lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.

3 receitas de bolo para o dia das crianças

Receitas
10 de outubro de 2023

Você pode ter receitas de bolo em livros manuscritos ou uma lista categorizada no aplicativo do celular. São muitas opções para colocar à mão na massa. Mas, será que tem alguma indicada para o dia das crianças? Nós selecionamos 3 que vão deixar os pequenos felizes da vida nesse dia especial!

Nos próximos tópicos, aprenda como fazer o bolo arco-íris, o de morango com maracujá e o bolo no palito. Todos têm ingredientes fáceis de serem encontrados e não exigem mais do que batedeiras, assadeiras, fornos e muita alegria no coração. Continue lendo e escolha a próxima receita de bolo!

 

3 receitas de bolos para inovar!

As crianças adoram bolos, tanto que o alimento é comum no dia a dia delas. Em casa, nas avós e nas escolas. Em todos os lugares, um bolinho é sempre uma boa pedida para os pequenos. Então, pensando nessa data especial, temos 3 receitas de bolos diferentes, atrativas e deliciosas. Confira!

 

1 – Bolo arco-íris

Bolo arco-íris

Os bolos coloridos são atrativos. Inclusive, um estudo da Ana Raquel Ferreira Cardoso Rodrigues, da Universidade do Porto (Portugal), mostrou isso. O enfoque do estudo esteve nos filmes da Pixar, mas os conceitos também se aplicam em outras situações cotidianas, como na culinária.

Veja uma parte da conclusão: “A cor pode afetar a percepção e emoções das crianças[…] A cor é um fator deveras importantes na vivência de um ser humano. Conseguimos atribuir-lhe significado e até distinguir as que mais gostamos e as que menos apreciamos”.

Além da teoria, o que acontece na prática é que esse é um bolo tem outro destaque: está na lista das sobremesas mais divertidas. Inclusive, com um tempo de preparo que não passa de 2 horas – e mais 2 horas na geladeira. Uma receita típica de aparecer nos programas de televisão.

Ingredientes da massa

1 ½ xícara de chá de açúcar

5 colheres de sopa de manteiga

2 xícaras de chá de leite

1 colher de sopa de fermento em pó

4 caixas de gelatina em pó (morango, abacaxi, limão e tutti-fruti)

4 xícaras de chá de farinha de trigo

6 ovos (sendo claras e gemas separadas)

½ colher de margarina para untar

Ingredientes para recheio e cobertura

Confeitos coloridos à vontade

750 gramas de cream cheese

2 ½ xícaras de chá de açúcar de confeiteiro

1 ½ xícara de chá de creme de leite fresco gelado

Modo de preparo

Bata as claras em neve usando uma batedeira. Depois, coloque as gemas, o açúcar, a manteiga e o leite. Bata novamente até ficar cremoso. 

Então, misture a farinha e o fermento aos poucos. Após pronta, divida a massa em 4 porções iguais e misture uma gelatina em cada parte.

Cada massa deve ser adicionada em formas de 22 centímetros de diâmetro e untadas com margarina. 

O próximo passo é levar ao forno preaquecido por 25 minutos ou até firmar. Espere amornar e desenforme.

Agora, vamos ao recheio. Bata o cream cheese com o açúcar na batedeira até ficar homogêneo e areado. Junte o creme de leite aos poucos até ficar fofo. 

No prato, intercale as camadas da massa e do creme. Finalize com o creme, em cima e nas laterais do bolo.

Por fim, basta decorar como os confeitos escolhidos, que podem ser granulados coloridos ou de chocolate, por exemplo. Ainda antes de servir, leve à geladeira por duas horas.

E, se as crianças já tiverem aprovado o gosto do coco, dá para fazer uma cobertura diferenciada: explosão de coco.

 

2 – Bolo de morango com maracujá

Bolo de morango com maracujá

Essa é uma das receitas de bolo para o dia das crianças que mais vai surpreender você. Isso porque na sociedade ainda existe o tabu que menciona o “paladar infantil”, sugerindo que esse público prefere os alimentos mais adocicados. Porém, a recomendação médica é estimular todos os sabores.

O próprio Guia do Bebê, que instrui e auxilia muitos papais, pontua essa informação. “Na educação do paladar, como em todas as outras, o melhor estímulo é a riqueza de experiências sem preconceitos: do azedo ao amargo[…] Isso ajuda no desenvolvimento da criança”.

E há um detalhe: o maracujá da nossa receita não é tão azedo quanto se pensa, porque será usado na calda, que também leva açúcar e água. Continue lendo para saber mais sobre ingredientes e como fazer esse bolo delicioso com frutas – que é a cara do Brasil!

Ingredientes da massa

4 colheres de sopa de manteiga

2 xícaras de chá de açúcar

1 1/3 xícaras de chá de leite

1 caixa de gelatina em pó (morango)

3 xícaras de chá de farinha de trigo

 1 colher de sopa de fermento em pó

Manteiga e farinha de trigo para untar

Ingredientes para recheio e cobertura

4 xícaras de chá de chocolate branco picado

1 xícara de chá de suco concentrado de maracujá

1 lata de creme de leite

1 maracujá

2 colheres de sopa de açúcar

1/3 de xícara de chá de água

Morangos a gosto

Modo de preparo

Bata os ovos até que dobrem de volume. Adicione manteiga, açúcar, leite, gelatina, farinha, fermento e bata até ficar homogêneo. 

