Ter um diferencial competitivo é essencial para quem tem mercados ou supermercados pode se tornar destaque entre a concorrência.
Portanto, aproveite o início do ano para tirar um tempo para pensar no que oferecer para que os clientes escolham o seu mercado entre os demais.
Uma ótima ideia é o investimento em novidades tecnológicas. Se você está sem ideias, não se preocupe.
Neste artigo, vamos conhecer alguns investimentos que podem fazer toda a diferença no seu mercado. Vamos lá? Boa leitura!
Rádio indoor para supermercados
Você já ouviu falar em rádio indoor?
O rádio indoor é uma rádio interna do supermercado e pode trazer muitos benefícios para os empreendedores.
Implementar uma rádio indoor é uma forma de se destacar entre a concorrência, pois é possível personalizar as mensagens (e a playlist) que os clientes ouvem enquanto estiverem dentro do mercado.
Além disso, o rádio indoor é uma forma de tornar o ambiente do supermercado mais atrativo para os clientes. Afinal, ela proporciona uma experiência auditiva incrível.
Com ela, também é possível veicular propagandas específicas e aumentar as vendas, afinal você estará falando diretamente com os clientes que estão dentro do mercado.
Aplicativos próprios de compras para mercados e supermercados
Os aplicativos próprios trazem uma série de facilidades aos clientes e já são tendência na maioria das grandes redes de supermercados.
No entanto, antes de criar um aplicativo é importante conhecer bem o público do supermercado. Dessa forma, fica mais fácil em facilidades e funcionalidades específicas para atender às suas necessidades.
No aplicativo de um supermercado, os clientes podem:
- criar as próprias listas de compras;
- conferir os descontos disponíveis em determinadas mercadorias;
- visualizar os descontos em “dias de feira” e “dias de açougue”, por exemplo;
- compartilhar as promoções com familiares e amigos; e
- muito mais.
Pagamento por PIX
O pagamento e recebimento por PIX é uma tecnologia que veio para ficar. Afinal, as facilidades do PIX são muitas. A principal delas é a isenção de taxas nas transações — o que atrai a maioria das pessoas e empresas.
Por isso, para que um supermercado se destaque entre a concorrência, ele precisa fornecer o maior número possível de formas de pagamento aos clientes e o PIX é uma delas.
“Você também pode gostar de ler: quais são as melhores formas de pagamento para o seu mercado?”
Atendimento omnichannel
Oferecer experiências únicas aos clientes é fundamental para não perdê-los para a concorrência.
Por isso, o atendimento omnichannel é uma ótima oportunidade para oferecer ao seu consumidor uma experiência completa durante a jornada de compra.
O omnichannel é um diferencial que consiste em conectar todos os canais de contato com os clientes de um supermercado.
Dessa forma, o omnichannel consiste em unir todas as plataformas e opções de compra para que o cliente seja bem atendido — e isso acontece tanto no universo on quanto off-line.
Logstore: geolocalização de produtos
A Logstore é uma startup que desenvolveu um aplicativo de geolocalização de produtos, como uma forma de promover mais digitalização aos supermercados.
Funciona assim: o cliente escaneia um QR Code nas gôndolas e o app mostra uma série de ofertas e promoções sobre aquele corredor, além, é claro, da localização exata do produto que você está procurando.
Self-checkout
O self-checkout potencializa a experiência do consumidor dentro do mercado, proporcionando-lhe mais autonomia na hora de realizar as suas compras.
Afinal, por meio de uma máquina de autoatendimento, o cliente realiza as suas compras sozinho. Ele escolhe os produtos, escaneia o código de barras, pesa os produtos e realiza o pagamento.
Assim, de um jeito simples, rápido e prático, é uma forma para agilizar o atendimento do cliente e, ao mesmo tempo, economizar com colaboradores, por exemplo.
Agora que você já conhece as principais novidades tecnológicas para diferenciar o supermercado da concorrência, aproveite e confira outras tendências que chegaram com tudo para revolucionar o setor neste início de 2022.