lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
livros de receitas para iniciantes

5 livros de receitas para iniciantes

Dicas
1 de março de 2022

Sem dúvida, um iniciante na cozinha pode ficar meio sem jeito na hora de preparar certas refeições. Afinal, por mais prazeroso que possa ser cozinhar, se não há o costume, essa tarefa pode ser bastante complicada. Sabia que os livros de receitas podem ajudar?

Os livros de receitas são ferramentas indispensáveis para aqueles que se sentem inseguros, mas não abrem mão de uma boa diversão gastronômica. Além disso, eles contribuem, também, aos cozinheiros mais experientes que buscam encontrar novas receitas e técnicas para praticar.

Atualmente, existem diversos livros de receitas, desde os mais técnicos (para os que já se aventuram na cozinha) até aqueles voltados para quem está começando a desbravar a arte de cozinhar. 

Abaixo, preparamos uma lista com 5 livros de receitas para iniciantes que farão desse momento muito mais satisfatório. Confira!

 

1. Sal, gordura, ácido, calor: os elementos da boa cozinha —  Samin Nosrat

Samin Nosrat é uma premiada e renomada chef de cozinha norte-americana, escritora e apresentadora de televisão. 

Em seu livro “Sal, gordura, ácido, calor: os elementos da boa cozinha”, ela ensina como utilizar de forma adequada os quatro principais elementos da gastronomia: 

  1. calor;
  2. gordura;
  3. ácido; e
  4. sal.

Segundo ela, para que uma comida ganhe sabor e variedade, ela precisa partir do essencial. 

E é justamente isso que a colunista de culinária do New York Times Magazine ensina. 

Além disso, o livro foi reconhecido com um prêmio voltado aos profissionais da gastronomia, o James Beard Awards. Sem contar que o livro fez um sucesso tão grande que acabou virando uma série da Netflix: “Salt Fat Acid Heat”.

 

2. Cozinha prática — Rita Lobo

Rita Lobo é uma chef de cozinha, formada no Institute of Culinary Education (ICE) e apresentadora do canal GNT. 

Com seu programa “Cozinha prática”, ela reuniu 60 receitas simples (porém, com técnicas gastronômicas) indispensáveis na cozinha. Algumas preparações que ela apresenta em seu livro são: feijão, temperos, arroz, aves, etc. 

De forma geral, ela ensina o básico da cozinha, bem como o correto manuseio dos principais utensílios gastronômicos. Sem dúvida, o livro pode ser comparado a um verdadeiro curso de gastronomia realizado no conforto de casa.

 

3. Pequeno livro de cozinha: guia para toda hora — Fabiana Zanelati e Kátia Najara

Com esse livro, as autoras reuniram o que há de mais essencial dentro de uma cozinha; desde técnicas de como escolher os ingredientes no mercado até informações sobre como organizar as opções de refeições. 

Inclusive, a reputação desse livro alçou voos tão altos que, em 2011, ele ficou em 4º lugar em uma premiação, em Paris, que homenageia os melhores livros de gastronomia no mundo: o Gourmand World Cookbook Awards.

 

4. Diário de uma vegana — Alana Rox

Muitos pensam que ser vegano é algo bastante sacrificante e, sem dúvidas, não há muitas maneiras de degustar diferentes preparações. 

No entanto, a autora mostra que é possível, sim, ter um estilo de vida vegano e não deixar de lado o prazer e sabor que a comida pode proporcionar.

Por isso, ela reuniu mais de 70 receitas simples e saborosas para todas as refeições. 

Dentre muitas opções, estão os lanches da tarde, doces e pratos mais elaborados para receber os amigos e/ou a família. Vale ressaltar que todas as receitas não possuem glúten, derivados de origem animal e lactose.

 

5. A culinária japonesa sem mistérios — Silla Bjerrum

Se você quer se arriscar na culinária japonesa, o livro de Silla Bjerrum é ideal para você. Ele revela os segredos sem mistérios. Aliás, uma das grandes curiosidades é que a autora é dinamarquesa.

No entanto, trabalhou em uma cozinha em Londres, onde começou a ter contato com a culinária japonesa. Anos mais tarde, abriu o seu próprio restaurante de culinária oriental que, atualmente, conta com diversas filiais em Londres.

Por isso, no livro, você aprenderá tudo sem complicações, desde a escolha dos peixes corretos até o cozimento ideal do arroz. Além disso, nas páginas finais, você encontra o endereço de onde comprar ingredientes japoneses no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Gostou de conhecer as nossas dicas de livros de receitas para iniciantes? Se sim, confira também as nossas dicas de filmes de gastronomia para te inspirar a cozinhar. Boa leitura!

[Catálogo] Para saber mais informações sobre os produtos, baixe o nosso catálogo agora! | Baixar catálogo | Hiléia