada vez mais conectado.
2. E-commerce
Seguindo o contexto apresentado acima, o e-commerce (comércio eletrônico) é mais uma tendência que veio para ficar. Afinal, como vimos, o cliente moderno tem demandado por mais conveniência, qualidade e variedade.
Isso se dá devido à pandemia de COVID-19, que colaborou com o aumento de compras online. E isso resultou na redução da resistência quanto a esse formato de consumo.
Não por acaso, o e-commerce brasileiro acumulou R$185,7 bilhões em vendas em 2023, segundo dados mencionados pelo portal E-commerce Brasil.
Além disso, atingiu 395,11 milhões de pedidos e R$470 de ticket médio por cliente.
Com a digitalização iminente, o surgimento de lojas virtuais tem se tornado uma resposta à crescente demanda das compras online. Para isso, os negócios do setor supermercadista precisam investir em plataformas eficientes que permitam experiências de compra satisfatórias.
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3. Autoatendimento e automação
O autoatendimento é a resposta para a automação prevista pela digitalização e transformação digital atual. Aqui, o cliente realiza a compra de seus produtos de maneira mais rápida.
Isto é, por meio do Self-checkout, o mesmo realiza a computação dos itens e o pagamento de maneira autônoma. O que reduz filas e colabora até mesmo para o aumento do volume de vendas.
Cabe salientar que a automação não deve parar por aí. A mesma precisa estar presente nos mais diversos pontos do negócio, garantindo ainda mais eficiência e assertividade.
Na gestão, por exemplo, sistemas automatizados garantem o controle de estoque facilitado, melhor administração de entrada e saída de produtos, assim como qualidade no gerenciamento financeiro e na análise do perfil do consumidor.
Tudo isso em um único lugar, de forma centralizada e de fácil acesso!
E isso é essencial para não só agilizar tarefas diárias e repetitivas, com alto índice de erro humano, mas, também, para a tomada de decisão estratégica rápida, adaptável e coerente com o contexto atual do negócio.
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4. Inteligência artificial e inovação
Como já deu para perceber, a inovação faz parte das tendências mencionadas até aqui. Sendo assim, não há como deixar de mencionar a Inteligência Artificial (IA). Ela é uma ferramenta importante, inclusive, para a automação no setor supermercadista.
A IA é essencial para análises inteligentes e assertivas, colaborando com a qualidade da gestão do supermercado. Afinal, ela tem a capacidade de identificar padrões, principalmente de comportamento dos seus clientes.
Assim, por exemplo, será possível decidir qual produto oferecer e qual reduzir do estoque. De acordo com as preferências apontadas, há como, inclusive, montar promoções para incentivar a compra de um item específico.
Seja qual for o motivo, o uso de tecnologias como a IA é fundamental para a digitalização do setor supermercadista e para uma atuação mais inteligente e rentável.
Mas, é importante mencionar que a inovação vai além da tecnologia. Ela também está atrelada a formatos diferenciados de layout e exposição de produtos da loja, organização de estoque e tudo aquilo que colabora com a otimização e a melhoria da experiência do cliente.
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5. Sustentabilidade e alimentação saudável
Outros dois pontos que têm permeado as ações dos consumidores atuais são: sustentabilidade e alimentação saudável.
Atualmente, o cliente tem priorizado empresas que oferecem opções responsáveis, ecologicamente corretas e nutritivas. Como, por exemplo, alimentos mais orgânicos.
Até porque 90% dos consumidores preferem uma alimentação saudável, segundo dados apontados pelo Exame.
E 79% deles consideram importante a adoção de alternativas sustentáveis de alimentação.
Isso tem feito com que negócios do setor supermercadista apostem em redução de plásticos, ofertas de produtos locais e até na implementação de programas de reciclagem.
6. Programas de fidelidade
Essa é mais uma das tendências para os próximos anos do setor supermercadista que está diretamente atrelada à experiência do cliente.
O programa de fidelidade é uma estratégia que retorna com bastante força no segmento, garantindo a aderência dos consumidores.
Aqui, as empresas do setor percebem que os compradores fidelizados retornam à loja. Essa relação mais próxima com o cliente gera vantagens importantes para ambos os lados.
Afinal, o consumidor terá benefícios ao realizar compras recorrentes e o supermercado terá maior saúde financeira graças a redução dos custos que envolvem a aquisição de cliente.
Não por acaso, ainda conforme a ABRAS, 51% dos negócios do setor já possuem programa de fidelização. Sendo os principais:
- Aplicativo de desconto, com 60,4%;
- Programa de fidelização, com 45,2%;
- Cartão fidelidade, com 39,6%;
- E outros, com 10%.
É simples! Promoções, descontos e programas de fidelidade atraem clientes e incentivam compras frequentes.
O Sam’s Club é um exemplo de sucesso quanto a este comportamento. O negócio funciona como um clube de compras que oferece diferenciação de preços e produtos.
Os clientes são sócios e têm acesso a marcas e produtos importados e diferenciados dos demais supermercados. Com isso, mesmo pagando pela assinatura do programa, o cliente retorna para ter o contato a estes itens premium.
Leia também: Gestão de supermercados: como funciona um programa de fidelidade?
Aprimore a sua gestão!
Com a crescente competitividade do setor supermercadista, apostar nas tendências aqui mencionadas é indispensável para garantir um negócio saudável e relevante.
Mas, para garantir a correta adequação a essas transformações é necessário ter uma gestão mais eficiente e preparada. Então, clique no botão abaixo e acesse gratuitamente o nosso guia completo que vai te ajudar a alcançar resultados sólidos!