O macarrão instantâneo, popularmente conhecido como “miojo”, foi criado em 1910 por Momofuku Ando e, desde então, tornou-se um grande sucesso de vendas, espalhando-se rapidamente pelo mundo.
Inclusive, você sabia que ele é um dos alimentos rápidos mais consumidos em toda a esfera global? Afinal, é gostoso, rápido e muito prático — ideal para a correria do dia a dia.
Mas por que será que ele cozinha tão rápido, diferentemente de um macarrão tradicional? Você sabe essa resposta? Entenda mais sobre o assunto aqui na Revista Hiléia.
Afinal, por que o macarrão instantâneo cozinha tão rápido?
Na verdade, a resposta é muito simples: o macarrão instantâneo cozinha rápido porque ele é pré-cozido.
Funciona assim: quando o macarrão instantâneo está sendo produzido, ele já passa por um processo de cozimento. Na sequência, ele é frito — essa segunda etapa acontece para ele perder a água e para dar o aspecto “durinho”.
Então, ele acaba ficando semipronto. Dessa maneira, basta adicioná-lo em uma panela com água fervendo e, em apenas 3 minutos, estará pronto.
Dessa maneira, o macarrão instantâneo é perfeito para aqueles dias corridos, que não há tempo para cozinhar. Além disso, ele é extremamente saboroso.
Quais são os molhos que combinam com o macarrão instantâneo?
O macarrão instantâneo já vem com um sachê de tempero com diversos sabores. Confira quais são os temperos dos lámens da Hiléia:
- macarrão instantâneo da Hiléia sabor galinha;
- macarrão instantâneo sabor galinha caipira;
- macarrão instantâneo sabor carne.
Portanto, basta adicionar o sachê ao macarrão pronto que ele já ficará temperado. Porém, se você quer inovar e preparar um molho mais elaborado, separamos algumas opções fáceis e rápidas para você experimentar.
Confira 4 molhos muito práticos para fazer para acompanhar o macarrão instantâneo (as porções estão calculadas de forma individual).
1. Molho de tomate com manjericão
Ingredientes
- 100 g de queijo;
- 1 tomate;
- 6 folhas de manjericão.
Modo de preparo
Corte o tomate em pequenos pedaços e rasgue as folhas de manjericão. Quando o macarrão instantâneo estiver quase pronto, adicione o tomate, o manjericão, o queijo e misture, deixando em fogo baixo por mais um minuto — só para dar uma aquecida no tomate e para o queijo derreter. Decore o prato com folhas de manjericão.
2. Molho branco
Ingredientes
- 100 g lata de creme de leite;
- 100 g requeijão.
Modo de preparo
Quando o macarrão instantâneo quase estiver pronto, retire toda a água da panela e adicione o creme de leite, o requeijão e o temperinho pronto que vem no pacote. Misture tudo e deixe esquentar em fogo baixo.
3. Molho de frango
Ingredientes
- 100 g de peito de frango cozido e desfiado;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva;
- 1 dente de alho pequeno;
- 100 g molho pronto sabor pizza (ou do sabor que você preferir);
- 30 g de queijo ralado;
- 1 pitada de sal.
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o azeite de oliva com o alho. Adicione e frite o peito de frango já temperado com sal. Jogue o macarrão instantâneo quase pronto na panela e adicione o molho de pizza. Misture tudo em fogo baixo. Finalize o prato com o queijo ralado.
4. Molho de alho e óleo
Ingredientes
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 2 dentes de alho;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- sal a gosto.
Modo de preparo
Amasse o alho com o sal (você também pode utilizar o sachê de tempero do macarrão no lugar do sal) e forme uma pasta. Pegue uma frigideira, adicione o azeite e a pasta formada. Frite essa mistura em fogo baixo até o alho dourar. Adicione a manteiga e ferva tudo para incorporar o sabor. Desligue o fogo e adicione o macarrão instantâneo pronto e misture.
Se você gostou de aprender mais sobre o macarrão instantâneo, conheça toda a linha lámen da Hiléia.