Saber como organizar os setores de um supermercado é sempre importante para manter uma rotina funcional. Além disso, a setorização faz toda a diferença na hora de proporcionar ao cliente uma experiência agradável com o estabelecimento.
Isso porque, com a correta setorização, você faz com que o cliente passe mais tempo no supermercado. Assim, impulsiona as compras e facilita o acesso fácil aos produtos que ele gosta. Portanto, é uma estratégia inteligente para aumentar a lucratividade dos negócios e garantir a fidelização dos consumidores.
Não sabe como fazer isso? Não se preocupe. Que tal conferir algumas dicas sobre como organizar os setores de um supermercado? Leia o artigo para saber mais.
Organize o layout do supermercado
O primeiro passo na hora de saber como organizar os setores do supermercado é desenhar o layout do espaço. Então, analise qual é a área disponível para, posteriormente, organizar a setorização.
Isso porque, as gôndolas e prateleiras precisam ser organizadas de forma prática e funcional. Em outras palavras, é preciso ter espaço o suficiente para comportar o fluxo de pessoas (e todas as mercadorias) nos horários de alto fluxo de movimento.
Setorize as mercadorias
Após analisar qual será a quantidade de prateleiras e gôndolas, baseado no layout disponível, setorize as mercadorias. De forma geral, eles seguem a seguinte setorização:
- açougue;
- bebidas;
- biscoitos;
- congelados;
- enlatados;
- higiene e beleza;
- hortifruti;
- laticínios e frios;
- limpeza;
- mercearia;
- padaria.
Lembrando que você pode ter mais (ou menos) setores. Tudo depende do tamanho do ambiente e do volume de produtos ofertados.
>> Você também pode gostar de ler: Como vender mais: dicas para organizar as gôndolas de supermercado?
Escolha o mobiliário correto
Ter um ambiente visualmente agradável é fundamental para proporcionar aos clientes uma experiência de compra positiva com o seu estabelecimento. Então, aproveite o mobiliário para criar uma organização impecável.
Os expositores devem ser escolhidos conforme a identidade visual do seu negócio, evitando muitos elementos exagerados que possam causar uma “confusão mental” no cliente.
Portanto, a escolha do mobiliário correto é importante para valorizar os produtos e conquistar o sucesso em vendas.
Invista em uma boa sinalização dos corredores
Investir em placas informativas e cartazes também é uma dica interessante sobre como organizar os setores de um supermercado. Afinal, ao entrar no estabelecimento, os clientes devem encontrar com facilidade o que procuram.
Portanto, identifique os setores e facilite as buscas pelos corredores. Vale ressaltar que os produtos devem estar organizados com uma ordem lógica, de forma agradável e natural.
Conheça os seus clientes: uma ótima dica sobre como organizar os setores de um supermercado
Quanto mais você conhecer os seus clientes, melhor. Afinal, isso proporciona criar uma série de estratégias de marketing e vendas que favorecem a lealdade e satisfação. E essa dica também ajuda na hora de organizar os setores.
Afinal, saber quais são os produtos mais consumidos, quais as marcas mais relevantes e o padrão de consumo ajudam nas estratégias.
Acompanhe a concorrência
Ficar de olho na concorrência é essencial para encontrar ótimos diferenciais competitivos. Então, vale a pena visitar os supermercados concorrentes e monitorar as respectivas estratégias.
Dessa maneira, você pode analisar quais são os seus pontos fortes e fracos — e compará-los com os do seu supermercado. Assim, você cria um planejamento estratégico realmente completo e consegue atingir os seus objetivos e metas com mais facilidade.
Acompanhar a concorrência também é uma maneira de encontrar ideias criativas para atrair clientes.
Destaque as ofertas
As ofertas do supermercado são sempre ótimas aliadas à gestão estratégica. Isso porque elas trazem inúmeros benefícios, como:
- vender os produtos que estão próximos da data de vencimento;
- garantir o giro no estoque;
- evitar que as mercadorias estraguem;
- fidelizar o público.
Afinal, os clientes adoram as promoções e ofertas. Então, além de criá-las, invista em uma decoração diferenciada para destacá-las. Assim, você garante que elas não passem despercebidas pelos clientes.
Ah! Além do ambiente físico, lembre-se de criar ótimas estratégias digitais para divulgar as ofertas e promoções. Então, use e abuse da tecnologia para ajudar a promover o supermercado e conquistar novos consumidores.
E aí, conte para nós: você gostou de aprender mais sobre como organizar os setores de um supermercado?
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