As receitas de macarronada contam histórias em toda parte do mundo. Curiosamente, é um produto que ganhou ainda mais importância na atualidade devido à flexibilidade na criação de novos pratos. Ao mesmo tempo, permite refeições nutritivas para todos os públicos.
Para se ter uma ideia, até os grupos restritos a certos tipos de ingredientes, como o ovo, podem se beneficiar dele. O macarrão de sêmola é uma resposta imediata para isso. Neste caso, ele agrada também quem tem a ideologia do não consumo de alimentos de origem animal.
Em outra situação, se você busca um prato completo em nutrientes, basta adicionar alguns molhos com proteínas ou acompanhamentos que agregam no potencial do almoço. Consegue observar como o macarrão consegue ser flexível em todas as situações, culturas e gerações?
Recentemente, por meio de estudos, pesquisadores provaram o baixo índice glicêmico dele; o que comprova seu título de alimento saudável. Inclusive, por ser rico em carboidratos, contribui com a maioria das dietas alimentares, seja para emagrecimento ou ganho de massa.
Ao mesmo tempo, sabemos que o almoço de domingo é uma ótima oportunidade para que os membros de uma família ou amigos interajam entre si. Já falamos antes dos benefícios: das ricas experiências até a autoconfiança. Mas qual a melhor receita para esse momento?
É para responder essa pergunta que criamos este conteúdo, acompanhe!
3 receitas de macarronada para agradar todos
Entre as receitas de macarronada, fizemos uma curadoria e escolhemos 3 que agradam os mais diferentes públicos. Afinal, tem quem não abra mão do tradicional molho à bolonhesa, assim como os novos grupos que possuem dietas mais restritas, como os veganos.
Ao ter essa lista de opções na mão, a única certeza é a de que você vai agradar a todos.
Para não errar: macarronada à bolonhesa rosé
Agora uma receita bastante conhecida no mundo inteiro devido ao molho bolonhesa, com carne moída. No entanto, uma mudança que vai agradar muito os convidados é o de usar o macarrão ninho. É uma massa delicada com um grande apego afetivo, além de ser saudável.
A carne moída, que pode ser de sua escolha, é a parte proteica do prato. Depois, tem o acréscimo de alguns legumes, que o deixará com alto valor nutritivo. Além disso, é uma receita que passa por todas as gerações, sendo muito representativa para demonstrar amor e carinho.
Ingredientes
- 1 pacote de macarrão ninho (500g)
- 400g de carne moída
- Sal a gosto
- 100g de queijo parmesão ralado para polvilhar
- 4 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 pimentão amarelo picado
- 1 abobrinha picada
- 2 tomates picados
- 2 latas de molho de tomate (680g)
- 1 xícara (chá) de champignon fatiado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 caixa de creme de leite (200g)
Preparo
Cozinhe o macarrão em água quente até ficar al dente. Deixe escorrer e reserve. Agora, vamos ao molho. Em fogo médio, aqueça o óleo e frite a cebola, o alho e o pimentão. Adicione a carne e refogue. Depois, vem a abobrinha e outros ingredientes.
Por último, basta adicionar o molho, o creme de leite e o macarrão cozido em uma travessa. Se for do gosto de todos, polvilhe o parmesão e sirva ainda quente.
Prato nutritivo: macarronada com queijo e brócolis
Uma das receitas de macarronada mais fáceis e nutritivas é a de queijo e brócolis. Demora menos do que 1 hora para ficar pronta, tem ótimo rendimento e agrada, inclusive, os vegetarianos. No status de dificuldade, é considerada uma das mais fáceis.
O brócolis é um alimento muito nutritivo, fonte de fibra e proteína. Os queijos podem variar em gordura, mas todos possuem boa quantidade de cálcio e proteína. Quando somados ao macarrão, criam um prato saboroso e com alto valor nutritivo.
Ingredientes
- 1 pacote de macarrão tipo parafuso (500g)
- 1 xícara (chá) de brócolis em buquês, picados
- 3 xícaras (chá) de queijo ralado (geralmente, usa-se mussarela)
- 2 colheres (sopa) de maisena
- 900 ml de leite
- 2 latas de creme de leite
- 1 copo de requeijão cremoso
- Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada a gosto
- Queijo parmesão ralado para polvilhar
Preparo
A primeira parte é dissolver a maisena no leite e adicionar o creme de leite. Depois, coloque aos poucos os outros ingredientes: requeijão, queijo, brócolis e sal. Por fim, acrescente o macarrão e misture tudo.
Em um refratário, leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Após isso, polvilhe com parmesão. O ideal é servir quente, mas também existe a opção de aguardar 10 minutos para que crianças e idosos possam aproveitar o prato da melhor forma.
Para veganos: macarronada com berinjela
Essa receita é uma pedida prática, deliciosa e vai agradar até mesmo quem não consome nenhum produto de origem animal. Além do macarrão e berinjela, o leite de coco é um item que faz toda a diferença no preparo da receita, como veremos a seguir.
Além do público vegano, também é uma ótima pedida para quem está em busca de uma alimentação mais balanceada. Afinal, a berinjela é um dos melhores legumes para o consumo, considerando o valor nutricional.
Ingredientes
- 250g de macarrão de qualquer tipo cozido em água e sal
- 2 berinjelas (médias) em cubos
- 1/2 xícara (chá) de azeite
- 2 xícaras (chá) de leite de coco
- Pimenta-do-reino, alho e cebola a gosto
Preparo
Cozinhe o macarrão em água quente e reserve. Uma boa ideia é usar o macarrão penne, que combina muito com essa receita. Frite a berinjela em cubos no azeite. Depois, frite outros ingredientes da sua escolha, como alho e tomate.
Junte todos os ingredientes na mesma panela e tampe, deixando-o refogar por 5 minutos. Aos poucos, acrescente o leite de coco para cozinhar até o ponto. Depois que retirar do fogo, é só servir. Uma ideia final é salpicar azeitonas picadas por cima.
Aposte na massa de sêmola!
Entre as massas que existem, a de sêmola é uma ótima opção para criar receitas de macarronada para o domingo em família ou entre amigos. Se você nunca se atentou a isso, saiba que é uma opção que não tem a adição de ovos na mistura.
A sêmola é um tipo de farinha mais grossa, que vem da moagem de cereais. Assim, torna-se uma ideia interessante para quem tem restrição a esse alimento, ou para quem possui uma alimentação vegana.
Além de agradar esses públicos, o macarrão de sêmola traz outras vantagens. Por exemplo, no fato de ter uma grande concentração de vitaminas B, minerais, carboidratos e proteínas. Por isso, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
Gostou desse conteúdo? Clique aqui e conheça todos os nossos macarrões de sêmola.