Depois, coloque em uma forma de 24 centímetros de diâmetro untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido até dourar (geralmente, 30 minutos). 

Após esfriar, desenforme e corte ao meio no sentido horizontal.

Reserve e comece a fazer o mousse, que é o recheio. Então, derreta o chocolate em banho-maria e misture com o suco de maracujá e o creme de leite até ficar cremoso. Reserve. 

Na calda, misture a polpa de maracujá, 2 colheres de açúcar e a água no fogo baixo. Após espesso, também deixe esfriar.

A última etapa é a montagem. Então, coloque a primeira parte da massa em um disco ou prato. Em seguida, espalhe 1/3 do recheio por cima e adicione a outra parte da massa. Cubra o bolo com o restante do mousse e decore com a calda e os morangos. Deixe na geladeira por 2 horas.

 

3 – Bolo no palito

Bolo no palito

É claro que o bolo de chocolate não poderia faltar. Afinal, ele sempre entra na lista dos preferidos dos pequenos!

 A Paula Francielly Justino avaliou a sensação das crianças ao comerem bolo de chocolate feitos com farinhas tradicionais e de soja.

A pesquisa foi feita em uma escola municipal de Guarapuava (PR). O mais interessante é que os dois bolos foram muito bem-aceitos pelo público, e um dos motivos é que o chocolate está na preferência das crianças. Quanto à farinha, o foco era nutricional, e você pode acompanhar a pesquisa aqui.

O dia das crianças é especial, então, que tal fazer um bolo de chocolate diferente? Essa é a ideia do bolo no palito, com um ótimo rendimento (18 porções) e não leva mais do que 80 minutos no preparo. E pode ser que ela sirva até para ao lanche das crianças na escola, viu!

Ingredientes da massa

3 ovos

½ xícara de chá de água

1/3 xícara de chá de óleo

2 xícaras de chá de açúcar

2 xícaras de chá de farinha de trigo

½ xícara de chocolate em pó

1 colher de sopa de fermento em pó

1 lata de leite condensado

4 colheres de sopa de chocolate em pó

2 colheres de sopa de manteiga

Óleo e farinha de trigo para untar

Ingredientes para cobertura

4 xícaras de chá de chocolate ao leite hidrogenado picado

Granulados coloridos à vontade

Modo de preparo

Os ingredientes que devem ser batidos no liquidificador são: ovos, água, óleo e açúcar. Depois, leve para uma tigela e adicione farinha, chocolate e fermento. Misture com a colher até ficar homogêneo. 

Despeje na forma de 25 centímetros por 35 centímetros untada e enfarinhada. Aí leve ao forno preaquecido por 30 minutos ou até ficar firme. Reserve.

Agora, em uma panela, misture o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Leve ao fogo médio e deixe que engrosse, mas mantenha mexendo a colher. Reserve. 

Volte à massa, que estará fria e esmigalhe em uma vasilha. O brigadeiro mole é misturado com as migalhas até que se tenha uma massa homogênea.

Modele as bolinhas usando como métrica a média de 7 centímetros de diâmetro. Depois, coloque na forma e espete um palito de sorvete em cada bolinha. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por 4 horas. 

Antes de servir, lembre-se de derreter chocolate em banho-maria para cobrir as bolinhas. Depois, é só adicionar os granulados na cobertura e deixar secar.

 

Receitas de bolo rápidas para o dia das crianças

Receitas rápidas de bolo

As ideias de receitas de bolo para o dia das crianças mencionadas acima são ótimas. Porém, elas levam algum tempo, sendo mais do que horas. Dessa forma, trouxemos uma dica final que é para quem tem pouco tempo disponível, mas não quer deixar a data de lado.

As misturas para bolos da Hiléia são excelentes para essa situação, até porque possuem o que as crianças mais gostam: um sabor familiar. Os produtos foram relançados em 2020, a pedido dos clientes, e a receita caseira é muito prática de ser feita, levando poucos minutos.

São 5 sabores: laranja, coco, festa, chocolate e brownie. A opção festa é uma das mais incríveis para o dia das crianças, porque sugere os granulados coloridos na cobertura. 

Mas, o brownie tem ganhado o gosto de crianças. Já o chocolate nunca sai de moda, você sabe!

Essas misturas possuem quase todos os ingredientes de uma receita, como farinha de trigo, açúcar e outros. Sendo assim, é necessário apenas adicionar alguns itens, como ovos, e bater na batedeira. Enquanto o bolo vai para o forno, basta preparar a cobertura e pronto.

Conheça todas as vantagens da mistura de bolo que facilitam a sua vida!

Em metade do tempo que seria usado para uma receita feita desde o começo, com a mistura para bolo Hiléia, você tem um bolo para o dia das crianças feito rapidamente. Clique aqui para ver mais detalhes das misturas Hiléia.