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dicas para seu mercado atrair mais clientes

5 dicas para seu mercado atrair mais clientes

Informações
28 de julho de 2022

Encontrar alternativas inteligentes e criativas para atrair mais clientes para o seu supermercado é sempre uma ótima ideia.

Afinal, por mais que os alimentos e as bebidas façam parte das necessidades básicas do ser humano, precisamos considerar que a concorrência está cada dia mais acirrada.

Por isso, você deve investir em diversas ações que possam fisgar o coração do seu público e transformá-lo em defensores da sua marca.

Assim, você aumenta a lucratividade, o ticket médio e, ainda, garante o crescimento e a sustentabilidade financeira.

Que tal conferir algumas dicas para atrair clientes para o mercado? Continue conosco!

 

1. Invista no treinamento da equipe

Um dos pontos mais importantes na hora de atrair mais clientes é oferecer ao público um ótimo atendimento.

O atendimento precisa ser rápido, ágil, personalizado e humanizado. Portanto, os colaboradores precisam ter as habilidades necessárias para identificar a necessidade do cliente e apontar a melhor solução.

Não importa se o cliente fala com o segurança, o açougueiro, o estoquista ou o embalador: todos os colaboradores precisam promover-lhe uma ótima experiência.

Quando o consumidor tem uma experiência positiva e diferenciada em um estabelecimento comercial, tende a indicá-lo aos seus amigos e familiares.

Assim, você terá mais chances de conquistar novos clientes com o famoso “marketing boca a boca”.

Além disso, é uma ótima oportunidade para se destacar da concorrência e fazer com que o cliente queira sempre voltar ao estabelecimento.

Por isso, os treinamentos constantes para toda a equipe são essenciais. Afinal, os colaboradores precisam entender a importância do atendimento ao cliente e saber como promover mais excelência em todas as interações com o público.

 

2. Saiba ouvir o seu cliente

Ouvir o que o cliente tem a dizer sobre o mercado é fundamental. Por isso, não deixe de aplicar pesquisas de satisfação de forma constante.

Assim, é uma ótima ideia para coletar dados que ajudam na tomada de decisão estratégica.

Os clientes devem avaliar de forma constante diversos pontos importantes, como:

  • atendimento;
  • tempo de espera;
  • qualidade dos produtos;
  • organização das gôndolas;
  • limpeza;
  • logística;
  • formas de pagamento;
  • entre outros.

Quando você analisa com calma os elogios, as reclamações e as sugestões, fica mais fácil ter mais assertividade na hora de elaborar o planejamento estratégico.

Então, entender se as necessidades dos consumidores estão sendo atendidas — perguntando isso a eles — é uma ótima ideia para fidelizar o seu público e, ainda, atrair mais clientes.

 

3. Monitore o tempo de espera: uma ótima dica para atrair mais clientes

Muitas pessoas desistem de suas compras em um determinado mercado porque o tempo na fila é muito grande.

Afinal, precisamos considerar que as pessoas têm um dia a dia muito corrido. Então, buscam por soluções práticas e ágeis e, convenhamos: não querem passar muito tempo esperando em uma fila.

Isso gera uma experiência ruim e frustrante. Assim, afasta os clientes do mercado — ao invés de atraí-los.

Por isso, é importante monitorar o tempo de espera dos clientes (na padaria, no açougue e no caixa) e implementar ações de melhoria, como, por exemplo, a contratação de novos colaboradores para melhorar o fluxo de pessoas no estabelecimento.

Com relação às filas do caixa, uma ótima ideia é investir em tecnologia, como os  totens de autopagamento.

Os totens promovem ao cliente uma ótima experiência, visto que ele mesmo pode realizar o seu próprio atendimento no mercado. Dessa forma, não precisa enfrentar longas filas.

 

4. Inove para criar ótimas experiências

Oferecer ao consumidor uma experiência inovadora é uma grande sacada para atrair mais clientes.

Além disso, essa “inovação” pode ser algo simples, como o investimento em novas marcas. Assim, o consumidor pode experimentar  novas experiências gastronômicas, por exemplo.

Você também pode criar um aplicativo próprio do mercado e centralizar toda a comunicação com o público pelo app — promoções, ofertas relâmpago, descontos, cashback, entre outros.

Portanto, existem diversas maneiras para inovar no mercado, por isso, você deve encontrar ações que façam sentido para a realidade do seu negócio.

Para isso, basta ser criativo e investir em ações que surpreendam o cliente.

 

> Você também pode gostar de ler: Ofertas de supermercado: quando e como fazer

 

5. Não se esqueça das promoções

O consumidor AMA uma promoção. Afinal, vivenciamos uma situação econômica conturbada e o preço de tudo está subindo diariamente.

Então, encontrar formas de economizar é sempre muito importante e o seu mercado pode explorar essa dor do consumidor.

Portanto, invista em diversas promoções que possam atrair mais clientes, como: ofertas relâmpago, combos, pague um e leve dois, kits e muito mais.

Além disso, simplifique as formas de pagamento, oferecendo ao cliente diversas alternativas, como: cartão de débito, crédito e PIX.

Você gostou de conferir as nossas dicas para atrair mais clientes no mercado?

Aproveite e leia também os outros conteúdos do nosso blog. Recomendamos a leitura de: Como gerenciar um supermercado: 6 dicas infalíveis.

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