lgo hiléia alta [135]
logo leal
Pesquisar
Close this search box.
pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado: é importante fazer em supermercados?

Dicas
25 de junho de 2024

A pesquisa de mercado coleta informações fundamentais para que os supermercados consigam oferecer a melhor experiência aos consumidores. 

Além disso, também possibilita análises sobre a abertura de um novo negócio, lançamento de novos produtos nas prateleiras e avaliação dos concorrentes, por exemplo.

Portanto, com certeza, é uma ferramenta importante para usar nesse tipo de estabelecimento. Continue lendo para entender mais sobre a pesquisa de mercado!

O que é pesquisa de mercado?

“A pesquisa de mercado é uma ferramenta desenhada para diminuir as dúvidas e iluminar os cenários”, diz o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Na explicação da Leads2b dá para entender como isso acontece: “coleta e análise de informações visando entender as necessidades, preferências e comportamentos”.

Logo, com os dados, ela fornece informações confiáveis a partir de um planejamento que será executado com questionários e perguntas sobre diversos temas. 

Existem alguns tipos mais conhecidos, sendo que se alteram entre a estrutura, composição e estratégia. Os melhores exemplos são:

  • Pesquisa conclusiva: objetivos e hipóteses alinhados;
  • Pesquisa descritiva: questionário, entrevista e discussão em grupo;
  • Pesquisa explicativa ou causal: mede as causas de uma ação;
  • Pesquisa exploratória: estudos de casos, experiências e observações.

Para executar as ações, existem recursos disponíveis tanto em métodos tradicionais quanto em novas tecnologias. A escolha do melhor vai depender do escopo do que foi planejado.

Há muito tempo, as entrevistas eram respondidas por correspondências. Depois, com visitas em domicílios ou em locais públicos, opção que ainda funciona.

Mas, sem dúvidas, hoje é a internet que guia a maioria das pesquisas de mercado. E, neste caso, os principais recursos são: Google Forms e Survey Monkey.

Quais os dados da pesquisa de mercado?

Entre tantos dados que podem ser levantados por meio das entrevistas, especialistas mencionam a importância de validar as preferências de consumo da região.

Por isso, essas informações vão dizer muito sobre:

  1. Fatores culturais;
  2. Hábitos de consumo;
  3. Classe social;
  4. Densidade populacional;
  5. Concorrentes.

Outra ideia é usar a pesquisa de mercado como ferramenta inteligente e confiável para mensurar o nível de satisfação de clientes e colaboradores. 

Neste caso, temos uma maneira interessante de descobrir a força da marca (branding). E, por sua vez, ela pode se tornar um indicador importante para validar a gestão do mercado.

Por que fazer uma pesquisa de mercado em supermercados?

Por que fazer uma pesquisa de mercado

O segmento de supermercados é um dos mais importantes para a economia brasileira e tem uma concorrência acirrada, dos pequenos negócios aos grandes players.

Isso significa que para se tornar competitivo é preciso ter uma operação eficiente. Ou seja, que tenha ferramentas que permitam mais vendas e menos custos.

A pesquisa de mercado entra nessa jogada, sendo fundamental em diversos momentos:

  • Conhecer o perfil do cliente;
  • Definir o público-alvo;
  • Avaliar os concorrentes;
  • Analisar os fornecedores;
  • Dimensionar o mercado.

Seja para abrir um mercado, fazer a expansão, conhecer as preferências dos consumidores ou para saber o que o concorrente está fazendo, essa é uma ótima ferramenta de estudo.

E, citando novamente o Sebrae, uma ação que “poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo”.

Mas, como fazer uma pesquisa de mercado?

Para realizar a pesquisa de mercado é preciso seguir alguns passos fundamentais desse processo. E, considerando o fato de serem adaptáveis para cada mercado, considere:

O objetivo

Primeiro, saiba o que você quer descobrir com a pesquisa de mercado. Ou seja, qual é o objetivo perante a esse estudo? Abrir um negócio e atender a demanda são exemplos.

