lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
saiba como organizar os setores de um supermercado

Saiba como organizar os setores de um supermercado

Gestão
27 de outubro de 2022

Saber como organizar os setores de um supermercado é sempre importante para manter uma rotina funcional. Além disso, a setorização faz toda a diferença na hora de proporcionar ao cliente uma experiência agradável com o estabelecimento.

Isso porque, com a correta setorização, você faz com que o cliente passe mais tempo no supermercado. Assim, impulsiona as compras e facilita o acesso fácil aos produtos que ele gosta. Portanto, é uma estratégia inteligente para aumentar a lucratividade dos negócios e garantir a fidelização dos consumidores.

Não sabe como fazer isso? Não se preocupe. Que tal conferir algumas dicas sobre como organizar os setores de um supermercado? Leia o artigo para saber mais.

Organize o layout do supermercado

O primeiro passo na hora de saber como organizar os setores do supermercado é desenhar o layout do espaço. Então, analise qual é a área disponível para, posteriormente, organizar a setorização.

Isso porque, as gôndolas e prateleiras precisam ser organizadas de forma prática e funcional. Em outras palavras, é preciso ter espaço o suficiente para comportar o fluxo de pessoas (e todas as mercadorias) nos horários de alto fluxo de movimento.

Setorize as mercadorias

Após analisar qual será a quantidade de prateleiras e gôndolas, baseado no layout disponível, setorize as mercadorias. De forma geral, eles seguem a seguinte setorização:

  • açougue;
  • bebidas;
  • biscoitos;
  • congelados;
  • enlatados;
  • higiene e beleza;
  • hortifruti;
  • laticínios e frios;
  • limpeza;
  • mercearia;
  • padaria.

Lembrando que você pode ter mais (ou menos) setores. Tudo depende do tamanho do ambiente e do volume de produtos ofertados.

>> Você também pode gostar de ler: Como vender mais: dicas para organizar as gôndolas de supermercado?

Escolha o mobiliário correto

Ter um ambiente visualmente agradável é fundamental para proporcionar aos clientes uma experiência de compra positiva com o seu estabelecimento. Então, aproveite o mobiliário para criar uma organização impecável.

Os expositores devem ser escolhidos conforme a identidade visual do seu negócio, evitando muitos elementos exagerados que possam causar uma “confusão mental” no cliente.

Portanto, a escolha do mobiliário correto é importante para valorizar os produtos e conquistar o sucesso em vendas.

Invista em uma boa sinalização dos corredores

Investir em placas informativas e cartazes também é uma dica interessante sobre como organizar os setores de um supermercado. Afinal, ao entrar no estabelecimento, os clientes devem encontrar com facilidade o que procuram.

Portanto, identifique os setores e facilite as buscas pelos corredores. Vale ressaltar que os produtos devem estar organizados com uma ordem lógica, de forma agradável e natural.

 

Conheça os seus clientes: uma ótima dica sobre como organizar os setores de um supermercado

Quanto mais você conhecer os seus clientes, melhor. Afinal, isso proporciona criar uma série de estratégias de marketing e vendas que favorecem a lealdade e satisfação. E essa dica também ajuda na hora de organizar os setores.

Afinal, saber quais são os produtos mais consumidos, quais as marcas mais relevantes e o padrão de consumo ajudam nas estratégias.

Acompanhe a concorrência

Ficar de olho na concorrência é essencial para encontrar ótimos diferenciais competitivos. Então, vale a pena visitar os supermercados concorrentes e monitorar as respectivas estratégias.

Dessa maneira, você pode analisar quais são os seus pontos fortes e fracos — e compará-los com os do seu supermercado. Assim, você cria um planejamento estratégico realmente completo e consegue atingir os seus objetivos e metas com mais facilidade.

Acompanhar a concorrência também é uma maneira de encontrar ideias criativas para atrair clientes.

Destaque as ofertas

As ofertas do supermercado são sempre ótimas aliadas à gestão estratégica. Isso porque elas trazem inúmeros benefícios, como:

  • vender os produtos que estão próximos da data de vencimento;
  • garantir o giro no estoque;
  • evitar que as mercadorias estraguem; 
  • fidelizar o público.

Afinal, os clientes adoram as promoções e ofertas. Então, além de criá-las, invista em uma decoração diferenciada para destacá-las. Assim, você garante que elas não passem despercebidas pelos clientes. 

Ah! Além do ambiente físico, lembre-se de criar ótimas estratégias digitais para divulgar as ofertas e promoções. Então, use e abuse da tecnologia para ajudar a promover o supermercado e conquistar novos consumidores.

E aí, conte para nós: você gostou de aprender mais sobre como organizar os setores de um supermercado?

Se sim, aproveite para acompanhar mais matérias interessantes como esta no nosso blog. Acesse agora mesmo a Revista Hiléia e escolha os seus conteúdos preferidos para ler.

Catalogo | Hileia