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marketing para supermercados como escolher boas estrategias

Marketing para supermercados: como escolher boas estratégias

Mercado
28 de setembro de 2021

Investir em um bom marketing para supermercados é uma excelente ideia para se destacar da concorrência. Afinal, ele contribui para fidelizar o público, conquistar audiência qualificada, atrair novos consumidores e, é claro, aumentar a lucratividade dos negócios.

O marketing para supermercados reúne uma série de ações que despertam o interesse dos consumidores. Dessa forma, fica mais fácil estimular as compras (principalmente as por impulso) e melhorar a experiência dos clientes.

A notícia boa é que existem uma série de campanhas e ações que você pode apostar para aumentar o crescimento dos negócios. Vamos conhecer algumas delas para investir? Confira.

 

Conheça o seu público

A primeira ação de marketing para supermercados é conhecer bem o seu público. Afinal, quanto mais você estuda a audiência, mais facilmente consegue elaborar campanhas que fazem realmente sentido para eles.

Portanto, todas as campanhas de marketing e vendas precisam ser planejadas inserindo o cliente no centro das estratégias. Afinal, assim você direciona as ações e conquista os resultados almejados com mais facilidade.

Uma ótima ferramenta que ajuda a conhecer as preferências e as necessidades do seu público é a pesquisa de satisfação. Esse tipo de questionário inteligente permite identificar quais são os pontos fortes e os que precisam ser melhorados, tudo isso na visão dos seus clientes.

 

Organize de forma estratégica os produtos no supermercado

Ao chegarem no supermercado, os clientes devem encontrar um ambiente limpo e organizado. Da mesma maneira, precisam localizar com facilidade os produtos que estão buscando.

Por isso, montar estrategicamente o percurso que os clientes realizam no é uma ótima alternativa para fazer com que eles encontrem um ambiente prático e que estimule as compras.

Então, saiba que se preocupar com espaço físico é essencial para melhorar o fluxo de pessoas e ajudar os consumidores a encontrar (e lembrar) de tudo o que precisam comprar.

Assim, as gôndolas devem estar sempre bem abastecidas, sem espaços vazios e os colaboradores precisam ser bem treinados para atender os clientes com excelência. Dessa maneira, eles têm uma experiência completa e se sentem fidelizados com mais facilidade.

 

> Você também pode gostar de ler: Quais são os melhores produtos alimentícios para vender em mercados?

 

Invista no marketing digital

O universo digital tem um poder de persuasão muito grande, por isso, ele não pode ser deixado de lado nas suas estratégias de marketing.

Com ele, você gera um ótimo engajamento com a audiência, conquista os clientes, personaliza as ofertas e acompanha as jornadas de compra com mais facilidade.

Se você não domina muito o assunto, vale a pena investir em uma agência especializada para ajudar. Afinal, ter um planejamento estratégico digital é fundamental para se destacar da concorrência.

Conheça algumas ações que você pode fazer para explorar o melhor do universo on-line:

  • tenha um site responsivo (que se adapta às mais diversas telas);
  • atualize o blog com conteúdo relevante e de valor ao seu público;
  • crie campanhas de engajamento nas redes sociais;
  • envie newsletter com as promoções do supermercado;
  • invista em anúncios pagos;
  • pense na possibilidade de vender on-line, criando um e-commerce;
  • e muito mais.

 

Tenha responsabilidade socioambiental: uma ótima dica de marketing para supermercados

Os consumidores estão cada dia mais exigentes. Afinal, principalmente com o advento da transformação digital, eles têm, à disposição e na ponta dos dedos, o poder de escolha.

Por isso, saiba que eles vão pesquisar muito antes de investir em um novo produto. Então, para se destacar dos mercados concorrentes, uma ótima ideia é mostrar que o seu estabelecimento se preocupa com o bem-estar de todas as gerações e com a sustentabilidade.

Portanto, ter um negócio com responsabilidade socioambiental é sempre uma ótima ideia para ganhar a confiança dos clientes. Então, promova ações sustentáveis e de âmbito social.

Veja algumas ideias:

  • crie um ponto de coleta de óleo de cozinha usado para destinar às entidades que o utilizam para fabricação de novos produtos, como o sabão;
  • crie um ponto de coleta para pilhas, baterias e outros materiais que não podem ser jogados no lixo comum e promova a destinação correta;
  • ofereça e estimule o uso de sacolas de compras reutilizáveis;
  • faça parcerias com ONGs da região para ajudar nas suas campanhas.

 

Crie bons programas de fidelidade

Para estimular a volta dos clientes no seu supermercado, crie bons programas de fidelidade. Afinal, eles permitem criar ótimos relacionamentos e ainda estimulam as compras.

Por exemplo:

  • ter um aplicativo para os clientes se cadastrarem usando o CPF e receberem ofertas exclusivas e personalizadas;
  • oferecer brindes (como as sacolas reutilizáveis) nas compras acima de um determinado valor;
  • presentear os clientes em datas especiais — com descontos ou brindes exclusivos;
  • criar um programa de cashback.

Gostou de aprender mais sobre o marketing para supermercados? Se sim, que tal acompanhar mais matérias interessantes como esta no nosso blog? Clique aqui e confira todos os conteúdos da Hiléia.

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