lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
Refeições em família

Refeições em família: quais os benefícios?

Em Família
10 de novembro de 2023

A cena de uma família reunida em volta da mesa de jantar é comum ou estranha para você? Neste conteúdo, descubra o que os estudos dizem sobre os benefícios das refeições em família. Um hábito que, infelizmente, tem se tornado cada vez mais raro.

Para quem tem se preocupado, cada vez mais, com os hábitos alimentares e a busca por uma vida com mais qualidade; este texto cairá como uma luva. Já para quem ainda não se atentou a esses cuidados, então, temos um conteúdo que é um verdadeiro tesouro.

Continue lendo para abrir esse baú.

Os benefícios das refeições em família

Benefícios das refeições em família

As refeições em família são momentos de muita intimidade entre os envolvidos. É cultural e  vem desde muito tempo. A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, retrata essa história. Um da Família, Frederick George Cotman, é outra obra com essa cena tão envolvente.

Mas, notou que de uns tempos para cá, esse laço entre pais, filhos e avós tem se perdido? Isso pode ser um problema se a gente notar os benefícios que um almoço ou jantar em família pode trazer para as pessoas. Nos tópicos abaixo, separamos os principais!

Nutrição

Geralmente, quando se fala em refeições em família, logo pensamos em vantagens emocionais e afetivas. De fato, elas acontecem. 

Mas, sabia que esse hábito também traz um ponto positivo para a saúde, do ponto de vista nutricional?

A nutricionista Mariana Del Bosco publicou um texto na revista Abril disso. “Há evidências de que comer em família favorece, de modo natural e espontâneo, o maior consumo de frutas, legumes e verduras. Além da menor oferta de doces e bebidas açucaradas”.

Alimentação Saudável: 4 molhos para macarrão com legumes

E completou: “Quanto maior o número de refeições em família, maior a tendência de se propagar e incorporar bons hábitos”. 

E, por falar em bons hábitos, eles não estão relacionados somente aos nutrientes do alimento. Descubra outros, a seguir.

Rotina

Outro benefício de realizar refeições em família tem a ver com a rotina. Ou a famosa “hora da comida”. Isso começa desde quando nascem os bebês. 

Durante a introdução alimentar, a recomendação é criar um ambiente que indique a hora de comer.

Essa rotina trará benefícios para toda a vida. Inclusive, para a própria alimentação. “[…] Fazer refeições em horários regulares, facilita manter os níveis de energia que o corpo exige”, diz Renata Viebig, professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Além disso, a atividade influencia em outras ações corriqueiras. Por exemplo, ao terminar a refeição, cada indivíduo participa de uma forma em prol do coletivo: retirando os pratos da mesa, lavando a louça, limpando o chão e assim por diante. A refeição une!

Experiência

Para quem tem crianças na família, tem a vantagem do exemplo. Isso porque os pediatras recomendam que sejam oferecidos diferentes tipos de alimentos para esse público. A ideia é que agucem o paladar. Isto é, experimentem os mais variados gostos e sabores.

Veja a explicação do Instituto PENSI (Pesquisa e Ensino da Saúde Infantil):

Entre 9 e 18 meses, começa o processo de introdução alimentar sólida, a alimentação da família. Independentemente do método, a comida oferecida para o bebê se parecerá cada vez mais com o que o restante da família tem por hábito diário de alimentação”.

Leia também: 3 receitas para cozinhar com a família

Já para os mais crescidinhos, temos outra reflexão: se lembra da última vez que preparou pratos deliciosos com seus familiares? É uma sensação incrivelmente gostosa. É sabor de família, mesmo. De fato, definitivamente, cozinhar e comer em família é tudo de bom.

Autoconfiança

As experiências das refeições em família são únicas. E quem teve momentos assim, sabe. Durante as garfadas e colheradas, os envolvidos trocam comentários, histórias, esperanças e sonhos. E há muitas vantagens nisso.

O instituto britânico National Literacy Trust apontou que conversar durante as refeições melhora a capacidade de comunicação das crianças. Do mesmo modo, colabora com a autoconfiança. Os resultados foram publicados no portal UAI.

Educação

A educação se aplica na família e não apenas na escola. Observe que, mesmo quando não estão nos melhores dias, as pessoas que comem juntas criam laços. Isso facilita um possível entendimento, tornando-se uma ótima oportunidade para reconciliação.

As massas são ótimas ideias para as refeições em família

Refeições em família com massas

Sabemos que os dias atuais estão cada vez mais intensos e a falta de tempo disponível pode ser o seu principal problema.

E temos uma solução para fazer mais refeições em família: as massas. O preparo de massas é bem rápido e permite personalização. Ou seja, dá para incluir uma proteína, molhos diferenciados e outros acompanhamentos conforme o gosto da família.

5 receitas de macarrão para fazer com a família

Assim, as refeições em família podem voltar a acontecer na sua rotina. E lembre-se que as massas são ótimas fontes de carboidratos, podendo ser combinadas com um prato farto de outros nutrientes.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando textos como esse na nossa Revista.

Clique e acesse o catálogo da Hiléia!