Como é feita a organização de produtos no estabelecimento comercial? Uma resposta assertiva deve vir baseada em um planograma de supermercado. A estratégia considera o padrão de comportamento e consumo a partir da visualização dos itens em gôndolas e prateleiras para a melhor exposição das mercadorias.
Mais do que alcançar uma nova reorganização dos produtos, as ações de marketing e merchandising praticadas possibilitam o aumento das vendas e, tão logo, do faturamento. O que é feito a partir de uma lógica de mercado baseada em tendências mercadológicas e tecnológicas, além de dados dos consumidores.
Continue lendo para saber o que é, os benefícios e como montar um planograma.
O que é o planograma de supermercado
O planograma de supermercado é um mapa de produtos que otimiza a produtividade interna das equipes, assim como promove as vendas. Pode trazer vários benefícios, sempre visando a experiência da compra, como na potencialização de promoções e upsell.
A estratégia permite criar um display atraente, que atua na melhor experiência dos clientes, por exemplo. Logo, essa simples alteração visual permite que eles encontrem, comparem e escolham os melhores produtos a partir dos interesses pessoais.
No dia a dia, essas ações, simples e eficazes, podem fazer com que aconteçam mais vendas dos produtos menos procurados. Assim como alavancam as promoções e, até mesmo, fazem com que o cliente permaneça mais tempo no PDV (ponto de venda).
Também é interessante notar que esse programa deve ser realizado de forma periódica. Afinal, os comportamentos das pessoas mudam e o planograma precisa acompanhar esses movimentos mensalmente ou a cada dois meses.
Na teoria, os especialistas falam em “resetar” o plano. Isto é, redesenhar as prateleiras e gôndolas para maximizar as vendas. Geralmente, essas atualizações acontecem quando mudam as estações do ano, com novas mercadorias, inaugurações ou novas estratégias.
Qual é a importância do planograma para PDV
A criação de um planograma é feita por várias mãos, especialmente pelas equipes de marketing e vendas, que têm experiência em merchandising. Assim, o ideal é ter representações visíveis para todos os funcionários e com possibilidades de consulta em tempo real.
A estratégia deve considerar a composição das estruturas de armazenagem e o giro de estoque, sendo que o aspecto visual é uma das características mais importantes. Durante o projeto, os profissionais envolvidos analisam vários pontos e reflexões, como:
- A imagem criada pelos produtos se alinha à proposta da marca?
- Os displays, gôndolas e prateleiras são convidativos?
Desse modo, é possível obter resultados focados na melhor exibição dos produtos conforme a necessidade e o interesse das pessoas. Por exemplo, em temporadas específicas, datas especiais e meses mais oportunos. Além de tornar o design mais atrativo.
Os benefícios do planograma de supermercado
Quando bem-feito, o planograma traz resultados significativos para a loja, do lucro ao melhor funcionamento dos pontos de venda. Neste tópico, listamos os principais. Veja quais são!
Praticidade na reposição
Uma primeira vantagem, antes mesmo da exposição, é saber mais facilmente onde ficam os itens de cada prateleira, gôndola ou qualquer outra estrutura. Isso melhora, e muito, o processo de reposição de mercadorias, tornando-o descomplicado.
Otimização da exposição
O plano de visual merchandising faz parte do documento. Então, exibir os produtos da melhor forma e inspirar os clientes é um dos objetivos. O que tem a ver com a organização das mercadorias, assim como o direcionamento dos consumidores para as próximas ações.
Melhor experiência do cliente
Os clientes também são beneficiados dessa estratégia porque encontram os produtos mais facilmente e podem fazer comparações completas. Ao visualizar promoções, eles economizam e testam novas marcas também. Como consequência, a experiência melhora.
Aumento do lucro
Com o melhor posicionamento dos produtos, chega-se a um número maior de vendas. Isso porque vários sentimentos são aflorados, do maior tempo no PDV até a possibilidade de upsell. Logo, a ação gera mais vendas e, portanto, lucro.
Como montar um planograma de supermercado
Para criar um planograma de supermercado, é preciso considerar todo o cenário envolvido. A partir disso, relacionar os itens mais importantes da exposição, como produto, local, quantidade, preço e timing. Com isso, deve-se chegar aos objetivos de:
- Valorizar a exibição dos produtos estratégicos,
- Criar um layout que traga praticidade ao consumidor e
- Estimular a compra da sua persona.
Mas como chegar nesse planejamento estratégico? Analisando métricas e traçando metas. Atualmente, existem algumas dicas que são bastante comuns de serem aplicadas. Vamos mencioná-las, mas lembre-se que cada supermercado deve avaliar seu contexto.
Os produtos mais vendidos
O mais comum é que os itens mais vendidos sejam aqueles essenciais ao dia a dia. Por isso, podem ser posicionados mais distantes dos caixas, de modo que o consumidor passe por toda loja para chegar até ele.
Portanto, é uma forma de fazer o cliente visualizar outros itens e, também, faz com que fique mais tempo no ponto de venda.
Conheça os produtos Hiléia neste catálogo gratuito e alavanque as vendas.
As promoções atuais
Enquanto isso, as promoções mais recentes devem chamar a atenção do público que entra na loja. Logo, devem ficar em locais com destaque e que podem ser vistas facilmente. Inclusive, esse é um espaço possível de ser negociado com as marcas para aumentar vendas de produtos específicos.
Os produtos mais lucrativos
Nas prateleiras e gôndolas, existe um campo de visão que fica na altura dos olhos e é visto como uma espécie de “área nobre”. É o melhor lugar para posicionar as mercadorias que mais geram lucro para a empresa. Ou seja, o ideal é analisar lucratividade com preço e nível de vendas, validando a escolha.
A organização por categorias
O planograma de supermercado prevê uma lista de produtos que estão com pouca saída, o comportamento dos clientes, a concorrência e outras sinalizações para criar a categorização.
Assim, cria-se uma organização mais estratégica para vendas e com os benefícios do marketing e merchandising.
O treinamento das equipes
Mais uma ação comum nessa estratégia é a preparação e capacitação das equipes de vendas, como vendedores, caixas, repositores e outros funcionários que fazem o atendimento ao cliente.
Para isso, o ideal é que todos tenham acesso às técnicas e funcionamento da estratégia para executar os melhores movimentos e evitar confusão no planejamento.
A árvore de decisão de compra no planograma de supermercado
Antes de terminar a leitura, vale apresentar o conceito de árvore de decisão de compra, interessante para criar a hierarquia dos produtos organizados e, logo, o planograma de supermercado. Ela auxilia no mapeamento dos critérios relevantes para o público.
Geralmente, é apresentada em gráficos que auxiliam no entendimento dos hábitos de compras e nos processos que levam os clientes a tomarem decisões. Um diferencial é o de oferecer dados e fatores ao nível granular, mostrando o ciclo completo da jornada.
A organização das mercadorias no PDV é apenas uma das dicas para ter um crescimento sustentável no estabelecimento. Recentemente, criamos um guia gratuito que traz outros pontos importantes nessa gestão, como a logística e as estratégias de marketing, leia: