Como negociar com fornecedores de alimentos?

Como negociar com fornecedores de alimentos?

Fornecedores
21 de janeiro de 2025

Saber negociar com fornecedores é uma das formas de garantir vantagens mercadológicas para o seu varejo. Afinal, esses parceiros são importantes pilares para a continuidade saudável do negócio. 

Portanto, uma negociação eficaz é uma estratégia valiosa capaz de ajudar a garantir melhores condições comerciais e, consequentemente, maior rentabilidade. Sendo, as principais vantagens:

  • Redução de custos com preços mais competitivos;
  • Garantia de qualidade e confiabilidade;
  • Flexibilidade em momentos de crise;
  • Prevenção de conflitos e mais.

Pensando nisso, reunimos uma lista com 5 dicas de como negociar com fornecedores de alimentos. Confira a seguir!

1. Faça uma pesquisa de fornecedores de alimentos

Não há como negociar com fornecedores de alimentos sem antes pesquisá-los. Esse é o momento que vai te ajudar a se preparar para as futuras transações. 

Afinal, aqui você será capaz de identificar possíveis parceiros com:

  • Produtos de qualidade;
  • Preços mais justos;
  • Suporte rápido;
  • Atenção às tendências;
  • Melhores prazos e logística;
  • Condições de pagamento mais vantajosas.

Essa prática também é importante para entender a concorrência e a média do mercado. Com isso, fica mais fácil estabelecer critérios e fatores que você não deve abrir mão para garantir o sucesso do seu varejo.

Tenha em mente que, ao priorizar essa etapa, você garante maior segurança, fidelização dos clientes, eficiência da operação e competitividade em meio a quase 5 milhões de empresas ativas do comércio varejista.

Leia também: Pesquisa de mercado: é importante fazer em supermercados?

2. Identifique fornecedores confiáveis 

Após a contextualização do mercado atual, chega o momento de identificar os fornecedores de alimentos mais confiáveis. Isso significa, selecionar aqueles que mais correspondem aos seus objetivos e metas de vendas

Para isso, é claro, favoreça aqueles que contam com:

  • Produtos coerentes com as exigências dos consumidores atuais;
  • Ótimos prazos de entrega;
  • Excelente histórico de relacionamento comercial. 

Ou seja, é preciso escolher os que contam com uma boa reputação. Nesse caso, procure avaliações de clientes em sites especializados e nas redes sociais. 

Também busque entender se o possível parceiro conta com certificações que reforçam o seu compromisso com a transparência e a qualidade.

3. Aposte em técnicas de negociação

Sabe a pesquisa que você fez anteriormente? Pois essa é a hora de usá-la para negociar com fornecedores de alimentos. Junte todos os argumentos coletados para se preparar. 

Isto é, utilize dados e exemplos concretos de concorrentes, do setor supermercadista e de produtos específicos para embasar suas negociações. 

Contudo, evite focar apenas em obter vantagens a qualquer custo. É essencial que ambas as partes saiam satisfeitas, garantindo uma parceria sólida.

Esteja disposto a fazer concessões, mas sem abrir mão de definir limites claros. Certifique-se de comunicá-los de maneira transparente e objetiva, promovendo uma interação aberta e eficaz.

4. Invista em uma parceria duradoura

Negociar com fornecedores de alimentos também significa investir em um relacionamento duradouro. É importante que tenha isso em mente durante esse processo para melhor selecionar seus possíveis parceiros.

Em outras palavras, é necessário conquistar a confiança para que os laços sejam fortalecidos. Isso ajuda a garantir:

  • Flexibilidade;
  • Melhores preços;
  • Descontos em compras recorrentes;
  • Condições especiais em momentos de crise

Por isso, demonstre interesse genuíno e mantenha contato regularmente. Também compartilhe feedback constante e faça alinhamento de expectativas sempre que for preciso. E, em todo momento, seja transparente e amigável.

5. Desenvolva contratos seguros

Por fim, após negociar com fornecedores de alimentos, é necessário formalizar tudo que foi acordado. Para isso, desenvolva contratos detalhados, seguros, claros e fiéis ao que foi estabelecido.

Dessa forma, não esqueça de especificar:

  • Preços;
  • Prazos;
  • Possibilidades de pagamento;
  • Exigências quanto a qualidade;
  • Possíveis penalidades.

Assim, será possível evitar mal-entendidos, fortalecendo ainda mais a relação e garantindo uma comunicação saudável.

Além disso, em caso de mudanças e transformações no mercado, mesmo com um contrato, a boa relação permite uma renegociação das condições.

Leia também: 7 maiores expectativas para o comércio varejista de alimentos nos próximos anos

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