lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
macarrao intantaneo conheca a sua historia

Macarrão instantâneo: conheça a história

Informações
22 de setembro de 2021

Você também curte macarrão instantâneo? Afinal, ele é um dos alimentos mais consumidos do mundo. A busca por ele teve um aumento crescente no país, já uma opção barata de rápido preparo.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), em 2020, o segmento teve crescimento expressivo, alcançando um faturamento anual de mais de 3 bilhões de reais.

Mas você conhece qual é a história do macarrão instantâneo? Sabe quais são os benefícios? Leia e aprenda tudo sobre o assunto.

 

Conheça a história do macarrão instantâneo

O criador do macarrão instantâneo é o taiwanês Momofuku Ando. O mesmo desenvolveu o produto em 1958, época em que o Japão estava enfrentando os efeitos do pós-Segunda Guerra Mundial, quando muitos ainda passavam fome.

Ele tem um ditado muito legal que impulsionou e incentivou a descoberta do macarrão instantâneo: “A paz está garantida quando não se está com fome”.

Portanto, a história do macarrão é bem interessante: para produzir o alimento, Momofuku simplesmente “desapareceu” por um ano. Ele ficou isolado trabalhando em uma cabana de madeira que tinha no quintal de casa. Para isso, aproveitou a farinha de trigo e o óleo que foram doados ao país pelos Estados Unidos.

Ele queria criar a própria versão do macarrão, elaborando um alimento muito mais rápido e barato do que ramen (tradicional macarrão japonês). Quando conseguiu atingir os resultados almejados, ele “ressurgiu” e apresentou ao mercado a invenção.

Foi um grande sucesso e rapidamente, o alimento se popularizou no país. Em 1970, Momofuku Ando começou a exportar o alimento para os Estados Unidos, popularizando-o no mundo inteiro.

Sendo assim, o primeiro macarrão instantâneo do mundo foi o “Chichen Ramen” — feito pela desidratação do macarrão cozido no vapor e temperado com óleo quente. Momofuku Ando foi além e criou também o “Cup Noodle”, em 1971.

No Brasil, o alimento é conhecido popularmente como miojo e faz sucesso até hoje pela praticidade no preparo.

 

Vantagens do macarrão instantâneo

Historicamente, o macarrão instantâneo foi desenvolvido para suprir uma necessidade social por um alimento barato, fácil de encontrar e de rápido preparo. Justamente por isso que ele é tão popular.

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode fazer essa refeição de forma rápida. Em apenas 10 minutos, contando o aquecimento da água, cozimento e tempero, se tem um bom ramen para se deliciar. 

Veja as vantagens:

  • tem custo baixo;
  • ótima versatilidade;
  • é um alimento de fácil preparo;

Além disso, o macarrão instantâneo pode ser misturado com o molho que quiser. O tempero pronto que vem junto é uma sugestão, mas dá para incrementar com requeijão, maionese, molho de tomate e muitos outros ingredientes. 

 

Conheça o macarrão instantâneo da Hiléia

A Hiléia é uma empresa que, desde 1964, oferece ao mercado produtos de qualidade e com muito sabor. Afinal, a missão da empresa é alimentar a sua família com produtos saborosos, proporcionando-lhes satisfação e bem-estar.

E sabia que a Hiléia também tem ótimas opções de macarrão instantâneo? São os lámens com 0% de gordura trans; deliciosos e muito fáceis de preparar. Conheça quais são as opções:

Macarrao instantaneo lamen sabor galinha - Hiléia

lamen galinha caipira (1)lamen carne (1)

Gostou de aprender mais sobre o macarrão instantâneo? Se sim, conheça toda a linha de massas da Hiléia.

 

Solicite um orçamento dos produtos da Hiléia! | Clique aqui | Hiléia