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Gestão de supermercado: 5 ferramentas que ajudam a gerenciar

Dicas
22 de setembro de 2022

Promover uma boa gestão de supermercado é fundamental para expandir o negócio, aumentar o faturamento, reduzir custos e se destacar da concorrência. Mais do que isso, a gestão de supermercado ajuda a manter a rotina muito mais otimizada e organizada — o que reflete de forma direta aos clientes. Assim, você garante uma gestão estratégica e alcança os objetivos do seu negócio com mais facilidade.

Para isso, é possível contar com a ajuda da tecnologia, investindo em algumas ferramentas que tornam o dia a dia automatizado e organizado. Quer saber como tornar a rotina melhor e promover uma excelente gestão de supermercado?

Venha conosco e confira 5 ferramentas que podem ajudar.

 

1. Sistema de gestão (ERP)

Investir em um sistema Enterprise Resource Planning (ERP) ajuda a integrar todas as atividades do supermercado em um só lugar.

        Por isso, o ERP é uma das principais ferramentas para a gestão de supermercado, visto que ele é bem completo e garante a eficiência nos processos.

Isso porque, ele integra todos os setores do supermercado (financeiro, contábil, estoque, atendimento ao cliente, recursos humanos etc).

Então, é possível ter uma visão, em tempo real, sobre tudo o que está acontecendo em todos os setores do supermercado.

 

>> Veja alguns exemplos de ERPs para supermercados: Celtaware, Bling, Logus e Falcora.

 

2. Plataformas de pesquisa de satisfação

Acompanhar o nível de lealdade dos clientes do supermercado é fundamental para encontrar insights de melhoria.

E você só saberá se está promovendo (ou não) uma ótima experiência com o seu público se perguntar isso a ele.

Por isso, automatizar os questionários inteligentes para enviar ao seu cliente é essencial para:

  • conhecer melhor o público;
  • entender as preferências do seu cliente;
  • avaliar se eles são fiéis ao seu negócio;
  • identificar quais são as suas marcas preferidas;
  • entender se os benefícios do seu supermercado estão sendo o suficiente para garantir a sua lealdade;
  • conferir se eles estão tendo uma boa experiência de compra;
  • e muito mais.

Além de aplicar pesquisas com o público externo (clientes), lembre-se de que é importante mensurar o clima organizacional. 

Então, aplique pesquisas de satisfação com o público interno de forma frequente. Assim, é possível:

  • avaliar o comprometimento e felicidade da equipe;
  • identificar se os colaboradores estão felizes em trabalhar no supermercado;
  • entender se o supermercado oferece as melhores ferramentas para a gestão do trabalho;
  • conferir se o salário e os benefícios estão sendo compatíveis com o mercado;
  • evitar o absenteísmo e turnover;
  • melhorar a imagem da sua marca;
  • encontrar ideias que ajudem a tornar o clima mais saudável e feliz.

Então, independentemente se a pesquisa é interna ou externa, é essencial avaliar com calma o retorno do público e promover melhorias constantes.

>> Confira alguns exemplos de plataformas de pesquisa de satisfação: binds.co; Google Forms; Survey Monkey e MindMiners.

 

3. Trello

Se você quer uma ferramenta para gerenciar a sua equipe, o Trello é uma ótima alternativa.

Isso porque, ele permite distribuir tarefas entre o time e acompanhar o desenvolvimento das atividades.

Você pode criar quadros, listas e cartões para organizar a rotina e personalizar o fluxo de trabalho.

Além disso, ele conta com algumas integrações (como o Dropbox, Google Drive, Slack, Evernote e Confluence), para facilitar o gerenciamento de todas as atividades.

>> Confira outras plataformas para o gerenciamento de projetos: Monday, Atlassian, Asana e Microsoft Project.

 

4. Pricefy

Ter uma boa comunicação visual no supermercado é fundamental para encantar clientes e promover uma experiência positiva com a sua marca.

A Pricefy é uma ferramenta que pode ajudar: ela é uma plataforma on-line que cria etiquetas e cartazes padronizados.

Então, ela respeita a identidade visual do supermercado e, ainda, garante a conformidade com as legislações de proteção ao consumidor.

Sendo assim, é uma maneira inteligente para evitar erros de comunicação (preços, promoções e ofertas) e a divergência de preços entre gôndolas e caixas.

 

>> Você também pode gostar de ler: Ofertas de supermercado: quando e como fazer?

5. CRM: ferramenta para gestão de supermercado que pode ajudar no gerenciamento

Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é outra ferramenta para gestão de supermercado que não poderia ficar de fora da nossa lista.

Afinal, uma plataforma de CRM armazena algumas informações importantes de clientes (antigos, atuais e potenciais), como:

  • nome completo;
  • dados demográficos;
  • histórico de compra;
  • entre outros.

Assim, ele permite organizar melhor todas as informações do seu cliente, conhecer o comportamento do seu consumidor, aumentar a satisfação do público e encontrar novas oportunidades de negócio.

Além disso, ele pode ajudar a criar estratégias de vendas e marketing muito mais assertivas. 

 

> Veja alguns exemplos de CRMs: Mercafácil, Vórtice, Capterra e Datasales.<<

 

 

Você gostou de conferir as nossas dicas com algumas ferramentas que podem ajudar na hora de realizar uma ótima gestão de supermercado?

 

Então, aproveite para conhecer todas as matérias do nosso blog. Na Revista Hiléia você encontra diversos conteúdos que podem ajudar no dia a dia do seu supermercado. Boa leitura!

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