lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
promocoes de final de ano para supermercado

6 dicas de promoções de final de ano para supermercado

Dicas
14 de dezembro de 2022

O fim do ano está chegando e, com ele, as expectativas de venda para o comércio são bem positivas. Então, elaborar as melhores promoções de final de ano para supermercado é uma ótima ideia para lucrar mais e fidelizar o seu consumidor.

Afinal, as datas comemorativas (como Natal e Ano Novo) são ótimas para impulsionar as vendas. Assim, você pode aproveitar esses momentos para elaborar promoções de final de ano para encantar o seu público.

Vamos conhecer algumas dicas? Continue conosco e veja algumas ideias para implementar no seu supermercado.

 

1. Tenha um bom planejamento

Tenha um bom planejamento

Planejar com antecedência é um dos grandes segredos para que as promoções de final de ano para supermercados sejam satisfatórias. Afinal, você precisa ter um tempo para pensar nas ações e divulgá-las para o público.

Você deve pesquisar quais são os melhores produtos e garantir que haja um bom estoque deles. Assim, negocie preços com os fornecedores e faça parcerias que sejam lucrativas para ambas as partes.

Uma ideia para conferir quais são os produtos mais vendidos é analisar o histórico de vendas dos anos anteriores. Dessa maneira, você confere quais foram as mercadorias que tiveram melhor desempenho e pode investir nelas sem se preocupar que ficarão paradas no estoque.

 

2. Decore o supermercado com itens natalinos

Decore o supermercado com itens natalinos

Criar uma atmosfera natalina é uma ótima ideia para fazer com que o consumidor entre no clima da data comemorativa e se sinta convidado a comprar mais. Portanto, entre no espírito do Natal e invista em uma boa decoração para encantar o seu público.

Esse espírito natalino cria um senso de urgência para o consumidor, fazendo com que ele se lembre que a data está chegando e que precisa comprar diversos itens para comemorar a ocasião.

 

3. Invista em uma boa divulgação

Para que o consumidor fique sabendo de todas as promoções do supermercado, invista em uma boa divulgação. Para isso, utilize os principais canais para se comunicar com o seu público, como:

  • rádio interna;
  • anúncios em jornais e rádios da sua região;
  • cartazes e banners espalhados pelo supermercado;
  • redes sociais;
  • newsletter;
  • WhatsApp;
  • folhetos;
  • site e blog;
  • SMS;
  • e muito mais.

Lembre-se: quanto mais você divulgar, melhor. Afinal, as propagandas são ótimas para atrair mais clientes e mantê-los bem-informados sobre o que está acontecendo no supermercado.

 

4. Crie diversas ofertas e promoções de final de ano

Crie diversas ofertas e promoções de final de ano

As promoções são perfeitas para chamar o público para o estabelecimento. Então, faça um bom planejamento de ofertas e crie promoções irresistíveis para o público. 

Também vale a pena investir em sorteios, como: na compra de R$ 200,00 no supermercado, você ganha um cupom para concorrer a uma cesta natalina.

Para isso, é importante que os clientes percebam valor na sua oferta. Afinal, ele só comprará determinado item se conseguir ver vantagem (afinal, precisamos considerar que a concorrência está cada dia mais apertada).

Além disso, crie cestas natalinas personalizadas, pois é uma época em que as pessoas gostam de presentear os mais próximos. Assim, é uma ideia para promover um bom giro no estoque e, ao mesmo tempo, fidelizar o seu cliente.

> Você também pode gostar de ler: Quando fazer promoções no mercado? Confira!

 

5. Motive os colaboradores para a época

Motive os colaboradores para a época

Sabemos que o final do ano costuma ser bem conturbado. Por isso, manter os colaboradores motivados é fundamental para eles atenderem bem o seu cliente. 

Já pensou criar uma ótima atmosfera natalina e a pessoa do caixa estiver mal-humorada e for grosseira com o cliente? Certamente, isso prejudicará a imagem do seu negócio.

Portanto, na hora de planejar as promoções de final de ano para supermercado, lembre-se de criar alguma ação interna para fazer com que todos os colaboradores trabalhem mais felizes.

 

6. Ofereça brindes

Ofereça brindes

Presentear os seus clientes é sempre uma ideia interessante para ele sentir que é especial. Então, principalmente na semana do Natal, pense em algum brinde ou presente para o seu público.

Existem diversas empresas que fabricam brindes personalizados, então, faça uma análise sobre o quanto você pode gastar com o marketing natalino e invista nesses presentes para o consumidor.

Canetas, blocos, squeezes e calendários são algumas alternativas. Outra ideia é conferir as mercadorias que você tem presa no estoque e fazer um kit para presentear o cliente (você pode implementar regras, como: na compra de R$ 100,00, ganhe um presente).

Além disso, não deixe de criar cartões personalizados de Natal e Ano Novo para enviar ao seu cliente. Isso pode ser realizado de forma virtual, pois, assim, você não terá o custo de entrega e consegue enviá-lo a todos os seus clientes.

Você gostou de aprender as nossas dicas de promoções de final de ano para supermercado? Se sim, aproveite e continue acompanhando mais matérias como esta no blog da Hiléia.

Confira a nossa recomendação de leitura complementar: Estratégias digitais para mercados e supermercados. Boa leitura!

Catálogo | Hileia