Vai ano e vem ano, a ideia de fazer ovo de páscoa caseiro ganha mais e mais destaque. São vários os benefícios, da economia financeira ao envolvimento dos familiares no preparo das receitas. Inclusive, as crianças podem participar – com orientações de adultos.
Mas, vencer esse desafio exige alguns conhecimentos técnicos, como na temperagem do chocolate. Por outro lado, se o interesse for se divertir, tenha a certeza que o resultado será muito gostoso – literalmente. Afinal, nada como o cheiro de doces feitos em casa, não é?
Neste blog, a gente ensina todo o passo a passo para acertar no ovo de páscoa!
O que eu tenho que saber para fazer ovo de páscoa caseiro?
Neste primeiro tópico veremos dicas simples – mas, fundamentais – do que é preciso saber para começar a mágica. Quando as crianças se envolvem no projeto, a diversão é garantida. Contudo, recomenda-se um adulto presente para evitar qualquer tipo de risco.
As formas para ovo de páscoa
No mercado, você vai encontrar dois tipos de formas mais comuns: acetato e acetato com silicone. Ambas são indicadas para fazer ovos de chocolate. O que muda é que a primeira é mais simples e a outra, mais prática. Sendo assim, lave com água morna antes de usar.
As medidas dos ingredientes
Muita gente pergunta sobre a necessidade de ter uma balança de cozinha. A verdade é que esse instrumento pode favorecer na hora de ter as medidas certas dos ingredientes. Porém, não é regra, já que também dá para usar outros acessórios para isso.
A temperagem dos ovos de páscoa
Aqui o tema mais polêmico. Temperagem é o controle ideal do aquecimento e resfriamento do chocolate. Dessa forma, a ideia é deixá-lo em um aspecto brilhante, com boa textura e fácil de ser moldado. O método de derretimento é mais simples do que você imagina, veja:
- Em um recipiente, coloque o chocolate e leve ao micro-ondas.
- Geralmente, na potência média.
- A cada minuto, desligue e mexa o chocolate.
- Faça isso até que fique derretido.
Pronto, é só isso mesmo. Agora, vale lembrar que tem a forma mais tradicional de derreter o chocolate, que é pegando a barra e deixando em banho-maria. Bem parecido com o processo de fazer coberturas para bolos.
Nesses casos, o tempo de preparo pode ser maior ou menor, dependendo do fogão. De qualquer maneira, é importante sempre ficar mexendo para não queimar.
Aí vem a parte do resfriamento. Para realizá-lo, coloque água gelada em uma tigela. Depois, coloque o recipiente do chocolate, que acabou de ser derretido, sobre a tigela. Mexa com a espátula até atingir a temperatura ideal, que é quase fria.
A espessura do ovo de chocolate
A temperagem é importante porque permite controlar a espessura e o peso dos ovos de chocolate. Quanto ao primeiro item, o mais aceito é uma grossura que fica entre 5 e 7 milímetros. Despeje uma camada na forma e deixe na geladeira por 10 minutos para testar.
O peso do ovo de chocolate
Neste caso, a melhor maneira de ter a resposta é usando uma balança. E lembre-se que ainda é preciso contar com o recheio e decoração.
Para os casos mais caseiros, não há essa necessidade porque não há limite de peso, que é uma medida comercial. Afinal, para muita gente, o mais importante é cozinhar em família ou para a família.
O desenforme da casca do ovo de páscoa
Outro detalhe que importa: evite deixar a forma com chocolate por muito tempo na geladeira porque isso dificulta o desenforme. Quanto mais duro, mais complicado. Então, lembre-se do tempo de 10 minutos. Além disso, luvas culinárias ou de látex ajudam a fazer isso com delicadeza.
3 receitas fáceis de ovo de páscoa caseiro
Vimos as dicas mais técnicas, então, é hora de colocar a mão na massa. Ou melhor, no chocolate! É o seguinte: são várias opções e modelos interessantes. Use a criatividade para criar um produto único, autêntico e com aquele gosto de família.
Veja as 3 ideias que mais costumam agradar os pequenos – e os grandões também. Até porque durante o mês da Páscoa é comum que os ovos de chocolate se tornem parte de várias refeições do dia, do café da manhã à sobremesa do almoço em família.
1 – Ovo de páscoa tradicional
Para quem vai fazer mágica pela primeira vez, esse é um bom começo para testar. Isso porque a receita considera uma casca de ovo simples e sem recheio. Além do que dá para variar no chocolate: branco, ao leite e amargo.
