lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
estrategias digitais para mercados e supermercados

Estratégias digitais para mercados e supermercados

Dicas
26 de janeiro de 2022

A tecnologia está em tudo o que fazemos: no trabalho, em casa, no contato com os amigos e até mesmo nas compras do dia a dia. Com o passar do tempo, as estratégias digitais modificaram a forma como os clientes consomem as marcas e as informações e isso se encaixa também no ramo dos mercados e supermercados. 

Portanto, não tenha dúvida: se o seu mercado físico estiver presente nas plataformas digitais, pode ter certeza que atrairá um número muito maior de clientes. 

Quer saber mais? Então, confira, neste artigo, algumas estratégias digitais que estão entre as tendências para 2022 e que podem ser implementadas para melhorar as suas vendas. 

Continue conosco e boa leitura!

 

Invista no SEO local

Para alcançar o maior número de clientes possível em um determinado local, o primeiro passo é conseguir ser encontrado na internet quando o consumidor faz uma pesquisa por cidade ou região. 

Para isso, você deve fazer um cadastro gratuito na plataforma Google Meu Negócio. Assim, o seu supermercado será ranqueado e aparecerá no Google Maps quando os usuários procurarem pela localidade. 

Então, siga o passo a passo descrito no Google Meu Negócio, insira todas as informações corretas e poste fotos incríveis do seu estabelecimento.

Afinal, a ideia é apresentar as informações completas do seu estabelecimento e convidar o consumidor para conhecer e investir no seu mercado.

 

Otimize site e blog para mecanismos de pesquisa

É muito importante manter o site e blog do supermercado sempre atualizados. Caso eles tenham sido feitos em plataformas muito antigas, considere a opção de modernizá-los. 

Além disso, é importante que o site do mercado seja de fácil acesso para os consumidores, principalmente na aba de pesquisas. Afinal, todos nós priorizamos a praticidade e um site muito complexo só tende a afastar os clientes. 

Além de ter um site e blog novo e moderno, responsivo (que se adapta às mais diversas telas, como computador, celular, tablet), vale a pena investir no marketing de conteúdo para trabalhar com as palavras-chave mais buscadas pelo seu cliente.

Inclusive, o marketing de conteúdo é uma ferramenta valiosa para divulgar o seu supermercado na internet. 

Dessa maneira, quando ele faz uma pesquisa no Google, por exemplo, ele encontra o seu supermercado sempre nas primeiras posições.

 

Use todo o poder das redes sociais

O número de usuários nas redes sociais cresce a cada dia que passa. O Brasil, inclusive, é o terceiro país que mais usa as redes sociais em todo o mundo, ficando atrás apenas das Filipinas e da Colômbia.

Facebook, Instagram, Pinterest, TikTok, YouTube. Twitter… Seja qual for a rede, a maioria dos brasileiros está inscrita em, pelo menos, uma delas. 

Portanto, use todo o poder das redes sociais a favor do seu negócio. Algumas dicas simples para atrair o público para as redes sociais do seu mercado:

  • trace objetivos concretos;
  • divulgue ofertas diariamente;
  • informe o público sobre os diferenciais do supermercado, como entrega gratuita e rápida, compras pela internet, entre outros;
  • invista em anúncios patrocinados;
  • mostre o dia a dia do supermercado;
  • use os memes das redes sociais;
  • mantenha uma constância nas publicações.

 

Conte com a ajuda de uma assessoria de imprensa qualificada

Uma estratégia importante e que deve ser considerada pelos proprietários de supermercados é contar com o apoio de uma assessoria de imprensa qualificada.

A assessoria de imprensa ajuda a realizar e divulgar ações do seu supermercado, trabalhando com o nome da sua marca para torná-la autoridade na sua região.

Isso acontece porque eles conhecem as melhores estratégias de branding e contam com diversos parceiros que podem ajudar a tornar o seu mercado mais conhecido.

Além disso, contar com um assessor de imprensa é fundamental para o bom andamento da comunicação entre empreendedor e clientes. 

 

Invista em links patrocinados 

Sabemos que o alcance orgânico (não pago) é ótimo. Inclusive, o marketing de conteúdo ajuda (e muito) a conquistar a sua audiência por meio de estratégias gratuitas.

Porém, se você quer alcançar resultados mais rápidos, vale a pena investir em links patrocinados também. Os links patrocinados são anúncios pagos.

Dessa maneira, quando alguém faz uma pesquisa no Google, o seu supermercado vai aparecer nos primeiros resultados, seguido da palavra “anúncio”. 

Além do Google, você também pode fazer anúncios patrocinados nas redes sociais. Assim, é uma maneira para alcançar uma audiência segmentada e convidá-la para conhecer as suas ofertas.

Gostou de aprender algumas estratégias digitais para mercados e supermercados? Se sim, complemente a sua leitura conferindo também quais são as melhores formas de pagamento para oferecer ao público. Boa leitura!

[Catálogo] Para saber mais informações sobre os produtos, baixe o nosso catálogo agora! | Baixar catálogo | Hiléia