A receita de lámen ganhou tanta popularidade no Brasil que hoje temos casas especializadas neste prato. Apesar de ser uma opção, você não precisa ir até esses lugares para se deliciar com esse preparo da culinária oriental. Por quê? Dá para fazer em casa!
Neste texto, vamos contar um pouco da história do lámen – ou seria ramen? Assim como mencionar qual é a receita de lámen mais tradicional e ensinar como preparar lámen em casa. Então, pegue papel e caneta para anotar porque essa delícia vai te surpreender!
Qual o lámen mais tradicional?
Quem acessa a cultura japonesa de alguma forma, como em séries de televisão e desenhos, com certeza já viu alguma cena com uma receita de lámen. É um prato tradicional dos japoneses, que caiu no gosto de outras regiões do mundo, como o Brasil.
Lámen, ou ramen como também é chamado, é uma sopa de macarrão com ingredientes que variam conforme o interesse e gosto das pessoas. O lámen mais tradicional leva lombo de porco e especiarias, como broto de bambu, gengibre ralado e alga nori.
Mas, aqui entra um ponto curioso. Esse lámen mais tradicional é uma adaptação dos japoneses para o prato, que surgiu na China. Basicamente, o cardápio chinês consistia em um macarrão fininho e comprido que ia em um caldo à base de shoyu.
Só que também é legal saber que o macarrão nasce com a história do trigo, isto é, na Mesopotâmia há mais de 7 mil anos. Bom, o que nos importa saber é que os japoneses foram os grandes incentivadores dessa receita, que hoje é agraciada pelo mundo todo.
Qual a diferença do ramen para lámen?
Lámen e ramen é o mesmo. A confusão se dá devido à pronúncia. Quando o prato chegou ao Japão, era chamado de lamian, que logo virou lámen. No entanto, no ocidente, é chamado de ramen. Só que os japoneses não pronunciam o “r”, por isso, os dois termos.
Para fins comparativos, considere que na Coreia do Sul e em outros países orientais, o nome usado é ramyun. Portanto, e definitivamente, a principal diferença do ramen para lámen é apenas geográfica, já que a composição de ambos se mantém sendo:
- Caldo (a base do prato),
- Óleo (dá o aroma com os temperos),
- Tarê (tipo de molho usado na montagem da sopa),
- Noodles (o macarrão usado, que é o lámen) e
- Toppings (os insumos, que podem incluir até mesmo ovos cozidos).
Obviamente, essa não é uma regra escrita em pedra. Então, pode ser alterada conforme os ingredientes que você mais gosta ou tem em casa. É justamente essa flexibilidade que permite a criação de vários lámens, dos veganos aos apimentados, entre outros.
Qual a diferença do lámen para o miojo?
Com relação ao miojo, ele é uma adaptação do lámen. Conhecido como macarrão instantâneo, foi criado para ser um alimento de rápido preparo e simples. Já o prato original leva mais tempo para ser feito, é mais saudável e possui mais ingredientes.
A história do miojo é muito curiosa, por sinal. O nome por trás é de Momofuku Ando, que criou o produto em 1958. O lançamento foi impulsionado pelo slogan: “a paz está garantida quando não se está com fome”.
No Brasil, o macarrão instantâneo é chamado de miojo e tem a vantagem do baixo custo, além da versatilidade e facilidade no preparo. Inclusive, pode ser usado como ingrediente principal do lámen da culinária oriental, que vamos aprender a fazer neste material.
O que vem em um lámen?
O lámen é um prato que ficou popular nos países orientais. Por isso, seus principais ingredientes são os mesmos usados em outros cardápios japoneses e chineses. Por exemplo, legumes e proteínas.
Mas, se você está no Brasil e decide pedir um delivery de lámen, provavelmente, a receita será feita com:
- Legumes,
- Carnes de porco,
- Peixes/frutos-do-mar e
- Temperos (como shoyu, saquê e dashi).
Por outro lado, se o seu interesse é criar o próprio lámen, em casa, com os ingredientes que você costuma ter no armário, ótimo. Porque é sobre isso que vamos falar a partir do próximo tópico: aprenda como criar lámen caseiro que fica uma delícia.
Aprenda a fazer em casa essa receita de lámen
Da China ou Japão, o que importa é que a receita de lámen chegou ao Brasil e aqui ganhou muitas variações. Especialmente, com relação aos ingredientes, criando cardápios que atendem a todo tipo de gosto, das proteínas aos legumes.
A receita abaixo é baseada na versão tradicional, com um toque brasileiro, veja.
Ingredientes
- Costelinha suína ou lombo de porco
- 1 pacote de lámen
- 1 cebola cortada em fatias
- 4 dentes de alho picado
- Acelga picada em tiras
- Cebolinha picada
- 1 pedaço de gengibre ralado
- 100 ml de shoyu
- 2 litros de água
- Sal a gosto
- Milho a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, frite o alho em fogo baixo até dourar. Após isto, acrescente a cebola e frite. Então, coloque a costelinha ou o lombo, de modo que doure os dois lados. Acrescente a água e deixe ferver. Aí vem a mistura de shoyu e gengibre na panela.
Na sequência, o lámen. Então, cozinhe por alguns minutos e escorra. Agora é hora de montar o prato. Adicione o macarrão e coloque a carne ao lado, assim como os legumes. Por último, salpique a cebolinha picada, milho e sal conforme o gosto.
Entenda mais dos molhos asiáticos
Em outro artigo, comentamos sobre a variação de molhos que é possível usar em receitas da culinária chinesa e japonesa. O shoyu é um deles, mas não o único. Esse conhecimento permite criar novas receitas de lámen até encontrar seu sabor preferido.
Por exemplo, o tonkotsu é uma mistura de sal com shoyu ou missô. O tsukemen tem sabor de peixe. Assim por diante. E nessa de criar lámens caseiros, também dá para pensar em um prato vegetariano, apenas com legumes. Ou trocar a carne de porco por frango, etc.
Receita de lámen e muito mais!
Se você gostou dessa receita de lámen, que tal aprender outras? Temos uma página com dezenas de indicações que consideram os pratos mais saborosos para a família. Principalmente, com massas. Por exemplo:
- Macarrão Ninho Recheado,
- Macarrão com Bacon e Cogumelos,
- Spaghetti com Camarão,
- Penne Alla Norma, entre outras.
Também temos indicações de doces, como a famosa palha italiana e o queridíssimo brownie com recheio de morango. Para ver todas as receitas, acesse essa página.