Um dos principais segredos para vender mais é organizar as gôndolas de supermercado de forma estratégica. Afinal, essa ação potencializa os lucros do seu negócio, visto que influencia o público a comprar mais.
Então, organizá-las é importante para fechar boas vendas e aumentar a lucratividade da sua empresa.
Afinal, o ambiente fica mais atrativo aos clientes, conduzindo-os pela jornada de compra com mais facilidade e aumentando o desempenho em vendas.
Quer aprender como organizar as gôndolas de supermercado para vender mais? Leia o conteúdo na íntegra.
Escolha o layout correto
Escolher um bom layout é importante para gerenciar o fluxo de pessoas dentro do seu supermercado.
Para isso, é importante considerar as necessidades dos clientes, o tamanho do espaço, quais são os produtos mais importantes, dentre outros.
Os principais modelos de organização são:
- vertical: apresenta um bom impacto visual, que acompanha os clientes durante a caminhada pelo estabelecimento;
- horizontal: são enfileirados em níveis, facilitando no momento de visualizar os produtos de acordo com a importância;
- em blocos: quando você separa os produtos por tipo ou marca;
- sazonais: importante para destacar e estimular as compras de alguns produtos em datas comemorativas e em períodos sazonais.
Tenha atenção com o posicionamento dos produtos
Você já deve ter notado que todos os supermercados têm uma organização bastante similar. Afinal, o posicionamento dos produtos importa (e muito) para elevar as compras — principalmente as por impulso.
Veja algumas ideias sobre como realizar um bom posicionamento dos produtos conforme o nível de visão dos clientes:
- acima da cabeça: é destinado aos produtos que os consumidores têm menos interesse;
- altura dos olhos: por ter uma posição privilegiada, insira os produtos que apresentam a margem de lucro;
- linha da cintura: insira os produtos que são mais procurados no supermercado;
- abaixo da cintura: são destinados aos produtos que apresentam margem de lucro mais baratas;
- chão: organize os produtos mais pesados.
Não esqueça dos preços nos produtos
Proporcione aos clientes uma boa experiência de compra na hora de organizar as gôndolas de supermercado. Então, lembre-se de organizá-las de forma que os usuários consigam visualizar com facilidade os preços referentes.
O tempo de decisão da compra é curto e, quando mais fácil for visualizar os preços dos produtos, maior a chance de compra. Além disso, nem todos os mercados têm máquinas de preços ou atendentes sempre presentes.
Além disso, vale lembrar que é importante manter o ambiente atualizado com os preços corretos. Então, se houver alguma promoção no supermercado, lembre-se de proporcionar o devido destaque. Assim, ficará mais fácil visualizar os preços promocionais.
Realoque os produtos para crianças: uma ótima dica para organizar as gôndolas de supermercado
Muitas pessoas levam os filhos ao supermercado para realizar as compras mensais. Então, é um público que também pode ser explorado para vender mais.
Portanto, insira os produtos que chamem a atenção das crianças na altura dos olhos dos pequenos, principalmente aqueles destinados aos mesmo, com personagens e porções adequadas.
Mantenha o ambiente organizado
É fundamental priorizar uma boa limpeza e organização diária no supermercado. Afinal, encontrar um produto com poeira, sujo ou engordurado, não remete a uma boa experiência.
Além disso, não deixe espaços vazios nas prateleiras. Se os produtos saírem, reponha-os, mantendo sempre o ambiente organizado.
Gostou de aprender mais sobre como organizar as gôndolas de supermercado? Se sim, conheça quais são as vantagens de comprar produtos alimentícios diretos de fábrica. Boa leitura!