lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
organizacao para supermercados

Organização para supermercados: confira as dicas

Dicas
10 de março de 2022

Conte para nós: você se preocupa com a organização para supermercados?

Vejamos: imagine o seguinte cenário: a pessoa acordou atrasada e precisa ir até o supermercado para garantir os ingredientes do almoço da família. 

Ao chegar na seção de hortifrútis ela percebe que não há uma grande quantidade de verduras e legumes disponíveis e que muitos já estão estragados.

Quando se dirige ao corredor das massas, as marcas estão misturadas. Ela procura pelo preço daquela que quer levar, mas não acha.

Ao buscar por outros alimentos ela percebe que os corredores não estão limpos de forma adequada. 

Já no açougue, o atendente demora para vir até a frente do balcão e pedir o que ela deseja.

Para finalizar a experiência, por ser próximo do horário do almoço, existe apenas um caixa disponível para pagamento e a fila é gigantesca. O supermercado não possui gôndolas de check-out.

Os proprietários de supermercados precisam estar atentos a estes acontecimentos, pois eles fazem com que os clientes não voltem a comprar novamente no estabelecimento. 

Neste artigo, vamos conferir algumas dicas para uma melhor organização dos supermercados.

 

Invista em uma música agradável

Uma música ambiente pode deixar a tarefa de fazer compras mais agradável. Muitos supermercados, inclusive, investem na criação de uma rádio própria para intercalar músicas com a divulgação de ofertas.

Outros estabelecimentos possuem uma seleção própria de playlists que ficam tocando durante todo o dia. 

Porém, vale ressaltar que é muito importante que a sonorização não fique muito alta a ponto de atrapalhar o diálogo de quem está realizando as compras.

 

Cuide bem da posição e quantidade de caixas: uma das melhores dicas de organização para supermercados

É essencial que os caixas estejam localizados em um ponto estratégico do supermercado, ou seja, perto da(s) porta(s) de saída. Assim, ninguém poderá passar por eles sem pagar.

Ainda, é importante que os caixas estejam identificados e em número suficiente para atender todos os clientes que o supermercado comporta. 

Para estar em conformidade com a lei, também é necessário investir em caixas para realizar o atendimento de clientes preferenciais (idosos, deficientes físicos, gestantes, entre outros).

 

Não esqueça da boa apresentação dos preços

Uma boa apresentação dos preços pode fazer toda a diferença. Quando os clientes encontram um determinado produto, mas o preço está inacessível, a chance dele ser deixado para trás é muito grande.

Portanto, identifique de forma correta e de fácil acesso todos os produtos, inclusive as promoções. 

As máquinas de leitura de preço podem auxiliar os clientes quando o valor de um produto não é encontrado, mas os proprietários precisam garantir que elas estejam funcionando.

Invista no destaque de produtos em períodos sazonais

Em cada estação do ano existem produtos que estão com preço mais acessível, principalmente frutas, verduras e legumes. 

Uma forma de promover a venda destes produtos é criando gôndolas para que eles fiquem em local de destaque.

Da mesma maneira, é importante ficar de olho nas datas comemorativas, pois elas podem impulsionar as vendas.

Um bom exemplo são os produtos de Festa Junina que ganham destaque nos supermercados nos meses de junho e julho. Outro exemplo são os ovos de Páscoa e chocolates que começam a aparecer nas lojas já no final de março.

 

Lembre-se das gôndolas de check-out

As gôndolas de check out são destinadas para que os próprios clientes registrem as compras feitas. Geralmente elas ficam próximas aos caixas. Esta é uma forma eficiente, prática e de menor custo para os supermercados.

Portanto, se você quer investir em tecnologia e promover a satisfação dos clientes, vale a pena pensar na ideia de implementar o check-out na hora da organização para supermercados.

 

Aposte em um atendimento de excelência

Oferecer um atendimento de excelência é um dos aspectos mais importantes de um supermercado.

Os clientes possuem dúvidas, principalmente quanto a localização dos produtos, por isso ter uma equipe eficiente para realizar o atendimento e orientar os consumidores é imprescindível. 

Se você é proprietário de um supermercado, é sempre importante estar atento à organização do espaço e dos produtos. Afinal, manter a limpeza das gôndolas e os produtos bem organizados traz sensação de bem-estar e transparece confiança aos clientes.

Agora que você conferiu as dicas de organização para supermercados, continue se aprimorando e confira o texto sobre as estratégias digitais para mercados e supermercados.

A tecnologia é presente e futuro. Não deixe o seu supermercado fora dessa. Até a próxima!

[Catálogo] Para saber mais informações sobre os produtos, baixe o nosso catálogo agora! | Baixar catálogo | Hiléia