A crise provocada pela pandemia do coronavírus afetou todas as pessoas e empresas do mundo inteiro. No comércio varejista, isso não foi diferente.
A notícia boa é que o comércio varejista de alimentos é um setor essencial. Ou seja, as pessoas não podem deixar de comer, certo?
Então, embora você possa ter notado uma queda no consumo em restaurantes e bares, a compra de alimentos continuou.
Portanto, as expectativas para o comércio varejista de alimentos são muito positivas.
Para isso, as empresas precisam conhecer o perfil do seu consumidor e investir em estratégias para mantê-los engajados e fiéis a sua marca.
Vamos entender mais sobre as expectativas para o comércio varejista de alimentos para 2022 e como se destacar no próximo ano?
Continue conosco!
3 tendências no comércio varejista de alimentos em 2022
Estar de olho nas principais tendências na área alimentícia é uma ideia interessante para se destacar.
Afinal, ter um bom planejamento estratégico é essencial para encontrar ideias que possam contribuir com o crescimento dos negócios.
Confira algumas tendências do comércio varejista de alimentos para apostar em 2022.
1. E-food
De acordo com um estudo realizado pela Statista (empresa especialista em dados de mercado e consumidores) mostrou que o Brasil foi um grande destaque no segmento do delivery na América Latina.
Conforme a empresa, o delivery no país representou 48,77%, ou seja, quase a metade dos números do delivery. Portanto, é uma estratégia que a sua empresa não pode ficar de fora, concorda?
Além de estar presente nas principais plataformas de delivery da sua região, você também pode apostar no take away — serviço em que você prepara a refeição ou o alimento e o cliente passa apenas para buscar no seu estabelecimento, consumindo-o em outro lugar.
Além disso, a venda de alimentos de forma on-line, por meio de plataformas específicas, redes sociais e e-commerce também é uma ideia interessante para turbinar o comércio varejista de alimentos em 2022.
2. Desperdício zero
O movimento zero waste, ou desperdício zero, também está com tudo. Afinal, ele é importante porque estimula um consumo sustentável, além da economia em casa.
Conforme a Aliança Internacional de Desperdício Zero, a ideia é ter mais cuidado e conservar recursos de produção, consumo e recuperação de produtos; assim como embalagens e materiais utilizados pelas empresas.
Assim, é preciso que as empresas desenvolvam essa cultura, evitando o descarte de materiais que possam prejudicar o meio ambiente.
Então, ideias interessantes para promover o desperdício zero no comércio varejista são:
- invista em embalagens reutilizáveis e sustentáveis;
- pense na possibilidade de implementar a logística reversa;
- tenha um excelente controle de estoque para evitar desperdícios;
- aposte em bons projetos com responsabilidade ambiental;
- dentre outros.
3. Alimentação rápida
Uma pesquisa realizada pela Kitchen Stories atestou que os consumidores dos Estados Unidos e do Reino Unido querem gastar menos de 30 minutos preparando uma refeição.
Além disso, segundo o estudo “2021-2022 Tendências Alimentares pós-covid 19”, os consumidores querem “mais por menos”. Ou seja, querem refeições nutritivas, saborosas e rápidas para toda a família.
Afinal, os consumidores estão com o dia a dia cada vez mais corrido, concorda? Portanto, essa é uma ideia que pode ser explorada.
Gostou de aprender mais sobre as expectativas para o comércio varejista de alimentos em 2022? Se sim, que tal ler também: Quais os melhores produtos alimentícios para vender em mercados? Boa leitura!