Um preparo simples, rústico e cheio de sabor. Essa é a receita de frango caipira de vovó que você vai aprender a fazer neste texto. O ideal seria usar todos os ingredientes e panelas de antigamente, mas dá para adaptar com as inovações que temos na atualidade.
O importante é evocar essa refeição reconfortante, que ficou conhecida por ser feita pelas vovós, com muito carinho. A receita caseira pode ser tradicional na sua família ou não, mas uma coisa é certa: ela é extremamente saborosa e fácil de fazer!
Onde surgiu a receita de frango caipira?
A origem da receita de frango caipira não é exata. O prato tradicional foi se adaptando conforme o tempo e as culturas por onde passou a fazer parte. Afinal, o frango é importante em várias culinárias, assim como o “caipira”, que remete a vida no campo.
Por isso, o que temos de comum acordo entre os historiadores é que o frango caipira é uma receita que usa ingredientes disponíveis em áreas rurais a depender da região. No Brasil mesmo há uma possibilidade de variações.
Mas, há características em comum para analisarmos entre todas as receitas:
- Frango de criação livre;
- Temperos simples que temos em casa;
- Método de cozimento lento.
A partir desses conceitos, possivelmente, você vai conseguir chegar naquela receita de frango caipira de vovó, sabe? E se você não sabe por onde começar, tudo bem. A gente vai ensinar a fazer isso nesta leitura nostálgica que vai te fazer voltar ao tempo!
Antes disso, é importante pontuarmos uma definição. O frango caipira é aquele de criação livre, que fica solto em área rural. Além disso, possui outras diferenças para o frango tradicional, criado em granjas. Entre elas:
- Tem alimentação natural, como de insetos e sementes;
- Tem crescimento mais lento, gerando uma carne mais firme;
- Tem sabor mais marcante devido à alimentação e crescimento.
Entretanto, dada a evolução do mercado de carnes e frangos, hoje não é tão fácil encontrar esses frangos caipiras, nem mesmo em mercados. Se não for possível, não se apegue tanto. Dá para adaptar e usar os frangos de mercado também.
A receita de frango caipira da vovó
Você conhece um pouco da história da receita de frango caipira. Mas, ainda falta falar do ingrediente principal: o sabor da vovó. Isso é algo bastante particular de cada família, que carrega o melhor gosto das suas raízes. Neste tópico, temos um belo exemplo.
A receita de frango caipira da vovó é um prato caseiro, que pode ser servido em diversas ocasiões, principalmente naquele almoço ou jantar de família. Pode ser o acompanhamento principal da macarronada de domingo, por exemplo, como veremos a seguir.
Se você sentiu o cheiro daquela comida maravilhosa só de ler essa introdução, ótimo, esse é o caminho para a receita. Mas, continue lendo porque abaixo vamos listar todos os ingredientes e o modo de preparo. Aprenda a fazer o franguinho de panela da vovó.
Ingredientes
- 1 frango caipira inteiro cortado em pedaços
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- 1 cebola grande picada
- 4 dentes de alho picados
- 2 tomates maduros picados
- 2 folhas de louro
- 1 colher de sopa de colorau
- 1 colher de chá de pimenta-do-reino
- Sal a gosto
- 2 litros de água quente
- Opcionais: banha de porco no lugar do óleo, alecrim, salsinha e coentro
Modo de preparo
Vamos começar falando desses opcionais que trouxemos acima. Por exemplo, as receitas modernas de frango caipira usam óleo vegetal, assim como a maioria dos preparos. No entanto, as vovós usavam banha de porco. Então, vale a pena pensar nessa troca.
Bem, sendo assim, aqueça o óleo (ou a banha) em fogo médio. Na sequência, doure os pedaços de frango uniformemente. Uma boa ideia é fazer isso em lotes, se todos não couberem na panela de uma vez só. Então, reserve-os.
Agora vamos aos condimentos. Refogue a cebola, o alho e, após eles, acrescente os tomates. Chegou a hora de voltar com os frangos na panela. E logo depois acrescente o colorau, pimenta-do-reino e sal. As folhas de louro e alecrim vem na sequência para dar sabor.
Já chegando ao fim do preparo dessa receita de frango caipira de vovó, despeje a água até cobrir os ingredientes. Então, cozinhe em fogo médio para criar aquela suculência que dá água na boca. Uma boa ideia é deixar a panela com “meia-tampa” e por um tempo de quase 1 hora.
Frango caipira com macarrão dá match!
Com o frango caipira, temos a carne, a proteína, a mistura ou o que queira chamar. Mas, agora precisamos do acompanhamento. Além dos tradicionais arroz e feijão, outra ideia incrível é o macarrão, a cara dos almoços em família, não é verdade?
Mas, qual o melhor macarrão para fazer com frango? São várias as alternativas e tudo vai depender do seu interesse. Para se ter uma ideia das melhores respostas, saiba que recentemente criamos um conteúdo com 5 receitas com macarrão feitas em até 20 minutos.
E o mais interessante é que tem opções para todos os gostos: parafuso à bolonhesa, penne com molho branco, espaguete a carbonara, etc. Quer aprender cada uma delas? Leia esse texto que ensina as receitas práticas de macarrão para combinar com o frango caipira!
Uma macarronada de frango caipira?
Uma curiosidade! Sabia que tem pessoas que unem o frango caipira com o macarrão na mesma panela? O resultado é um preparo bastante completo, com proteínas e carboidratos, sendo excelente para combinar o sabor da vovó com a praticidade do mundo moderno.
Então, aqui fica uma ideia para você que gosta desse jogo rápido na cozinha. O passo a passo da receita é bem simples, semelhante ao que vimos acima. O que muda é que no final dela, basta acrescentar o macarrão cozido na panela. Fica incrível!
Ah, e se não sabe muito bem a quantidade de macarrão, a dica é: para massas longas (espaguete e ninho) use uma média de 100 gramas por pessoa e para massas curtas (penne e parafuso), a média é o dobro, sendo 200 gramas por convidado.
Além da receita de frango caipira, outras dicas de vovó
Talvez você ainda não conheça, mas saiba que temos uma revista online, onde publicamos semanalmente materiais gratuitos com dicas interessantíssimas sobre culinária, receitas, preparos e tudo o que remete aos alimentos.
Por lá, você encontrará muitas informações aprovadas pelas vovós, como as sobremesas geladas feitas com biscoitos, bolo de chocolate, o que fazer no almoço de páscoa e assim por diante. Gostou e quer saber mais? Acesse a Revista Hiléia e aprenda um pouco mais: