O pirulito de biscoito Maria é uma excelente alternativa de lanche para as crianças, tem um preparo fácil para os dias de férias e até mesmo para variar nas receitas de Páscoa. O doce é muito saboroso e divertido, com recheios e coberturas variadas. É de dar água na boca!
Abaixo, confira duas receitas que não levam mais do que alguns minutos para serem feitas e poucas horas na geladeira. Além disso, podem incluir: chocolate, doce de leite, chocolate branco, brigadeiro, chocolate amargo, amendoim, chocolate branco e muitos mais.
Lembre-se que você vai precisar dos palitos de sorvete e os saquinhos para embalar após estarem prontos. Bom, chega de detalhes, vamos ao que interessa: veja como fazer pirulitos de biscoito Maria sem complicação!
A receita: pirulito de biscoito Maria simples
Essa receita é excelente para mamães, papais, avós e outras pessoas que estão pensando em fazer um pirulito de biscoito Maria para as férias ou para o lanche da escola. Especialmente, ao considerar rotinas intensas e a falta de tempo.
Ela é simples e leva os ingredientes que as crianças mais gostam, como o chocolate granulado. Anote aí o que você vai precisar para fazer 5 unidades:
Ingredientes
- ½ xícara de chá de creme de avelã;
- 10 biscoitos Maria de chocolate;
- ½ xícara de chá de chocolate meio amargo derretido;
- Chocolate granulado à vontade.
Como fazer
Espalhe o creme de avelã na superfície de 5 biscoitos Maria e coloque-os em palitos de sorvete. Cubra mais 5 biscoitos e pressione sobre o palito, formando o pirulito.
Então, vem o capricho: retire o excesso do creme para formatá-lo da melhor forma. Na sequência, deixe na geladeira por cerca de 1 hora.
Continuando, banhe os pirulitos no chocolate derretido e regue com o granulado, que pode até ser colorido para deixar a receita mais divertida para as crianças.
Distribua os pirulitos em uma assadeira com papel manteiga e leve à geladeira por mais 1 hora ou até que o chocolate derretido seque. Aí é só servir para a garotada.
Outra opção: pirulito de biscoito Maria recheado
Mais uma ideia de receita de pirulito de biscoito é a que inclui recheio extra. Melhor ainda se for de doce de leite, não é!? Ah, o resultado é tão incrível que muita gente costuma falar em alfajor caseiro, viu. E tem até quem faça em casa para vender!
Até porque o preparo não é tão complicado. Para fazer 30 pirulitos, você vai precisar de:
Ingredientes
- 60 unidades de biscoito Maria tradicional;
- 480 gramas de doce de leite;
- 480 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo;
- Chocolate granulado a gosto.
Como fazer
O passo a passo para fazer o pirulito de biscoito Maria recheado com doce de leite é bem parecido com o que vimos na receita acima.
Primeiro, passe o doce de leite sobre um biscoito. Sobre ele, adicione um palito de sorvete. Recheie outro biscoito. E, então, una os dois biscoitos com o palito entre eles.
Vale atenção para retirar os excessos, principalmente nas laterais dos biscoitos. Mantenha o processo até completar todas as unidades.
Dependendo do quão pastoso o doce de leite for, não é preciso deixar a receita na geladeira neste momento. Assim, pode-se já banhar no chocolate derretido, feito em banho-maria.
Após deixar escorrer, coloque no refratário com papel manteiga e leve ao freezer por 5 minutos. Antes de servir, adicione o granulado, criando um visual de dar água na boca.
As principais dúvidas sobre o pirulito de biscoito Maria
Gostoso, fácil de fazer e muito divertido. Assim, o pirulito de biscoito Maria se popularizou muito no nosso país, sendo sempre uma alternativa econômica e viável, do lanche à sobremesa. Mas, algumas dúvidas são comuns. Veja algumas.
Quanto tempo posso guardar pirulito de biscoito?
É comum fazer essa receita para os momentos de família, como representando a sobremesa do almoço em família. Ou pode ser para o dia das crianças, Páscoa e outras celebrações. Então, é comum preparar os biscoitos com antecedência.
E aí que vem uma das perguntas: o pirulito de biscoito Maria dura quantos dias? A resposta, no entanto, vai depender de algumas variáveis relacionadas tanto à receita quanto aos ingredientes usados. Sendo assim, deve-se avaliar:
- Temperatura do armazenamento;
- Tipo de embalagem dos biscoitos;
- Ingredientes usados no recheio e cobertura.
As recomendações são: guardar em local fresco, seco e arejado, podendo ser, inclusive, na geladeira. Embalar individualmente, em saquinhos plásticos. Tomar cuidado com os ingredientes que têm tempo de duração menor, como os leitosos.
A partir disso, saiba que, no geral, os pirulitos de biscoito Maria podem durar até 10 dias. Mas, para total segurança, a recomendação é que se faça o consumo imediato deles, no mesmo dia ou em até 3 dias após o preparo.
Qual a diferença do biscoito Maisena e Maria?
Outra dúvida, que é mais uma curiosidade, é sobre os tipos de biscoitos: maizena e Maria. Você também já fez essa pergunta? Além das diferenças no formato (maizena tem formato retangular e o Maria possui forma arredondada), há outras mudanças entre elas. Veja.
- Ingredientes: maizena é feito com amido de milho e Maria com farinha de trigo;
- Sabor: maizena tem sabor tradicional e Maria é variado (chocolate, laranja, coco);
- Textura: maizena é mais leve e crocante e Maria é mais firme e marcante.
Portanto, a escolha tem a ver com o gosto das pessoas. Mas, o mais interessante é notar que ambos permitem a criação de receitas fáceis para fazer em casa. Neste texto, você conheceu duas delas, feitas com os biscoitos Maria.
Por que o biscoito Maria tem esse nome?
E como não poderia deixar de ser, a dúvida sobre o nome do biscoito Maria. A invenção do biscoito é de 1874, quando um padeiro inglês pensou em uma forma de homenagear a princesa russa Marie Alexandrovna no casamento com o Duque de Edimburgo.
Assim, os primeiros biscoitos vieram com o nome dela – e, como vimos, essa ideia virou um conceito, permanecendo até hoje. O que pouca gente sabe é que bem rapidamente esse produto alcançou o Reino Unido como opção para o chá da tarde.
Mais tarde, se tornou símbolo de prosperidade durante a Guerra Civil Espanhola porque era feito com os excedentes do trigo, sendo um alimento farto e acessível. Atualmente, transcende culturas, sendo um produto muito apreciado no Brasil, por exemplo.
Aprenda também: pirulito de biscoito recheado
Além do biscoito Maria, sabia que também dá para fazer pirulitos com os biscoitos recheados? Inclusive, é possível aproveitar o recheio do biscoito, que pode ser de chocolate, morango ou outro. A lista de ingredientes e como fazer estão aqui neste texto.
Aliás, para ver outras receitas de pratos doces e salgados, visite a nossa revista. Por lá, publicamos conteúdos semanalmente com dicas e sugestões de culinária, alimentação, tipos de alimentos, estilo de vida e muito mais.
Ou, você também pode receber no seu e-mail. Para isso, preencha o formulário abaixo: