lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
whatsapp image 2021 01 06 at 18.13.30

Mudança dá Trabalho! Saiba Como Facilitar Sua Vida!

Hiléia e você
7 de janeiro de 2021

Mudar de casa compreende detalhes que vão além de planejar organizar, empacotar, identificar e transportar itens que fazem parte do nosso dia a dia. Para a mudança ser rápida e sem imprevistos, há detalhes que não podem ser esquecidos e planejar com antecedência é o melhor caminho para evitar surpresas na última hora. 

Hoje, além das empresas de transporte, que ampliaram a oferta de serviços – desde embalar objetos a ajudar a colocá-los em seus devidos lugares no novo lar -, profissionais especializados em organização apoiam seus clientes na linha fina pré e pós mudança, desde o guarda-roupas àquela velha pasta de documentos. E esse é um bom momento para avaliar o que pode ser descartado, reparado ou reaproveitado.

A influenciadora e consultora em organização Micaela Gois sugere quatro dicas para quem vai estrear em casa nova: eliminar tudo o que não serve mais, definir com antecedência o local dos móveis e a distribuição dos espaços, limpar o novo local antes da mudança e transferir os móveis, diretamente do caminhão, para lugares previamente planejados.

Listar tarefas e fazer um cronograma de ações

Anotar tudo o que tem de ser feito, por prazo e nível de prioridade, é o primeiro passo para quem pensa em se mudar. Isso inclui a atualizar contratos de serviços essenciais, como água, luz, gás e telefone, além de informar o novo endereço a bancos, distribuidoras de jornais e revistas e outros contatos ou fornecedores que enviem correspondências ou boletos físicos. 

Escolha uma empresa de mudança que se adeque às suas necessidades e condições financeiras. As plataformas digitais permitem pesquisar preços e avaliar a reputação de quem oferece esse tipo de serviços. Não se contente somente com um único orçamento e pesquise opiniões de usuários antes de fechar o negócio. E dê preferência profissionais que comprovadamente estejam cumprindo os protocolos de segurança para a Covid-19.

Passo a passo

Pelo menos um mês antes de se transferir para outra residência, comece a abrir armários, separando o que for levar e já embalar o que se usa menos em caixas identificadas com etiquetas ou por cor. Roupas também podem ser acondicionadas em malas ou sacos plásticos grandes e resistentes. Separe objetos de valor e documentos mais importantes que devem seguir com você para o novo endereço.

Louças, eletrodomésticos e outros itens mais frágeis podem ser danificados durante a mudança e precisam ser protegidos para o transporte. Jornais, isopores e plásticos, por exemplo, são fáceis de encontrar e garantem que eles cheguem inteiros ao seu destino.

Com todos os seus objetos embalados, é hora de catalogar o que vai para o novo lar, o que será doado e o que vai para o lixo. Normalmente as transportadoras cobram pelo volume, então é mais prudente dar destino ao excedente antes de desocupar o antigo imóvel.

Comida e objetos de higiene pessoal são os últimos itens a serem empacotados. Até a data da mudança tenha na geladeira o mínimo necessário, especialmente perecíveis e congelados, que devem ser acondicionados em bolsas ou recipientes térmicos. Limpe a geladeira antes de mudar, assim ela pode voltar ao uso assim que for religada. Espere para fazer uma nova compra quando já tiver se instalado, evitando transportar peso extra ou a perda de alimentos.

Finalmente, antes de se despedir da velha moradia, é importante conferir pela última vez armários frestas e cantinhos.

Preparar o espaço para a chegada dos novos moradores

Não adianta todo cuidado para sair da casa velha se a nova não estiver pronta para receber os futuros habitantes. Não deixe para depois de entrar eventuais consertos ou benfeitorias necessárias. Além disso, se você definir com antecedência onde e como vai utilizar cada espaço, quando chegar, poderá se concentrar somente em distribuir e guardar as coisas em seus devidos lugares.

Estaremos com você nessa nova etapa da sua vida!