lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
dia mundial do consumidor

Dia Mundial do Consumidor: como os hábitos alimentares mudaram no decorrer dos anos

#FeitoComHiléia
15 de março de 2022

O Dia Mundial do Consumidor foi criado em 1962, quando o presidente norte-americano John Kennedy falou sobre a importância dos direitos dos consumidores. Esses direitos, precisam se atentar para quatro princípios básicos: segurança, informação, ser ouvido e escolha.

Atualmente, a data mantém esse significado. No entanto, mais do que isso, os estabelecimentos comerciais aproveitam para criar campanhas e estratégias para estreitar e cultivar os relacionamentos com os seus públicos.

Para isso (e ainda partindo do princípio da origem do Dia Mundial do Consumidor, onde ele precisa ser ouvido e ter o poder de escolha), é essencial que os estabelecimentos estejam sempre atentos às mudanças nos hábitos de consumo.

Afinal, é preciso compreender quais são as mudanças nesses hábitos para que a empresa do ramo alimentício possa aperfeiçoar os seus produtos e serviços. Isso porque, é essencial atender às necessidades do público para crescer e se destacar no mercado.

Então, para comemorar o mês do consumidor, vamos listar alguns hábitos de consumo alimentar que mudaram no decorrer dos anos. Confira!

 

Mais praticidade

Aproveitar a vida e todos os momentos com pessoas queridas é prioridade e, mesmo com mais tempo em casa, cozinhar alimentos rápidos passou a ser uma vantagem. Macarrão instantâneo, biscoitos para fazer canapés e snacks ganharam mais espaço nas listas de compras.

 

Realizar refeições e cozinhar mais em casa

Segundo a pesquisa “O Futuro do Food Service”, realizada pela Fispal Food Service e FGV Jr., 73,3% dos entrevistados disseram que passaram a cozinhar mais em casa durante a pandemia.

Essa foi uma das consequências da pandemia, com todos mais tempo em casa. 

Afinal, convenhamos: cozinhar em casa tem as suas facilidades. Com apenas alguns cliques é possível conferir novas receitas e se arriscar na cozinha.

 

Aumento do serviço de delivery de comida

A pesquisa “Consumo Online no Brasil”, realizada pela agência Edelman e promovida pela empresa PayPal, revelou que houve um bom aumento do pedido de delivery de comida.

93,5% dos entrevistados disseram que gostam dessa experiência, enquanto 84% informaram que fazem as compras de alimentos pela internet apenas para economizar tempo.

Portanto, seja pela praticidade ou por realmente gostar da experiência, podemos refletir que os serviços de delivery continuarão em alta em um período pós-pandemia.

 

Ações sustentáveis

Se você trabalha no ramo alimentício, saiba que é essencial se preocupar em implementar ações sustentáveis. Afinal, não é nenhuma novidade que o consumidor está cada dia mais exigente e preza por marcas que se preocupam com o bem comum.

Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela Union + Webster, 90% dos consumidores no Brasil optam por marcas sustentáveis. Portanto, é uma ideia que não pode ser deixada de lado.

 

Compras on-line

As compras on-line também cresceram muito nos últimos tempos. Segundo a Neotrust, as vendas pela internet cresceram 27% e atingiram R$ 161 bilhões em 2021 — aqui, estamos considerando todas as categorias, incluindo alimentação e bebidas.

Além disso, ainda avaliando a pesquisa, a expectativa é que esses indicadores apenas cresçam, principalmente com a expansão dos marketplaces. A expectativa para a categoria de alimentos e bebidas é que haja um aumento de 8% em 2022. 

Portanto, se você trabalha no ramo alimentício, saiba que é essencial pensar em boas estratégias digitais para alcançar o público. Já pensou em implementar um e-commerce, vender pelo WhatsApp ou, até mesmo, vender pelas redes sociais? 

Essas são apenas algumas (de muitas) ideias que podem ser implementadas para vender mais e satisfazer as necessidades do consumidor moderno.

Gostou de saber mais sobre os hábitos alimentares de consumo que mudaram com o passar do tempo? Se sim, aproveite e complemente o seu estudo no assunto.

Leia também: Expectativas para o comércio varejista de alimentos em 2022. Boa leitura!

[Catálogo] Para saber mais informações sobre os produtos, baixe o nosso catálogo agora! | Baixar catálogo | Hiléia