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Mercado varejista: quais as perspectivas para 2023

Informações
7 de dezembro de 2022

Ficar de olho nas principais tendências e perspectivas para o mercado varejista de 2023 é uma ótima ideia para atender e fidelizar o seu público e, também, vender mais.

Afinal, quando você conhece as principais tendências, pode investir nelas para melhorar os seus processos e atingir os objetivos da sua marca. 

Que tal vir conosco e conferir algumas ideias para implementar? Continue a leitura e conheça algumas perspectivas para 2023. Vamos lá?

 

1. Integração entre o on e o off-line

 

Você já ouviu falar em omnicalidade? Esse conceito mostra o futuro do mercado varejista, incluindo o setor de alimentação. 

O termo vem do inglês omnichannel e diz respeito a uma mistura de diferentes canais (lojas físicas e virtuais) na hora de realizar a venda ao consumidor. 

Aliás, unir o físico e o virtual é uma ótima ideia para proporcionar ao seu cliente uma excelente experiência de compra.

Por isso, é importante que as empresas que fazem parte do comércio varejista de alimentação comecem a investir em diferentes canais de comunicação com o cliente.

Dessa maneira, é uma forma inteligente para atrair clientes, aumentar as vendas e atender melhor o seu consumidor.

 

2. Compras pelo WhatsApp e outras redes sociais

Você já fez alguma compra pelo WhatsApp ou por qualquer outra rede social? Essa é outra grande tendência para o mercado varejista da alimentação para o próximo ano.

Enquanto muitas pessoas descobrem a loja virtual por meio das redes sociais, existe outra porcentagem do público consumidor que, após conferir o site da marca, vai para as mídias sociais e resolve fazer as suas compras por lá.

As lives (transmissões ao vivo no Facebook, Instagram e YouTube que ficaram famosas durante a pandemia causada pela Covid-19) também estão relacionadas como ótimas formas de impulsionar o comércio varejista em 2023.

Portanto, se você quer atender bem o seu público em 2023, não deixe de estar presente nas redes sociais de forma ativa e tenha um canal no WhatsApp Business.

 

Você também pode gostar de ler: Estratégias digitais para mercados e supermercados

 

3. Jornada de compra tecnológica: uma das tendências do mercado varejista para 2023

Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir estamos em contato com processos tecnológicos. Pensando nisso, por que a jornada de compra não pode estar incluída neste aspecto?

Utilizar os recursos tecnológicos disponíveis atualmente pode ajudar muito o mercado varejista do setor de alimentação a aumentar as vendas, tanto de forma virtual como nas lojas físicas. Sabe como? Nós apresentamos alguns exemplos!

 

QR Code

QR CODE

O QR Code é uma das ferramentas mais utilizadas durante as compras. Você pode acrescentar o QR Code no pacote dos biscoitos, por exemplo, ou em um totem que fique exposto junto à prateleira.

O código pode levar o cliente para uma página com brincadeiras (caso o seu público seja o infantil) ou com informações sobre o produto (dados nutricionais, outros sabores, novidades que serão lançadas em breve etc).

 

Carteiras digitais

Carteira digital

As carteiras digitais caíram no gosto do público consumidor. Atualmente, é possível sair de casa levando o celular e nada além disso! 

Assim, é importante que o mercado varejista do ramo da alimentação esteja atento a essa tendência como uma forma prática e sem a necessidade do “contato físico” na hora da realização de pagamentos.

 

Realidade aumentada e virtual

Realidade virtual e aumentada

A realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) podem ser ótimas ferramentas para você oferecer aos clientes do mercado varejista. 

Enquanto a primeira é de fácil acesso e precisa apenas de um smartphone e um aplicativo para funcionar, a RV já requer um aparelho especial para desempenhar as funções.

Portanto, optando pela RA, você já consegue oferecer uma experiência extra ao consumidor que adquire a sua marca. 

Olha só que exemplo bacana: durante a Páscoa do próximo ano, você pode usar a RA e, quando o cliente apontar o celular para os pacotes de snacks na prateleira, verá diferentes coelhos entre eles. 

Além disso, ele pode até colecioná-los em uma carteira virtual. Portanto, é algo simples e tecnológico que fará a diferença na experiência do consumidor. Que tal?

Você gostou de aprender mais sobre as perspectivas para o mercado varejista de 2023?

Se sim, aproveite e leia também: Confira as novidades tecnológicas para mercados e supermercados. Boa leitura!

 

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