Ainda que simples, dá para colocar surpresas dentro dele. Por exemplo, bombons, unidades de waffer, guloseimas e brinquedos, que fazem a alegria da criançada. Existem histórias de pessoas que receberam um anel e um pedido de namoro dentro do ovo de páscoa.
2 – Ovo de páscoa de colher
Agora, uma tendência que só aumenta. O ovo de colher é interessante porque traz um tipo muito recheado. Assim sendo, é uma ótima pedida para pessoas que adoram um docinho. É de comer de colheradas. Uma sobremesa e tanto!
Com o que rechear? Uma ideia incrível pela praticidade é a farofa de biscoito. Para fazer é bem fácil: basta picar os biscoitos, podendo ser na mão mesmo ou com uma faca. Se for biscoito recheado, como de morango ou brigadeiro, deixe alguns pedacinhos maiores.
3 – Ovo de páscoa trufado
Da lista, o ovo trufado é o mais desafiador. Porque ele pode ter recheio entre as espessuras da casca. E aí a melhor dica é fazer a ganache (chocolate derretido com creme de leite). Os sabores variam do prestígio ao leite em pó, passando pela paçoca, típica de festas juninas.
Para quem pensa em inovar, que tal trufar o ovo de páscoa com um creme à base de biscoito Maria? Para isso, triture o biscoito (1 pacote) e misture com amido de milho (3 colheres de sopa), chocolate (5 colheres de sopa) em pó e açúcar (1 xícara média).
Depois, coloque o leite (1 litro) para dissolver em fogo médio e misture as gemas (2 unidades). Na sequência, o leite condensado (1 lata). Leve ao forno e mexa bem. Espere esfriar para adicioná-lo entre as camadas da casca do ovo de chocolate.
O passo a passo de como fazer ovo de páscoa caseiro
Para terminar este conteúdo, o passo a passo. Aliás, usamos uma das receitas mais simples de ovo de páscoa caseiro, sendo recomendada para quem vai se aventurar na cozinha. Entretanto, lembrando que é apenas uma das alternativas que existem. O ideal é ser criativo!
Vamos usar a forma de 250g de ovo de páscoa e 340g de chocolate ao leite. Na hora de comprar, muitas vezes, dá para pegar 2 barras de 170g, por exemplo. Ou, se pegar uma grande, de 400g, vai precisar de uma balança para tirar a medida certa.
Vale uma observação: atualmente, existem algumas linhas de chocolate fabricadas para pessoas intolerantes. Portanto, se você ou alguém da família tem essas restrições, é importante descobrir sobre essa nova fatia do mercado que tem crescido cada vez mais.
Desse modo, o preparo é assim: pique o chocolate em pedaços pequenos e leve ao micro-ondas, seguindo aquelas dicas do derretimento de minuto a minuto. Na sequência, vem o resfriamento, que pode ser feito na geladeira, por 10 minutos. Então, adicione na forma.
Uma boa medida é pensar em 2 camadas finas de chocolate para formar uma casca média. Espalhe com as costas da colher do centro às bordas e sem deixar falhas. Bata levemente, no fundo da forma para tirar as bolhas de ar, caso existam.
Vire a forma para ver se tem excesso a ser escorrido, limpe as bordas e deite de boca para baixo em uma superfície plana. Após isso, leve ao congelador por 5 minutos. Com a camada dura, adicione mais duas camadas finas de chocolate e repita o processo.
Após deixá-lo no congelador, retire e desenforme o ovo com cuidado. O ideal é que desenforme com facilidade. Por isso, a importância de usar formas apropriadas. Se tiver dificuldade, volte ao congelador por mais alguns minutos.
Por fim, quando já estiver desenformado, deixe as metades do ovo descansando em temperatura ambiente por 10 horas. Opte por locais secos e arejados. Finalize com a decoração da sua escolha e presenteie alguém que você ama.
Ovo de páscoa caseiro e outras receitas na Revista Hiléia
Além dessas dicas para preparar o ovo de páscoa caseiro, que tal pensar em um almoço rápido e econômico para esta data tão especial? Se você curte essa ideia de preparar em família, temos uma publicação com receitas especiais, das massas ao brownie, confira aqui.
Para ler outros conteúdos, acesse a Revista Online Hiléia. As publicações são gratuitas.