lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
livros de receitas

Livros de receitas: 5 títulos para quem quer aprender a cozinhar

Dicas
28 de março de 2023

Os livros de receitas são uma ferramenta valiosa para quem quer aprender a cozinhar. 

Afinal, eles oferecem uma fonte confiável de informações e instruções para preparar uma grande variedade de pratos e refeições. 

Além disso, os livros de receitas permitem que os iniciantes explorem diferentes estilos culinários, técnicas e ingredientes, ajudando-os a expandir seus horizontes e a desenvolver habilidades que serão úteis na cozinha por toda a vida. 

Portanto, com a ajuda de um bom livro de receitas, qualquer pessoa pode se tornar um cozinheiro experiente e confiante, capaz de criar pratos deliciosos para si mesmo e para os outros.

Vamos conhecer algumas sugestões de leitura? Continue conosco!

 

1. Rita, Help! Me ensina a cozinhar

O livro "Rita, Help! Me ajuda a cozinhar" ao lado de um prato de salada com proteína

Rita Lobo, uma das mais famosas e antigas chefs do Brasil, é a diretora e criadora do canal Panelinha, no YouTube, cujo objetivo é ensinar a cozinhar de maneira simples e acessível. rita

Para Rita, cozinhar é como ler e escrever, algo que deveria ser ensinado nas escolas. Porém, como isso ainda não é uma realidade, ela tenta ensinar por conta própria. Rita é também uma ferrenha defensora de uma alimentação mais saudável.

Seu último livro, “Rita, Help! Me ensina a cozinhar”, lançado em agosto de 2020, é o oitavo de uma coleção muito bem aceita pelo público. 

Nele, Rita oferece um livro básico, com receitas essenciais e preço acessível. Além disso, o livro tem um capítulo dedicado especialmente ao famoso PF (prato feito), com atenção especial às hortaliças. 

 

2. A química dos bolos: Receitas e Segredos para Dias Mais Doces

O livro "A química dos bolos: Receitas e Segredos para Dias Mais Doces" ao lado de um pedaço de bolo

A autora Joyce Galvão é uma experiente profissional da área, com um vasto conhecimento técnico e uma paixão pela arte da confeitaria. 

Por isso, o seu livro “A Química dos Bolos: Receitas e Segredos para Dias Mais Doces” é uma obra que certamente irá agradar quem é fã de bolos fresquinhos e deliciosos. 

Com receitas e truques incríveis, o livro é dividido em três partes, cada uma com o modo de preparo adequado para cada tipo de bolo: na batedeira, no liquidificador e à mão.

As explicações detalhadas no modo de preparo tornam as receitas superfáceis de seguir. Além disso, para cada bolo há uma sugestão de cobertura.

 

3. Sal, gordura, ácido, calor: Os elementos da boa cozinha

O livro "Sal, gordura, ácido, calor: Os elementos da boa cozinha" junto com macarrão cru, tomates, dentes de alho e temperos

“Sal, Gordura, Ácido, Calor: Os Elementos da Boa Cozinha” é um dos livros de receitas mais aclamados em todo o mundo. 

Afinal, a autora, Samin Nosrat, é uma renomada chef que já inspirou uma geração inteira de cozinheiros — incluindo o famoso autor best-seller Michael Pollan.

A filosofia de Samin é simples, mas extremamente eficaz: dominando apenas quatro elementos (sal, gordura, ácido e calor), qualquer prato que você fizer ficará delicioso.

Então, os primeiros capítulos do livro apresentam esses quatro elementos de maneira detalhada. Nos capítulos seguintes, Samin apresenta receitas simples, explicando a lógica por trás do preparo de cada uma delas. 

Por fim, ela apresenta várias possibilidades de alterações e variações, para os leitores poderem personalizar cada prato de acordo com seu gosto.

 

4. Livros de receitas: Fundamentos da cozinha italiana clássica

O livro "Fundamentos da cozinha italiana clássica" ao lado de uma pizza

Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica” de Marcella Hazan, é uma obra-prima da gastronomia que ensina não apenas como elaborar pratos italianos autênticos, mas, também, a arte e a ciência por trás deles.

Dessa maneira, a autora leva os leitores em uma jornada pela cultura culinária italiana, explorando todos os seus segredos.

Então, desde as técnicas básicas de preparação de alimentos até as dicas mais avançadas, ela ensina tudo o que é necessário para preparar pratos italianos perfeitos.

Com quase 500 receitas italianas autênticas, o livro oferece uma ampla gama de pratos, desde antepastos, massas, sopas e saladas até pratos principais, sobremesas e muito mais.

 

5. Comida de verdade: Ingredientes frescos e receitas vibrantes para a cozinha diária

O livro "Comida de verdade: Ingredientes frescos e receitas vibrantes para a cozinha diária" ao lado de frutas e legumes

Yotam Ottolenghi, um renomado chef londrino que já vendeu mais de meio milhão de cópias de seus livros, apresenta uma nova forma de transformar os vegetais no prato principal.

Assim, com técnicas inovadoras e temperos exóticos, Ottolenghi traz à tona os vegetais com cores vibrantes e sabores únicos, revolucionando o paladar e trazendo uma verdadeira comida saudável para todas as refeições.

Portanto, com mais de 150 pratos deliciosos, desde saladas até sobremesas, e com fotografias magníficas, “Comida de Verdade” explora as diferentes técnicas para trazer os vegetais para o centro das atenções na mesa, oferecendo inspiração e revolução para a cozinha.

E aí, você gostou de conhecer algumas sugestões de livros de receitas para ter em casa e se aventurar na cozinha?

Sabia que na Revista Hiléia sempre trazemos ótimas dicas e receitas para você fazer no dia a dia?

Acesse o nosso blog e conheça algumas receitas para testar em casa.