O público-alvo

O público-alvo não precisa ser apenas os consumidores, ainda que isso seja o mais comum. Também podem ser fornecedores, concorrentes, entre outros públicos. 

A amostra

Na sequência, valide o tamanho da sua amostragem. Ou seja, quantas pessoas ou empresas vão responder às perguntas? Avalie a quantidade de respostas necessárias.

O roteiro

Também é fundamental ter um roteiro para o processo, considerando principalmente os tipos de perguntas. Vale a pena fazer um teste para saber se estão assertivas.  

O questionário

Se já validou as perguntas, é hora de criar o questionário completo. Nesse momento, pense nas ferramentas que pode usar nessa pesquisa, do método tradicional às virtuais. 

A pesquisa

Agora chegou a hora de aplicar a pesquisa, isto é, ir a campo! O ideal é encontrar entrevistadores que sejam imparciais e consigam trazer veracidade nos dados.

Os resultados

Por fim, mas extremamente importante, temos os resultados. Aqui, a ideia é apenas organizar as informações sem tomar qualquer decisão precipitadamente.

As decisões

Então, após ter as informações, é hora de fazer com que elas se tornem conhecimento e, posterior a isso, decisões inteligentes. Tome ações a partir desse embasamento.

Mas, é importante dizer que as decisões, que encerram esse ciclo, também entra na análise de mercado, a interpretação dos dados com técnicas estatísticas e ferramentas.

Ou seja, a pesquisa de mercado é uma base para análise de mercado

Como complementar uma pesquisa de mercado?

Como complementar uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado para supermercados é extremamente importante, de modo que funciona como um primeiro passo para validar ações diversas e estratégias.

E ela pode ser complementada com outras ferramentas que vão gerar informações extras na hora de investir em qualquer campanha. Uma delas é a pesquisa de campo, e há outras!

Pesquisa de campo

É um tipo de pesquisa qualitativa que pode ser feita em domicílios próximos ao mercado ou locais planejados, com grande movimentação de pessoas. 

Essa pesquisa de campo pode ter o mesmo viés que a de mercado. No entanto, traz alguns componentes a mais, como a própria divulgação do mercado.

Ao informar sobre meios de pagamento, promoções e posicionamento, os entrevistadores acabam divulgando a marca automaticamente aos entrevistados.

Coleta de preços de concorrentes

Diferente da pesquisa de mercado focada no público, essa técnica é direcionada para um estudo que vai avaliar os preços cobrados pelos concorrentes.

E tem um monte de variação que pode acontecer aqui, como considerando apenas os mercados do mesmo porte, os estabelecimentos da região e assim por diante.

O objetivo é ter uma estimativa das margens praticadas e encontrar o equilíbrio na hora de precificar os produtos. Afinal, ainda que se tenha um padrão de preço, dá para inovar!

Pesquisa Top of Mind

Essa também é uma dica interessante para deixar a pesquisa de mercado mais completa. Isso porque identifica as marcas preferidas pelos consumidores em várias categorias.

Apesar de existirem os nomes mais conhecidos, saiba que sempre há surpresas nos relatórios gerados nas empresas top of mind.

A explicação tem a ver com o novo comportamento das pessoas, que estão mais preocupadas com a confiabilidade das marcas e dispostas a experimentarem o novo.

Conte com a Hiléia no seu supermercado

Após coletar os dados e fazer as análises, será possível notar que existem as preferências dos consumidores, a partir dos interesses pessoais, sustentáveis e econômicos. 

A Hiléia é uma fabricante de alimentos que tem se tornado a melhor opção para muita gente que compra massas, biscoitos, mistura para bolo e outros produtos.

É uma empresa que tem a assinatura de ser familiar e afetiva, como a comida de vó. A Hiléia é para quem prepara refeições com muito carinho.

Se o seu público busca por esse carinho em forma de alimentos, fale com a Hiléia e tenha nas prateleiras do seu supermercado o que há de mais saboroso na indústria alimentícia.