Como ajudar os filhos e professores no desafio da educação a distância
O distanciamento social imposto pela pandemia do Covid-19 trouxe às famílias uma série de desafios. Como se não bastassem todos os cuidados de higiene e limpeza necessários para manter nossa casa protegida contra o novo coronavírus, temos que nos desdobrar em mil para manter a harmonia no lar.
Com o fechamento das escolas, nos deparamos com uma missão que parece praticamente impossível: manter as crianças entretidas e comprometidas com os estudos enquanto estão confinadas em quatro paredes. Está difícil fazer com que os pequenos entendam de uma vez por todos que quarentena não é férias? Então vem com a gente, temos dicas para te ajudar nesse desafio!
Professores: seus novos melhores amigos
Parceria é a nova palavra de ordem. Por mais que a responsabilidade das aulas à distância seja do professor, ele não será bem sucedido sem ajuda dos pais ou responsáveis. Se está difícil para você, imagina para ele, que de um dia para o outro teve que virar uma espécie de youtuber para ministrar as aulas pela internet, de um jeito que mantenha a atenção e o interesse dos alunos?
Com muita empatia, diálogo e respeito às dificuldades de cada um, a coisas ficarão mais fáceis para todos. Veja os professores como aliados e converse sobre as dificuldades sempre que possível. Com a união de esforços, a rotina diária de estudos fluirá de uma forma mais leve, sem sobrecarregar pais, professores e alunos.
Transforme um espaço da sua casa em sala de aula
Não importa se será um espaço na mesa da cozinha, no quarto das crianças, na sala ou na varanda: é importante reservar um espaço de casa para os estudos. Determinar essa área ajudará na rotina diária da educação a distância e quanto mais livre de distrações o espaço for, melhor.
Se você estiver trabalhando em casa, talvez seja uma boa ideia determinar o espaço “escolar” perto do seu ambiente de trabalho. É uma forma fácil para você acompanhar de perto as aulas e atividades das crianças. Claro que será um grande desafio manter um olho no trabalho e o outro na educação dos filhos, mas a proximidade pode ajudar mais do que atrapalhar. Avalie com cuidado todas as possibilidades, afinal cada família é única e cada caso é um caso.
Rotina e disciplina
Se rotina é a palavra de ordem para todos em tempos de quarentena, sua principal aliada é a disciplina. Organize um cronograma diário para as crianças com o horário da “escola”, recreio, almoço, descanso, lição de casa, telas (TV, videogame, tablet, celular etc.), jantar e hora de dormir. A ideia é montar essa rotina de horários junto com as crianças para que todos estejam de acordo. Escreva o cronograma em um papel e ou cartaz e deixe-o à vista.
Uma dica muito importante: não compare a rotina da sua casa a das outras famílias. Cada uma tem seus hábitos, preferências, ritmos e possibilidades. Não existe melhor ou pior, o que importa é o que funciona em cada lar.
É hora do recreio!
É impossível reproduzir esse momento tão especial da rotina das crianças exatamente como é na escola, porque falta o principal: a companhia dos amiguinhos para brincar. Mas é possível fazer com que a hora do intervalo seja gostosa e divertida. Mantenha a merenda que elas estão acostumadas a comer na escola ou deixe que elas escolham o que melhor as apetecem. A escolha da recreação também deve ser livre. É hora de relaxar!
Respira, não pira!
Não se cobre se não estiver conseguindo manter o total controle da situação. Já ouviu o ditado “o excelente é inimigo do bom”? Faça o que estiver ao seu alcance e relaxe.
Esse provavelmente é um dos momentos mais desafiantes das nossas vidas, mas não estamos sozinhos: o mundo inteiro está lidando com as consequências de uma pandemia, de uma forma ou de outra. Vamos aproveitar esse momento para fortalecer os laços familiares e o espírito de comunidade? Use o mantra “vai passar!” no seu dia a dia, abrace sua família como puder e, claro, conte sempre com a Hiléia para deixar a rotina na sua casa mais gostosa.
Estamos com você!