lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
filmes de gastronomia para te inspirar a cozinhar

Filmes de gastronomia para te inspirar a cozinhar

Dicas
21 de outubro de 2021

Reunir a família e os amigos para assistir a um bom filme em casa é ótimo, pois os momentos de lazer são mais que necessários na correria do dia a dia. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas de filmes de gastronomia. Afinal, convenhamos: filme combina com comida, não é mesmo?

Os filmes de gastronomia podem te ajudar a se arriscar mais na cozinha, servindo como inspiração para você misturar temperos, experimentar novos sabores e colocar a mão na massa.

Vamos conhecer as nossas dicas de filmes de gastronomia? Venha conosco e confira!

 

Chef  (2014)

filmes de gastronomia - Chef

O filme é uma comédia dramática que conta a história de Carl Casper, um chef de cozinha de um restaurante famoso em Los Angeles. Ele vive em constantes dilemas com o dono do estabelecimento, pois ele quer inovar no cardápio, porém, sem sucesso.

Um dia, um crítico gastronômico vai até o restaurante e faz publicações negativas com relação aos pratos. Casper, furioso, vai tirar satisfação e acaba sendo demitido. Porém, esse escândalo vai parar na internet — fechando as portas dos demais restaurantes.

Sem saber o que fazer, Casper conta com a ajuda da sua ex-esposa. Ele inaugura um trailer de comida e conquista a oportunidade de inovar, conseguindo preparar os pratos que sempre sonhou. Vale a pena assistir!

 

Garfield — o filme (2004)

Filmes de gastronomia - Garfield o filme

O famoso gatinho Garfield, muito conhecido por ser preguiçoso, irônico, amar lasanha e dormir, traz uma nova aventura em seu filme. 

Seu dono, Jon Arbuckle, decide adotar um cachorro, Odie. Irritado e enciumado com Odie, Garfield, que não gosta de dividir as atenções, começa uma série de planos para retomar o seu lugar na casa. 

No entanto, quando o cãozinho é sequestrado devido às suas artimanhas e travessuras, o gato fica com remorso e se dedica em salvar o amigo, visando se redimir com o dono.

A história é regada por muitas lasanhas — o prato preferido de Garfield — e outras deliciosas comidas italianas.

 

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Filmes de gastronomia - a fantástica fabrica de chocolate

A Fantástica Fábrica de Chocolate é um filme de fantasia baseado no conto de Roald Dahl. Ele é um remake do filme original, lançado em 1971.

Willy Wonka é o dono da fábrica e realiza um concurso para escolher o seu herdeiro para o império de doces. Assim, distribui convites dourados em algumas barras de chocolate, pois ele quer encontrar uma criança que realmente mereça o cargo.

Dentre as 5 crianças que entram na fábrica, há Charlie, um menino pobre de bom coração. Assim, o filme conta essa aventura, regada com muito humor, encanto, doces, balas e, é claro, muito chocolate.

 

Ratatouille (2007): um dos filmes de gastronomia que você precisa assistir

Filmes de gastronomia - Ratatouille

Ratatouille é um filme perfeito para quem ama animação. Ele conta a história de um rato, Remy, que tem o sonho de se tornar um grande chef. Porém, um rato nunca é bem-vindo na cozinha, certo? Por isso, ele sempre era expulso dos restaurantes que visitava.

Um dia, ele estava em um esgoto embaixo de um restaurante famoso, decide visitar a cozinha e conhece Linguini, um ajudante extremamente atrapalhado e que não sabe cozinhar, porém, precisa manter o emprego.

Assim, Remy e Linguini realizam uma parceria, onde o rato fica escondido embaixo do chapéu de Linguini e orienta tudo o que ele precisa fazer para preparar os pratos.

 

Julie & Julia (2009)

Filmes sobre gastronomia - Julie & Julia

Julie Powell é uma nova-iorquina que trabalha em uma agência do governo. Porém, está frustrada com o seu emprego, pois o seu sonho era se tornar uma escritora. Assim, como terapia, cria um blog para contar as suas experiências gastronômicas.

Para isso, entra em um desafio culinário: preparar as 524 receitas presentes no livro da chef Julia Child no período de um ano e relatar a sua experiência no blog. 

Julia escreveu o livro Mastering the Art of French Cooking com o objetivo de ensinar a culinária francesa para mulheres americanas. Ela também apresentou um programa de culinária. O filme é baseado em duas histórias reais.

 

Pegando fogo (2015)

Filme sobre gastronomia - Pegando fogo

Pegando Fogo é um dos ótimos filmes de gastronomia que conta a história do consagrado chef de cozinha Adam Jones, muito conhecido pelo seu talento nos restaurantes de Paris. No entanto, o abuso de drogas e álcool acaba destruindo a sua carreira.

Isso o afastou dos holofotes e também da cozinha. Após um período de isolamento, ele retorna à Londres com o objetivo de conquistar a terceira estrela no Guia Michelin, retomando a sua vida e tendo uma segunda chance para realizar o seu sonho.

Porém, para isso, ele precisa aprender a se desculpar e a renascer, principalmente quando o assunto é aprender a trabalhar em equipe — mesmo diante de muita pressão pela busca da perfeição culinária.

Conte para nós: você gostou de conhecer as nossas dicas de filmes de gastronomia? Já assistiu algum deles? 

Que tal conhecer todos os conteúdos do blog? Toque aqui e acompanhe as novidades na Revista Hiléia.

[Catálogo] Para saber mais informações sobre os produtos, baixe o nosso catálogo agora! | Baixar catálogo | Hiléia