lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
expectativas para o comercio varejista de alimentos em 2022

Expectativas para o comércio varejista de alimentos em 2022

Informações
29 de novembro de 2021

A crise provocada pela pandemia do coronavírus afetou todas as pessoas e empresas do mundo inteiro. No comércio varejista, isso não foi diferente.

A notícia boa é que o comércio varejista de alimentos é um setor essencial. Ou seja, as pessoas não podem deixar de comer, certo? 

Então, embora você possa ter notado uma queda no consumo em restaurantes e bares, a compra de alimentos continuou.

Portanto, as expectativas para o comércio varejista de alimentos são muito positivas.

Para isso, as empresas precisam conhecer o perfil do seu consumidor e investir em estratégias para mantê-los engajados e fiéis a sua marca.

Vamos entender mais sobre as expectativas para o comércio varejista de alimentos para 2022 e como se destacar no próximo ano? 

Continue conosco!

 

3 tendências no comércio varejista de alimentos em 2022

Estar de olho nas principais tendências na área alimentícia é uma ideia interessante para se destacar.

Afinal, ter um bom planejamento estratégico é essencial para encontrar ideias que possam contribuir com o crescimento dos negócios.

Confira algumas tendências do comércio varejista de alimentos para apostar em 2022.

 

1. E-food

De acordo com um estudo realizado pela Statista (empresa especialista em dados de mercado e consumidores) mostrou que o Brasil foi um grande destaque no segmento do delivery na América Latina.

Conforme a empresa, o delivery no país representou 48,77%, ou seja, quase a metade dos números do delivery. Portanto, é uma estratégia que a sua empresa não pode ficar de fora, concorda?

Além de estar presente nas principais plataformas de delivery da sua região, você também pode apostar no take away — serviço em que você prepara a refeição ou o alimento e o cliente passa apenas para buscar no seu estabelecimento, consumindo-o em outro lugar.

Além disso, a venda de alimentos de forma on-line, por meio de plataformas específicas, redes sociais e e-commerce também é uma ideia interessante para turbinar o comércio varejista de alimentos em 2022.

 

2. Desperdício zero

O movimento zero waste, ou desperdício zero, também está com tudo. Afinal, ele é importante porque estimula um consumo sustentável, além da economia em casa.

Conforme a Aliança Internacional de Desperdício Zero, a ideia é ter mais cuidado e conservar recursos de produção, consumo e recuperação de produtos; assim como embalagens e materiais utilizados pelas empresas.

Assim, é preciso que as empresas desenvolvam essa cultura, evitando o descarte de materiais que possam prejudicar o meio ambiente.

Então, ideias interessantes para promover o desperdício zero no comércio varejista são:

  • invista em embalagens reutilizáveis e sustentáveis;
  • pense na possibilidade de implementar a logística reversa;
  • tenha um excelente controle de estoque para evitar desperdícios;
  • aposte em bons projetos com responsabilidade ambiental;
  • dentre outros.

 

3. Alimentação rápida

Uma pesquisa realizada pela Kitchen Stories atestou que os consumidores dos Estados Unidos e do Reino Unido querem gastar menos de 30 minutos preparando uma refeição.

Além disso, segundo o estudo “2021-2022 Tendências Alimentares pós-covid 19”, os consumidores querem “mais por menos”. Ou seja, querem refeições nutritivas, saborosas e rápidas para toda a família.

Afinal, os consumidores estão com o dia a dia cada vez mais corrido, concorda? Portanto, essa é uma ideia que pode ser explorada.

Gostou de aprender mais sobre as expectativas para o comércio varejista de alimentos em 2022? Se sim, que tal ler também: Quais os melhores produtos alimentícios para vender em mercados? Boa leitura!

[Catálogo] Para saber mais informações sobre os produtos, baixe o nosso catálogo agora! | Baixar catálogo | Hiléia