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Estratégias de marketing

Estratégias de marketing para mercados: por onde começar?

Gestão
8 de fevereiro de 2024

Deseja aumentar a visibilidade de seu mercado e atrair clientes, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Existem algumas estratégias de marketing, iniciais, que podem ser trabalhadas. 

Elas contribuem para o aprimoramento da saúde financeira e o destaque de seu negócio. 

Ficou curioso? Então, continue a leitura e tenha acesso às dicas que vão te ajudar a alavancar seu mercado. 

Boa leitura!

6 dicas de estratégias de marketing para mercados

Estratégias de marketing para mercados

As estratégias de marketing são fundamentais para os mercados que não possuem um posicionamento bem definido e desejam aumentar o engajamento. Elas são essenciais para atrair clientes em meio a alta concorrência.

Para isso, é necessário garantir excelentes experiências de compra. Esse é um fator determinante na concretização da venda. Somente assim será possível conquistar o comprador e, consequentemente, fidelizá-lo. 

Segundo dados apresentados pela Zendesk, 75% deles estão dispostos a gastar mais em empresas que proporcionam uma boa experiência. 

Logo, aplicar estratégias que contribuam para o alcance dessa percepção do comprador é fundamental para garantir a evolução do seu mercado.

Contudo, essa não costuma ser uma das preocupações deste tipo de negócio. É mais comum perceber que o foco dos gestores está na briga pelo preço baixo e disponibilidade de marcas.

Mas, é preciso lembrar que, para muitas pessoas, ir ao supermercado pode ser considerado um passeio. Dessa forma, o tempo no estabelecimento precisa ser agradável e confortável para cativá-lo de uma vez.

Vale destacar que, segundo a Opinion Box, 53% dos consumidores ainda compram alimentos e bebidas predominantemente ou somente em lojas físicas. Muito disso se dá pela variedade de produtos.

Então, aproveite esse comportamento e saiba como aprimorar as ações de seu mercado para torná-lo cada vez mais competitivo. Veja, a seguir, dicas que vão te ajudar a saber por onde começar quando o assunto é estratégias de marketing.

Leia também: Saiba como administrar um minimercado com eficiência

1. Identidade visual

Em um primeiro momento, como uma das principais estratégias de marketing, foque na identidade visual do mercado! Ela é o elemento chave para atração de clientes e reconhecimento de sua marca

Isso porque ela envolve elementos visuais como logotipo, cores, tipografia e padrões gráficos. Esses símbolos ajudam a reforçar a imagem do mercado na cabeça dos possíveis clientes.

Sem contar que essa estratégia ajuda na transmissão de personalidade e valores do negócio, o diferenciando dos concorrentes.

2. Estímulos sensoriais e organização do layout

Como abordado anteriormente, os clientes costumam passar horas dentro de supermercados. Logo, é fundamental entender como aproveitar melhor esse tempo para incentivar boas sensações e tomadas de decisão mais assertivas

Sendo assim, aposte no marketing sensorial! Isto é, invista em sons, aromas, iluminação, texturas e cores. Todo e qualquer tipo de elemento capaz de tornar o espaço aconchegante e acolhedor.

Esse tipo de estratégia ajuda na construção de ambientes memoráveis. E isso gera boas emoções que, consequentemente, impactam positivamente no aumento do tempo de permanência em seu estabelecimento.

Além disso, aposte na organização e limpeza do PDV. Isto é, facilite o encontro de produtos. Contribuir para a compra independente também é uma forma de garantir a experiência do cliente. 

Por isso, o layout precisa ser planejado de maneira a estruturar categorias e separar itens conforme setores

3. Incentivos de compras por impulso

Seguindo a lógica do tópico anterior, como uma das estratégias de marketing mais poderoso para mercado, invista em ações que incentivam a compra por impulso. Ou seja, estimule o desejo de compra de itens que o cliente não havia planejado.

Essa tática ajuda no aumento das vendas e, assim, no crescimento da receita do mercado. Algumas formas de realizar essa técnica são:

  • Organize estrategicamente o mercado, colocando produtos complementares do lado um do outro;
  • Coloque os produtos mais atrativos na altura dos olhos;
  • Desenvolva uma seção de conveniência no caminho da fila até o caixa;
  • Junte itens de baixa com os de alta rotatividade;
  • Invista em displays atrativos;
  • Possibilite degustações;
  • Distribua amostras grátis, e outros.

Leia também: Exposição de produtos no supermercado: tutorial gratuito

4. Promoção e datas comemorativas

Em complemento com a dica acima, as promoções contribuem com a experiência de compra do cliente e com o aumento da receita do mercado

Isso porque ela também é uma estratégia de marketing que visa estimular a compra por impulso ou de produtos não programados. 

Considere aplicar essa prática em produtos com baixo giro ou que estão perto do vencimento da data de validade, por exemplo. Faça promoções de “leve 2, pague 1” e ofertas exclusivas para programas de fidelidade.

Além disso, essa prática pode ser aliada a datas comemorativas para incentivar ainda mais as compras. 

A sazonalidade é super importante para o comércio. Seja, feriados, estações, épocas festivas e até mesmo dias menos conhecidos. Como o dia do hambúrguer, da pizza e do chocolate.

Quanto mais divertido, regulável e inesperado for, mais eficiente será. Sabemos como os preços baixos são capazes de atrair clientes. Portanto, essas táticas são essenciais para a conquista de compradores e para o ganho em quantidade de vendas.

Leia também: Quando fazer promoções no mercado? Confira!

5. Benchmarking

O benchmarking é uma das estratégias de marketing que mais contribui para a geração de insights. Ela diz respeito à análise e comparação de táticas a ações utilizadas por concorrentes ou referências.

Isso ajuda a identificar práticas e tendências que poderão contribuir para o sucesso do negócio, o tornando mais competitivo. Claro que tudo terá que ser estudado com base na realidade do seu mercado

Assim, será possível garantir novas oportunidades através de comunicações mais eficientes e campanhas mais assertivas.

Leia também: WhatsApp para Supermercados: como usar a ferramenta para vender mais e criar relacionamento

6. SEO Local

Uma boa estratégia de marketing é o SEO Local. Ele está relacionado ao Google Meu Negócio. Ou seja, essa é a ferramenta do Google responsável por disponibilizar as principais informações sobre o seu mercado. 

Aqui, são otimizados dados como, nome, endereço, telefone, horário de funcionamento e avaliações. Isso ajuda na visualização e no destaque de seu estabelecimento em buscas locais.

Dessa forma, durante uma pesquisa no Google de um possível cliente, quanto aos mercados mais próximos, o nome do seu negócio aparecerá nesta lista. O direcionando, assim, para o estabelecimento.

Dica extra: conte com fornecedores de qualidade

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A qualidade dos fornecedores é fundamental! Afinal, de nada adianta aplicar essas estratégias de marketing se os produtos oferecidos não são atrativos e de qualidade. 

Por isso, conte com a Hiléia! São quase 6 décadas de experiência, mais de 100 produtos no portfólio, 3 fábricas e 5 filiais

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