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Promoções de final de ano

10 dicas de promoções de final de ano para supermercado

Dicas
28 de novembro de 2023

As expectativas para o comércio sempre são positivas em datas especiais. O Natal costuma ser o dia mais esperado, por exemplo. O Ano Novo sempre tem destaque, também. Por isso, o seu supermercado não pode deixar de lado as promoções de final de ano.

São oportunidades incríveis para aumentar as vendas e melhorar a experiência do consumidor. Mas, o que fazer para encantar os clientes? 

Continue conosco e veja dicas simples e eficazes para implementar no seu estabelecimento durante essa época do ano.

Aprenda a criar promoções de final de ano para supermercado

Aprenda a criar promoções de final de ano para supermercado

As promoções de final de ano em supermercados são estratégias para aumentar as vendas, fidelizar clientes e outras vantagens. Nos tópicos a seguir, confira quais as melhores dicas para colocar a mão na massa e aproveitar essa oportunidade!

1 – Comece pelo planejamento

Com tempo para pensar e validar as ações, com certeza, elas serão mais assertivas. 

Além disso, vem a vantagem de pensar com mais parcimônia no seu público, o que garante uma melhor experiência de compra e vivência no seu ambiente comercial.

E o que deve acontecer nesse planejamento de fim de ano? São vários pontos que farão a diferença durante o mês todo, como a escolha dos melhores produtos para entrar em promoção. E também a ideia de organizar melhor o estoque e falar com fornecedores.

2 – Use o data-driven

Já ouviu falar do data-driven? Não é um bicho de sete cabeças como muitos gestores e empreendedores pensam. 

Na verdade, é simples: tomada de decisão baseada em dados. E, sim, faz muita diferença para que você acerte nas campanhas promocionais.

Uma pesquisa mostrou que as empresas que usam esse método ganham mais clientes. O número impressiona: 23X. 

E tem 6X mais chances de fidelizar compradores. Ao mesmo tempo, somente 5% das empresas usam a inteligência de dados, conforme a DigiTalks.

Isso indica que aqui temos um ponto crucial para a sua marca se diferenciar no mercado e vencer a concorrência. Mas, como usar dados para tomar decisões? São vários exemplos, como o histórico de vendas do período e os produtos mais adquiridos.

3 – Foque nas promoções de final de ano

Se estamos falando das promoções de final de ano, lembre-se que existem mercadorias que são fundamentais nessa época do ano. Ou seja, devem estar no catálogo de ofertas.

A Safol Gôndolas diz que entre os itens mais vendidos durante o Natal e Ano Novo estão aqueles da cesta básica. Por exemplo, arroz, feijão, café e macarrão

Além deles, ovos, carnes e bebidas também entram na lista do que não pode faltar nas suas prateleiras.

As campanhas podem ser para os meios de pagamento. Lembre-se que muitos trabalhadores recebem abonos, participação no lucro, 13º salário e adiantamento das férias. 

Fazer chamadas para desconto com pagamento no PIX pode ser atrativo, por exemplo.

4 – Tenha mix de produtos

Para terminar essa parte de produtos para o final de ano, pense no mix de produtos como oportunidade de vendas. 

Independentemente do tamanho do seu estabelecimento, essa estratégia funciona, ainda mais ao ter fornecedores confiáveis.

Apesar de muitas marcas serem reconhecidas e famosas, os consumidores estão cada vez mais preocupados com o custo-benefício dos produtos. Especialmente, no que diz respeito aos alimentos. Ou seja, procuram aquelas marcas de qualidade e preço justo.

A Hileia é um ótimo exemplo. Traz no seu DNA características como: comprometimento, reputação, confiabilidade, relacionamento, prazo de entrega e, claro, o custo-benefício. 

Se ainda não tem essa parceria nas suas prateleiras, conheça aqui a história e os diferenciais.

5 – Ofereça brindes e presentes

No tópico anterior, demos dicas de produtos e meios de pagamento. Agora, uma ideia complementar: dos brindes. 

Eles costumam funcionar muito bem quando os mercados conhecem o seu público, porque é possível pensar em presentes totalmente dedicados a eles.

Afinal, presentear os seus clientes é sempre uma ideia interessante para ele sentir especial. Então, principalmente na semana do Natal, pense em algo personalizado. Podem ser brindes ou até mesmo folhetos com receitas de fim de ano.

