lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
whatsapp image 2020 11 16 at 20.06.41

Ideias Simples para Jardins em Ambientes Pequenos

Sem categoria
15 de dezembro de 2020

Além de deixar o ambiente lindo, cultivar plantas ou ter um pequeno jardim em casa é uma forma de atrair positividade para o seu lar. 

O hábito de cuidar das plantinhas pode ser um hobby saudável para pessoas de todas as idades e uma forma de manter contato com a natureza, mesmo para quem mora em apartamentos ou em casas sem quintal ou vista para o verde. 

Bora deixar a casa mais bonita e aconchegante? Separamos algumas dicas para você ajeitar um lindo jardinzinho em casa. E sem gastar muito, é claro! 

Jardim Vertical 

Ideal para varandas e paredes de corredores externos, o jardim vertical é a melhor solução para quem tem pouco espaço. Fica lindo e é prático de cuidar. Você pode aproveitar pallets de feira para montar os painéis que vão abrigar as plantinhas na parede, dando o seu toque especial na pintura ou deixando eles ao natural mesmo, apenas lixando a madeira. 

Jardineiras  

Ela são adaptáveis a qualquer espaço da sua casa que você puder aproveitar: janelas, varandas, área de serviço etc. As jardineiras são super práticas e ficam lindas floridas. Dão um toque de glamour e romantismo na decoração da sua casa.

Se o espaço for ensolarado, plante flores como gerânio, jasmin, onze horas, petúnia, azulzinha, azaleia e hibisco. Casa não bata sol, prefira espécies como violeta, begônia, lírio da paz, orquídea, antúrio e hortênsia. 

A jardineira precisa ter furos para escoar a água e evitar que as plantas apodreçam. Coloque uma camada de argila expandida ou brita.  Importante também usar uma manta de bidim para filtrar a terra e evitar sujeira no chão. Para plantar, use terra bem adubada e misture um pouco de areia de rio para facilitar a drenagem. Para manter a umidade da terra e as flores sempre saudáveis, misture um pouco de barro vermelho. 

Vasos diversos 

Se a sua casa não tiver um espaço específico para concentrar um mini jardim ou um recanto de vasos, preencha os cantinhos dos ambientes com vasos de diferentes tamanhos, formatos e materiais. Você pode comprar vasos já decorados ou lisos para dar o seu toque artístico pessoal, ou reaproveitar materiais recicláveis, como plástico, latas e outros metais, e louças. Neste caso, a criatividade não deve ter limites! 

Plantas para proteger a casa 

Arruda: Essa planta é muito usada pelas benzedeiras em suas rezas para afastar energias do mal. Independentemente de suas crenças e religião, você pode ter um vasinho de arruda na entrada da sua casa. Mal a gente garante que não faz! 

Alecrim: Além de ser um excelente tempero para sofisticar suas receitinhas na cozinha, o alecrim é uma graça, deixa o ambiente perfumado e livre de energias negativas. Se você ama o aroma dessa erva, é mais um motivo para apostar nela na decoração da casa. 

Cactos: Esse tipo de planta fica uma graça em um cantinho da casa, com várias espécies em diferentes vasinhos. Dizem que eles ajudam a absorver energias eletromagnéticas de equipamentos elétricos, purificam ambientes e afastam pessoas mal intencionadas.

Espada de São Jorge: Essa é a espécie mais famosa na categoria de plantas que cuidam da energia da casa. Sabia que até a ciência já comprovou que essa planta absorve elementos tóxicos do ambiente e purifica o ar? Vale a dica clássica: posicione na entrada de casa. 

Jasmin: Essa florzinha linda tem um perfume incrível, deixa a casa mais leve e fortalece o amor entre os casais. Dizem que é bom posicioná-la em uma janela apontada para o sul.

Cuide com amor! 

Cuidar do seu mini jardim será uma forma de ter um tempo especial para respirar com mais calma e admirar as belezas da natureza. Plantas e flores deixam o nosso dia a dia mais bonito, vivo e alegre. Aproveite nossas dicas e deixe sua vida ainda mais gostosa!  

Bônus: Curiosidade

Você sabia que Hiléia é sinônimo para flora e fauna amazônicas, segundo proposição de Alexander von Humboldt (1769-1859) e de Aimé Bonpland (1773-1858), respectivamente naturalistas alemão e francês, para designar a floresta equatorial que vai das encostas orientais dos Andes, atravessando todo o vale do Amazonas, até as Guianas.
A palavra tem origem no grego hulaîa, feminino de hulaîos, -a, -on, (Dicionário Houaiss), e significa bosque, selvagem.