lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
massa de semola

Massa de sêmola: qual a diferença com o macarrão tradicional

Dicas
13 de dezembro de 2022

Fazer uma deliciosa macarronada e reunir a família envolta da mesa é um dos momentos mais prazerosos do final de semana. Saborear uma massa de sêmola ou um macarrão tradicional enquanto coloca a conversa em dia deixa o dia de qualquer pessoa melhor.

Mas, você sabe qual a diferença entre a massa de sêmola e o macarrão tradicional? Quando você transita pelas prateleiras do supermercado, já parou para pensar se um deles é mais saudável? É isso que nós vamos descobrir neste artigo!

 

Massa de sêmola: sem adição de ovos na mistura

A sêmola (também chamada de semolina) é um tipo de farinha um pouco mais grossa que a tradicional. Assim, ela é resultado da moagem de cereais (arroz, milho ou trigo) e não leva ovo em sua composição. 

Utilizada por muitas pessoas que possuem restrição ao consumo de ovo, ela também é uma ótima opção para quem segue uma filosofia vegana, ou seja, que não ingere alimentos que tenham em sua composição ingredientes provenientes de exploração animal.

Mas, é claro que a massa de sêmola não é a preferida apenas por esses dois públicos. Afinal, por ser incrivelmente saborosa e rica em vitaminas e proteínas, ela está na mesa da grande maioria dos brasileiros.

 

Veja quais são os principais benefícios da massa de sêmola 

A massa de sêmola possui grande concentração de vitaminas do complexo B, além de ser uma fonte de minerais, carboidratos e proteínas. 

Além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico por meio dos diversos minerais que possui em sua composição (potássio, fósforo, ferro e magnésio), acrescentar a massa de sêmola a sua alimentação traz outras vantagens, como:

  • Manutenção da saúde do sistema nervoso, em especial das terminações nervosas periféricas responsáveis por conectar cérebro e músculos;
  • Estímulo ao aumento da massa magra e a reparação muscular;
  • Equilíbrio dos fluidos do corpo;
  • Prevenção a diversos tipos de cânceres.

Macarrão tradicional: entenda o que é

Já o macarrão tradicional é feito com farinha de trigo, ovos, sal e água. É uma massa mais amarelinha se comparada à de sêmola devido à presença do ovo. Além disso, ela não gruda na panela e não quebra com tanta facilidade.

 

Sêmola: uma alternativa para a farinha de trigo

Ao comparar a massa de sêmola e a tradicional expostas nas gôndolas dos supermercados, é natural que o comprador se pergunte: “qual delas é a mais saudável?”. Ambas são nutritivas e oferecem benefícios únicos para a saúde.

Antigamente, era comum as pessoas afirmarem que o macarrão tradicional era mais nutritivo devido ao ovo em sua composição. 

Atualmente, sabemos que esse é um mito, afinal, a massa de sêmola é repleta em vitaminas, proteínas e minerais vindos dos outros ingredientes.

Portanto, a massa de sêmola aparece como alternativa para quem quer fazer uma receita salgada sem o macarrão tradicional. Apesar de ser conhecida pela baixa caloria, é preciso estar atento, pois ela possui glúten na composição.

 

Tipos de massas: veja quais são eles

Independentemente da massa de sêmola ou macarrão tradicional, existem diversos tipos de massas.

As massas curtas são aquelas que possuem até 10 centímetros de comprimento.Na Hiléia, trabalhamos com as seguintes massas curtas:

Já as massas longas são aquelas, como o nome sugere, mais longas, com mais de 10 cm de comprimento. Na Hiléia, trabalhamos com as seguintes massas longas:

 

Massas de sêmola e tradicionais Hiléia: presentes nas prateleiras dos melhores supermercados

A Hiléia traz aos clientes uma grande variedade de massas de sêmola e tradicionais para preparar diferentes e nutritivas receitas para almoço ou jantar. 

As massas de sêmola (como: parafuso, penne, ninho ou spaghetti) não podem faltar na despensa das donas de casa. 

Já os lámens de carne ou galinha caipira, nas versões adulto e para crianças, são ótimos para matar a fome nos dias de maior correria.

Acesse a Revista Hiléia e fique por dentro de todas as novidades em massas de sêmola e tradicionais, snacks, biscoitos, bolos e sopas!

Catalogo | Hileia