lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
gestao de estoque

Gestão de estoque: saiba como fazer para seu mercado

Gestão
19 de agosto de 2022

Seja um supermercado grande ou pequeno, fazer a correta gestão de estoque é essencial. No entanto, sabemos que isso é um desafio, principalmente se você trabalha com uma grande diversidade de produtos e marcas.

Realizar a correta gestão do estoque só traz benefícios, como: 

  • promover a segurança financeira do estabelecimento;
  • assegurar que consumidor estará comprando produtos sempre dentro do prazo de validade;
  • manter um equilíbrio no fluxo de caixa;
  • garantir mais organização e praticidade para o mercado.

Vamos aprender mais sobre o assunto?

Venha conosco e confira algumas dicas fundamentais na hora de fazer uma boa gestão de estoque. 

 

Registre o fluxo das mercadorias para promover uma excelente gestão de estoque

Você sabe o que entra e o que sai do supermercado e quanto tempo demora para um produto ser vendido?

É muito importante que o estabelecimento tenha um software onde os próprios colaboradores possam inserir as informações dos produtos que chegam do fornecedor. 

Portanto, conte com a ajuda da tecnologia, investindo em um sistema para gestão de estoque. Afinal, ele pode registrar todas as entradas e as saídas de forma automática.

Aliás, ter um bom software é uma das principais dicas se você quer ter uma gestão estratégica de estoque. Isso porque, ele pode ajudar (e muito) a organizar melhor o dia a dia do mercado — de forma automatizada e sem erros.

 

Esteja atento a validade dos produtos

Muitos supermercados sofrem grandes perdas devido à falta de gestão de estoque. Por isso, ao registrar a entrada de um produto é importante preencher a sua data de validade.

Afinal, quando o supermercado trabalha com produtos perecíveis, estar atento ao prazo de validade é ainda mais importante, pois as mercadorias podem estragar — gerando grandes prejuízos financeiros.

Existem diversas técnicas para controlar o estoque. Uma delas é a “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai” (PEPS). Essa metodologia veio do termo inglês FIFO  (First In First Out).

Então, a regra é elaborar uma estratégia de exposição e organização de produtos conforme as suas datas de entrada no estoque. 

Dessa maneira, é uma forma para evitar que os produtos fiquem meses no estoque e vençam antes mesmo de irem para as prateleiras.

 

>> Você também pode gostar de ler: Tudo sobre produtos perecíveis na gestão de estoque.

 

Invista em promoções para promover o giro do estoque

As promoções e ofertas são bem importantes para promover o giro do estoque. Além disso, os consumidores amam. Por isso, é uma ótima alternativa para se destacar da concorrência e fidelizar os seus clientes.

Então, é uma maneira para evitar que a mercadoria fique parada no estoque e acabe estragando. 

Para isso, analise o financeiro do seu negócio e invista em boas promoções para chamar a atenção do público.

Aliás, existem diversas formas de promover ofertas no supermercado, como:

  • compre um e leve dois;
  • cupom de desconto para a próxima compra;
  • cartão de fidelidade;
  • sistema de cashback;
  • descontos progressivos;
  • entre outros.

 

Trabalhe com estoque mínimo emergencial

Sabe aqueles produtos que os consumidores amam e não ficam sem? Então: você precisa descobrir quais são esses produtos para criar um bom planejamento de compras.

Se você trabalha com um software, basta emitir os relatórios de venda dos últimos meses. Assim, você analisa quais são os produtos que os clientes compram de forma recorrente.

Além disso, é importante ter uma boa programação de compras, evitando que essas mercadorias faltem no mercado.

Na dúvida, crie um estoque mínimo emergencial, pois precisamos considerar que, mesmo que você tenha dado entrada em um pedido com o fornecedor, a entrega pode atrasar — afinal, imprevistos acontecem.

Dessa forma, trabalhar com um estoque mínimo emergencial para esses produtos mais vendidos é uma ótima ideia para não ficar sem.

 

Treine os seus colaboradores

Os colaboradores do mercado precisam ser proativos, organizados e eficientes. Então, investir na mão de obra qualificada em todos os setores é um grande diferencial competitivo.

Além disso, você garante que os colaboradores tenham as habilidades necessárias para dar a entrada e a saída de forma correta do sistema — além do monitoramento constante.

Afinal, todas as etapas de controle de estoque exigem comprometimento, responsabilidade e profissionalismo.

Por isso, treinar os novos colaboradores e investir em cursos de reciclagem para os antigos são ótimas dicas para ter a certeza de que os registros, o recebimento, a catalogação e a distribuição dos produtos nas gôndolas estarão sempre corretos.

Você gostou de aprender como fazer uma boa gestão de estoque para o supermercado?

Sabia que trabalhar com diferentes fornecedores também é uma dica fundamental para garantir uma boa gestão de estoque. 

Se você trabalha com a venda de biscoitos, massas, snacks, bolos e sopas, conheça os produtos Hiléia!

Além disso, te convidamos para conhecer o nosso conteúdo sobre: Fornecedores para supermercados: saiba como ter Hiléia na sua prateleira. Boa leitura!

Catálogo | Hiléia