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Quando fazer promoções no mercado? Confira!

Gestão
30 de agosto de 2022

Investir nas promoções para o mercado é sempre uma ótima ideia para fidelizar os clientes e atrair novos consumidores.

Afinal, é uma forma para proporcionar uma experiência de compra positiva para o seu público. Além disso, é a oportunidade ideal para fazer com que eles experimentem novas marcas — aumentando, também, a lucratividade do negócio.

Porém, as promoções precisam de um bom planejamento estratégico para não comprometer o financeiro do mercado.

Então, saber quando fazer as promoções é uma ideia interessante para não errar na hora de criar as suas campanhas e ofertas.

Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue conosco.

 

Quando realizar promoções no mercado?

Uma dúvida comum aos empreendedores diz respeito ao momento ideal de fazer uma promoção no mercado. Afinal, quando mal-elaborada, a redução de preço de um produto pode acabar não dando o retorno desejado. 

A seguir, vamos entender alguns momentos onde fazer uma promoção no mercado é, sem dúvida, o caminho certo. Vamos lá?

 

Vencimento de um produto

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Fazer a promoção de um determinado produto próximo da sua data de validade é uma escolha esperta para não perdê-lo. Afinal, obviamente, você não pode comercializar um alimento vencido e/ou estragado.

Porém, é importante ter cautela com esse tipo de promoção, pois ela não pode ser única e recorrente.

Afinal, se os clientes perceberem que o mercado faz muitas ofertas quando o produto está prestes a vencer, pode entender que você não sabe administrar bem as compras e o estoque.

Então, use esse tipo de promoção de forma esporádica.

 

Datas comemorativas

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As datas comemorativas foram criadas com o propósito comercial de vender mais. Por isso, use e abuse delas para vender produtos em seu supermercado.

Por exemplo, nos meses de Festa Junina (junho e julho), crie uma gôndola com alimentos específicos, como rapadura, amendoim, pipoca, vinho para quentão, entre outros.

Na volta às aulas, se o seu supermercado comercializa itens de papelaria, por que não fazer uma promoção específica com estes itens?

No Natal, crie kits de presentes, cestas-básicas e evidencie os alimentos mais comercializados na época — peru, arroz, uva-passa, entre outros.

Na hora de pensar nas promoções de datas comemorativas, é importante criar um cenário personalizado para estimular as compras. 

Ações com cartazes, demonstradores de produtos, bandeiras penduradas, banners e, até mesmo, bonecos infláveis são algumas ideias.

 

>> Você também pode gostar de ler: Como vender mais: dicas para organizar as gôndolas de supermercado

 

Períodos de menos vendas

Períodos de menos vendas

Você sabe quais são os meses de mais e menos vendas no supermercado? Para confirmar essa informação, basta conferir os relatórios mensais de venda.

Períodos de férias, como final do ano, tendem a ser dias de menos vendas. O mesmo pode acontecer nos finais de cada mês.

Porém, isso é bem individual de cada mercado, então, vale a pena entender a realidade do seu (analisando os dados do seu negócio) para investir em promoções que atraiam os consumidores nos períodos com baixo movimento.

 

Conheça alguns tipos de promoção para mercado

Agora que você compreendeu a importância de realizar promoções no supermercado em períodos específicos, vamos conhecer alguns tipos que podem ser facilmente aplicados em seu negócio. Boa leitura!

 

Sorteios

Sorteios

Você pode realizar diversos tipos de sorteio. Por exemplo, crie uma campanha nas redes sociais onde os clientes precisam tirar uma foto de algum produto e marcar o mercado. O dono da foto mais curtinha vai ganhar R$ 500,00 para gastar no estabelecimento.

Assim, esse tipo de promoção no universo digital, além de estimular as compras, valerá como divulgação para o seu negócio.

 

Desconto por tempo limitado

Desconto por tempo limitado

Esse tipo de promoção criará no consumidor uma sensação de urgência para ir até o mercado e comprar os produtos. Nesses casos, às vezes, o cliente compra itens que nem precisa.

 

Pague 1, leve 2

Pague 1, leve 2

Esse é um tipo de promoção bastante antigo, mas que continua fazendo sucesso até hoje. Nada melhor do que comprar um e levar o segundo de brinde, não é mesmo?

 

Cupom para usar na primeira compra

Cupom para usar na primeira compra

Essa é uma forma de atrair novos clientes para o seu mercado. Você pode disponibilizar o cupom em um e-mail de boas-vindas, nas redes sociais ou, até mesmo, em materiais impressos (flyers, folders, cartões).

 

Não deixe de divulgar as suas promoções

Para que os clientes saibam das promoções que estão rolando, é essencial investir em um bom marketing para supermercado.

Então, crie um planejamento para divulgar todas as promoções. Dessa maneira, os clientes ficam sabendo das ofertas e, além disso, podem ajudar a divulgá-las entre os seus amigos. 

Assim, por meio das indicações, você pode aumentar as chances de conquistar um público que, até então, ainda não se tornou cliente.

E aí, você gostou de aprender mais sobre quando fazer promoções no mercado?

Sabia que no blog da Hiléia sempre tem conteúdos interessantes, como este? 

 

Então, aproveite para dar uma espiada nele agora mesmo e aprender mais sobre os seus conteúdos preferidos.

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