O importante é aliar marketing e finanças para avaliar o orçamento disponível. Assim como a melhor estratégia para o seu negócio. 

E não se esqueça de pensar nas regras, como um limite mínimo em compras para ganhar o presente e outras condições de participação.

6 – Aposte em estratégias de fidelização

O mais esperado é que, durante os dias de dezembro, mais pessoas apareçam no seu supermercado. O que é ótimo. 

Só que trazemos outra reflexão: para além de vender, que tal encontrar formas de fazer essas pessoas retornarem nos meses seguintes?

Isso é o que se chama fidelização de clientes. Com base na explicação da Agendor, é fazer com que os clientes atuais não troquem sua empresa por nenhuma concorrente. 

E, mais do que isso, passem a recomendar o seu negócio para potenciais clientes, como amigos.

Faz muito sentido, não faz? Então, comece a pensar em estratégias, como cupons de desconto ou cartão fidelidade. Assim como bilhetes para sorteios. Dá para criar as próprias cestas para o sorteio, com itens que você tem excesso no estoque. São várias ideias.

Leia também: Quando fazer promoções no mercado?

7 – Decore o supermercado

Agora, dicas de promoções de final de ano com foco no visual. Conhece o termo visual merchandising, certo? 

É uma estratégia que visa chamar a atenção do cliente por meio do apelo visual e da oferta de experiência com sensações, diz a Rock Content.

Na prática, o que temos é a chance de criar uma atmosfera natalina que faça com que o consumidor entre no clima. 

Isso é muito importante porque durante o mês de dezembro as pessoas estão mais propensas a gastarem, devido a vários fatores, como 13º salário.

O espírito natalino cria um senso de urgência para o consumidor. Isso faz com que ele tenha suas emoções mais afloradas. 

Até porque, durante as últimas semanas do ano, as pessoas compram diversos produtos para fazer ceias e festas.

Tutorial Gratuito: exposição de produtos no supermercado

8 – Invista na divulgação online

Sobre a divulgação das campanhas, ofertas e promoções de fim de ano; precisamos considerar que o consumo digital é uma realidade. Portanto, mesmo que não seja o seu foco vender online, o ideal é se posicionar na internet. O que também inclui a divulgação.

E dá para entender isso em números. A Hubspot diz que os brasileiros passam mais da metade das suas vidas na internet. A média é de 5,4 horas por dia com acesso pelo celular. 

Para quem não conhece o tema, a dica é: contratar parceiras e fazer cursos para iniciantes.

Essa divulgação pode ser feita a partir de várias ferramentas. Se a sua rede tem uma lista de e-mails dos consumidores, melhor! Porque dá para enviar e-mails marketing, por exemplo. 

Se não, anúncios nas redes sociais podem ser mais interessantes, além do WhatsApp.

Leia também: Estratégias digitais para supermercados

9 – Invista na divulgação off-line, também

Se por um lado não dá para abdicar dos meios digitais, por outro temos a divulgação off-line, que acontece pelos meios mais tradicionais. Esse ponto é legal de ser estudado porque permite aplicar o conceito de marketing local.

Ou seja, criar estratégias focadas no público que frequenta o seu supermercado. Assim como aos costumes do bairro e da população da comunidade que fica próxima. Isso não apenas atrai clientes, como fideliza quem já conhece o seu estabelecimento.

Algumas ideias de comunicação que funcionam muito bem nesse sentido são: rádio interno, anúncios em jornais e rádios da sua região, cartazes e banners internos, folhetos nas casas próximas e muito mais.

10 – Mantenha os colaboradores motivados

Sabemos que o final do ano costuma ser bastante intenso para todo comércio. No entanto, um erro está em focar somente nas vendas e esquecer dos colaboradores, fundamentais para fazer todas as campanhas funcionarem perfeitamente.

Por isso, manter os colaboradores motivados durante esses meses finais também é uma dica valiosa. 

Até porque o bom atendimento ao cliente é um dos principais motivos que levam as pessoas a fidelizarem uma marca.

A Negócios SC até divulgou relatórios que falam disso. “33,3% dos clientes desistem de uma marca após a primeira experiência ruim”. 

E tem mais: “30% dos clientes compartilham situações negativas nas redes sociais”. Então, não deixe de atender bem os clientes.

Tudo sobre o treinamento de funcionários em supermercados

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