Saber negociar com fornecedores é uma das formas de garantir vantagens mercadológicas para o seu varejo. Afinal, esses parceiros são importantes pilares para a continuidade saudável do negócio.
Portanto, uma negociação eficaz é uma estratégia valiosa capaz de ajudar a garantir melhores condições comerciais e, consequentemente, maior rentabilidade. Sendo, as principais vantagens:
- Redução de custos com preços mais competitivos;
- Garantia de qualidade e confiabilidade;
- Flexibilidade em momentos de crise;
- Prevenção de conflitos e mais.
Pensando nisso, reunimos uma lista com 5 dicas de como negociar com fornecedores de alimentos. Confira a seguir!
1. Faça uma pesquisa de fornecedores de alimentos
Não há como negociar com fornecedores de alimentos sem antes pesquisá-los. Esse é o momento que vai te ajudar a se preparar para as futuras transações.
Afinal, aqui você será capaz de identificar possíveis parceiros com:
- Produtos de qualidade;
- Preços mais justos;
- Suporte rápido;
- Atenção às tendências;
- Melhores prazos e logística;
- Condições de pagamento mais vantajosas.
Essa prática também é importante para entender a concorrência e a média do mercado. Com isso, fica mais fácil estabelecer critérios e fatores que você não deve abrir mão para garantir o sucesso do seu varejo.
Tenha em mente que, ao priorizar essa etapa, você garante maior segurança, fidelização dos clientes, eficiência da operação e competitividade em meio a quase 5 milhões de empresas ativas do comércio varejista.
Leia também: Pesquisa de mercado: é importante fazer em supermercados?
2. Identifique fornecedores confiáveis
Após a contextualização do mercado atual, chega o momento de identificar os fornecedores de alimentos mais confiáveis. Isso significa, selecionar aqueles que mais correspondem aos seus objetivos e metas de vendas.
Para isso, é claro, favoreça aqueles que contam com:
- Produtos coerentes com as exigências dos consumidores atuais;
- Ótimos prazos de entrega;
- Excelente histórico de relacionamento comercial.
Ou seja, é preciso escolher os que contam com uma boa reputação. Nesse caso, procure avaliações de clientes em sites especializados e nas redes sociais.
Também busque entender se o possível parceiro conta com certificações que reforçam o seu compromisso com a transparência e a qualidade.
3. Aposte em técnicas de negociação
Sabe a pesquisa que você fez anteriormente? Pois essa é a hora de usá-la para negociar com fornecedores de alimentos. Junte todos os argumentos coletados para se preparar.
Isto é, utilize dados e exemplos concretos de concorrentes, do setor supermercadista e de produtos específicos para embasar suas negociações.
Contudo, evite focar apenas em obter vantagens a qualquer custo. É essencial que ambas as partes saiam satisfeitas, garantindo uma parceria sólida.
Esteja disposto a fazer concessões, mas sem abrir mão de definir limites claros. Certifique-se de comunicá-los de maneira transparente e objetiva, promovendo uma interação aberta e eficaz.
4. Invista em uma parceria duradoura
Negociar com fornecedores de alimentos também significa investir em um relacionamento duradouro. É importante que tenha isso em mente durante esse processo para melhor selecionar seus possíveis parceiros.
Em outras palavras, é necessário conquistar a confiança para que os laços sejam fortalecidos. Isso ajuda a garantir:
- Flexibilidade;
- Melhores preços;
- Descontos em compras recorrentes;
- Condições especiais em momentos de crise.
Por isso, demonstre interesse genuíno e mantenha contato regularmente. Também compartilhe feedback constante e faça alinhamento de expectativas sempre que for preciso. E, em todo momento, seja transparente e amigável.
5. Desenvolva contratos seguros
Por fim, após negociar com fornecedores de alimentos, é necessário formalizar tudo que foi acordado. Para isso, desenvolva contratos detalhados, seguros, claros e fiéis ao que foi estabelecido.
Dessa forma, não esqueça de especificar:
- Preços;
- Prazos;
- Possibilidades de pagamento;
- Exigências quanto a qualidade;
- Possíveis penalidades.
Assim, será possível evitar mal-entendidos, fortalecendo ainda mais a relação e garantindo uma comunicação saudável.
Além disso, em caso de mudanças e transformações no mercado, mesmo com um contrato, a boa relação permite uma renegociação das condições.
Leia também: 7 maiores expectativas para o comércio varejista de alimentos nos próximos anos
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