Ficar de olho nas principais tendências e perspectivas para o mercado varejista de 2023 é uma ótima ideia para atender e fidelizar o seu público e, também, vender mais.
Afinal, quando você conhece as principais tendências, pode investir nelas para melhorar os seus processos e atingir os objetivos da sua marca.
Que tal vir conosco e conferir algumas ideias para implementar? Continue a leitura e conheça algumas perspectivas para 2023. Vamos lá?
1. Integração entre o on e o off-line
Você já ouviu falar em omnicalidade? Esse conceito mostra o futuro do mercado varejista, incluindo o setor de alimentação.
O termo vem do inglês omnichannel e diz respeito a uma mistura de diferentes canais (lojas físicas e virtuais) na hora de realizar a venda ao consumidor.
Aliás, unir o físico e o virtual é uma ótima ideia para proporcionar ao seu cliente uma excelente experiência de compra.
Por isso, é importante que as empresas que fazem parte do comércio varejista de alimentação comecem a investir em diferentes canais de comunicação com o cliente.
Dessa maneira, é uma forma inteligente para atrair clientes, aumentar as vendas e atender melhor o seu consumidor.
2. Compras pelo WhatsApp e outras redes sociais
Você já fez alguma compra pelo WhatsApp ou por qualquer outra rede social? Essa é outra grande tendência para o mercado varejista da alimentação para o próximo ano.
Enquanto muitas pessoas descobrem a loja virtual por meio das redes sociais, existe outra porcentagem do público consumidor que, após conferir o site da marca, vai para as mídias sociais e resolve fazer as suas compras por lá.
As lives (transmissões ao vivo no Facebook, Instagram e YouTube que ficaram famosas durante a pandemia causada pela Covid-19) também estão relacionadas como ótimas formas de impulsionar o comércio varejista em 2023.
Portanto, se você quer atender bem o seu público em 2023, não deixe de estar presente nas redes sociais de forma ativa e tenha um canal no WhatsApp Business.
Você também pode gostar de ler: Estratégias digitais para mercados e supermercados
3. Jornada de compra tecnológica: uma das tendências do mercado varejista para 2023
Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir estamos em contato com processos tecnológicos. Pensando nisso, por que a jornada de compra não pode estar incluída neste aspecto?
Utilizar os recursos tecnológicos disponíveis atualmente pode ajudar muito o mercado varejista do setor de alimentação a aumentar as vendas, tanto de forma virtual como nas lojas físicas. Sabe como? Nós apresentamos alguns exemplos!
QR Code
O QR Code é uma das ferramentas mais utilizadas durante as compras. Você pode acrescentar o QR Code no pacote dos biscoitos, por exemplo, ou em um totem que fique exposto junto à prateleira.
O código pode levar o cliente para uma página com brincadeiras (caso o seu público seja o infantil) ou com informações sobre o produto (dados nutricionais, outros sabores, novidades que serão lançadas em breve etc).
Carteiras digitais
As carteiras digitais caíram no gosto do público consumidor. Atualmente, é possível sair de casa levando o celular e nada além disso!
Assim, é importante que o mercado varejista do ramo da alimentação esteja atento a essa tendência como uma forma prática e sem a necessidade do “contato físico” na hora da realização de pagamentos.
Realidade aumentada e virtual
A realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) podem ser ótimas ferramentas para você oferecer aos clientes do mercado varejista.
Enquanto a primeira é de fácil acesso e precisa apenas de um smartphone e um aplicativo para funcionar, a RV já requer um aparelho especial para desempenhar as funções.
Portanto, optando pela RA, você já consegue oferecer uma experiência extra ao consumidor que adquire a sua marca.
Olha só que exemplo bacana: durante a Páscoa do próximo ano, você pode usar a RA e, quando o cliente apontar o celular para os pacotes de snacks na prateleira, verá diferentes coelhos entre eles.
Além disso, ele pode até colecioná-los em uma carteira virtual. Portanto, é algo simples e tecnológico que fará a diferença na experiência do consumidor. Que tal?
Você gostou de aprender mais sobre as perspectivas para o mercado varejista de 2023?
Se sim, aproveite e leia também: Confira as novidades tecnológicas para mercados e supermercados. Boa leitura!