lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
whatsapp image 2020 09 15 at 11.55.24

Dicas Para Trabalhar de Casa Com Crianças

Hiléia e você
15 de setembro de 2020

Hoje em dia, com a questão da pandemia do Covid-19, todo mundo está tendo que se readequar a uma nova rotina. Uma das maiores mudanças que estamos vivendo é o fato de trabalhar de casa pela internet. Quem tem essa oportunidade acaba tendo que lidar também com os desafios de se concentrar no trabalho e ainda ter que dar atenção à família, principalmente aos filhos. Como esse encontro das crianças sem escola com o trabalho em casa pode não ser muito harmônico, vamos listar uma série de dicas para tudo fluir mais tranquilamente no seu lar.

 

Acorde cedo

“Deus ajuda quem cedo madruga”. Uma das grandes vantagens de trabalhar de casa é ganhar o tempo que normalmente seria perdido no transporte público. Então aproveite o momento em que todos ainda estão dormindo e o silêncio ainda existe na sua casa para fazer as tarefas que exigem maior concentração. Sem distrações, essa pode ser uma das horas mais produtivas do seu dia. 

 

Vista-se para o trabalho

Tem gente que possui dificuldades de manter o foco para trabalhar de casa. Uma das maneiras de enfrentar isso é vestir-se normalmente como se fosse para a empresa. Isso ajuda o corpo e a mente a entrarem no “modo trabalho”. Pode ser divertido trabalhar de pijamas nos primeiros dias, mas logo a graça vai embora. Você verá que essa pequena mudança afeta o seu inconsciente de formas positiva, e também passa a mensagem para os seus filhos de que esse é um momento sério e importante para você.  

 

Tenha um espaço só para você

Em muitos casos isso não é possível, mas vale tentar arrumar um cantinho isolado dentro de casa para você trabalhar. As crianças e outros membros da família também precisam de espaço para suas atividades, então se você dividir a sala com eles, sua concentração poderá diminuir. Uma vez que você escolheu seu ambiente de trabalho, é importante conversar com todos para impor limites. Diga que é para chamarem somente em casos realmente importantes e estabeleça um controle do barulho. Proíba a TV com o volume muito alto e as brincadeiras com gritarias. Uma dica bacana é conciliar os seus horários de trabalho com as atividades de estudo das crianças. Se for o seu caso, avise também aos outros membros da família que aparelhos como furadeira, aspirador de pó e liquidificador também atrapalham. 

 

Crie projetos para as crianças

Quando o tempo das atividades escolares das crianças acabar, elas podem ficar entediadas e acabar atrapalhando o seu trabalho. Uma forma de deixá-las entretidas é estimular a criatividade delas através de desafios. Existem muitas coisas divertidas que as crianças podem fazer sozinhas, como desenhar, colorir, pintar, montar, modelar, etc. Para incentivar essas tarefas, você deve definir um objetivo claro e disponibilizar os materiais necessários para que as crianças completem a tarefa. “Monte um castelo bem bonito com sucata”, “faça um desenho usando só 3 cores” e “modele com massinha o seu herói favorito” são algumas ideias que podem deixar seus filhos ocupados por horas.

 

Deixa as refeições encaminhadas

Uma das coisas que trabalhar em casa exige da gente é organização e planejamento. Por isso, é importante que os horários das refeições sejam aproveitados ao máximo. Deixe pratos semiprontos para o almoço e complemente com comidas de preparo rápido, como as saladas. Dessa forma, você terá mais tempo para a sua família e poderá dar atenção para checar como andam os projetos e atividades escolares dos seus filhos.

 

Invista em uma internet satisfatória

Se você trabalha usando computadores, uma das principais formas de receber e enviar trabalhos é pela internet. É importante pensar se a sua internet de casa será satisfatória enquanto a sua filha estiver assistindo todos os episódios de uma série e seu filho jogando em rede com os amigos da escola. Muitas das reuniões de trabalho estão sendo feitas por vídeo, o que acaba exigindo um pouco mais da conexão de internet. Outra opção é participar das reuniões através do celular. Você só precisa confirmar com o departamento de informática da empresa se essa opção não viola nenhuma medida de segurança da informação. 

 

Desligue-se do trabalho no fim do dia

Uma das coisas mais difíceis de se fazer enquanto se está trabalhando em casa é separar o horário de trabalho do tempo de convivência com a família. Ela precisa de você, então quando chegar a hora encerre o expediente e aproveite seus momentos com os filhos e o cônjuge.  Lembre-se que um trabalhador estressado e sobrecarregado produz menos e não é interessante para a empresa. Uma dica de ouro para manter sua produtividade alta é ter seus momentos de relaxamento e convivência com as pessoas que você mais ama e que realmente importam na sua vida. Equilíbrio é a chave do sucesso profissional e familiar!