lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
atividades fisicas para criancas em casa banner

Dicas de Atividades Físicas para as Crianças em Casa

Hiléia e você
5 de junho de 2020

Como está o comportamento das crianças em casa nesses dias de quarentena? Nem precisa responder, a gente já imagina! Com a obrigação do isolamento social, as crianças foram privadas das aulas de educação física e do recreio na escola, das brincadeiras na rua e nos parquinhos, dos passeios de bicicleta, do futebol… Haja energia acumulada!

O problema é que a falta de atividades físicas gera frustração e estresse nas crianças e a coisa vira uma bola de neve. Uma criança irritada ou entediada é capaz de desequilibrar toda a harmonia da casa. Para controlar a situação, vamos dar algumas dicas para ajudar as crianças a gastarem energia. Afinal, exercícios físicos são essenciais para saúde e produzem hormônios que acalmam e geram mais felicidade. Vamos lá? 

Libere a bagunça, mas controle a situação 

Sabe aquelas regras de não poder correr dentro de casa e de não pular no sofá ou na cama? Que tal dar uma aliviada nelas? Claro que não dá para deixar as crianças correndo de um lado para o outro o tempo todo, mas é possível determinar um período do dia para deixá-las livres para esse tipo de brincadeira. Neste caso, é importante tomar cuidado com os objetos e obstáculos que podem resultar em acidente doméstico. Acredite, uma bagunça bem controlada não vai ser tão ruim como parece. 

Vamos dançar? 

Muitas escolinhas usam músicas infantis para distrair os pequenos e incentivá-los a mexer o esqueleto. Além de ajudar a gastar energia, a dança trabalha a coordenação motora e o estado de relaxamento. Escolha um horário que não atrapalhe os vizinhos, solte o som e entre na dança você também! Não são só os pequenos que precisam se exercitar, não é verdade? 

Brincadeiras clássicas nunca falham 

No nosso tempo de criança a gente se divertia com muito pouco, não é mesmo? Pular corda, pular elástico, o mestre mandou, amarelinha, dança da laranja, corrida de saco, esconde-esconde são algumas brincadeiras antigas que divertem crianças de todas as gerações e ajudam a movimentar o corpo. Mais uma vez, que tal entrar na brincadeira? Dar umas boas risadas com as crianças ajuda a fortalecer a conexão, a melhorar a relação entre pais e filhos e todo mundo se diverte. Além disso, você vai amar a lembrar dos seus tempos de criança!

Ajuda do YouTube 

A ideia de estabelecer uma rotina de atividades físicas para as crianças também é boa para ajudar a afastá-las das telas, como TV, videogame e joguinhos de celular. Mas dá para usar a tecnologia como aliada, principalmente se você está ocupada para acompanhar as brincadeiras. Existem uns canais no YouTube excelentes para isso. Veja alguns: FitDance Kids & Teen

Neste canal tem aula de dança para todas as idades. É só dar o play e acompanhar as coreografias que são mostradas por crianças e adolescentes. Para os pequenos, tem Mundo Bita, Xuxa, Balão Mágico, Galinha Pintadinha, Sandy & Júnior e muitos outros. Já para os pré-adolescentes, as atrações são os ídolos teen, como Justin Bieber, Larissa Manoela e Ariana Grande. Tem também Anitta, Iza, Ludmilla e funks mais leves. Robson Furlan – Ginástica Infantil