lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
whatsapp image 2020 11 17 at 16.22.13

Hábitos que Ajudam a Prevenir o Câncer de Próstata

Sem categoria
15 de dezembro de 2020

O câncer de próstata é considerado a segunda doença que mais mata homens no mundo. Durante o período da pandemia e de quarentena, muitos homens deixaram de fazer o exame preventivo e de tomar os cuidados necessários por medo da infecção da COVID-19. É considerada doença da “terceira idade” uma vez que cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos, ou seja, é a mesma faixa etária do grupo de risco do Corona Vírus. O câncer de próstata pode não apresentar sintomas na fase inicial, por isso a importância do exame preventivo. Alguns hábitos podem ser adotados para ajudar na prevenção, nós da Hiléia listamos alguns deles pra você.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos ajuda a reduzir o risco de desenvolver um tipo mais agressivo do câncer., além de trazer benefícios para a saúde física, como redução de doenças cardiovasculares, e para a saúde mental também.

Alimentação mais saudável

Segundo pesquisas, após uma análise hábitos alimentares de homens do ocidente e oriente, a má alimentação está diretamente ligada ao câncer de próstata. O consumo excessivo de gorduras saturadas e carnes aumenta o risco de desenvolver a doença. Por isso a importância de manter uma dieta equilibrada com verduras e frutas.

Diminuição do consumo de bebidas alcoólicas

Evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas é um dos hábitos que ajudam a reduzir as chances do paciente doente agravar o seu quadro.

Evitar o consumo de cigarros

Segundo pesquisas da associação europeia de urologia, o consumo de cigarros favorece o retorno do tumor em homens que já foram submetidos à operação de retirada do órgão. Além de que, os riscos de reincidência chegam a dobrar quando as pessoas enchem os pulmões com fumaça.

Também é importante saber se há um histórico familiar de casos de câncer de próstata, uma vez que ele pode ser hereditário. O Novembro Azul é muito mais do que alertar os homens sobre o câncer de próstata, é também sobre cuidar da saúde como um todo. Combata o preconceito e se junte a essa causa.