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Decoração de Páscoa para mercados

Decoração de Páscoa para mercado: 7 dicas para atrair clientes

Gestão
27 de fevereiro de 2024

A data mais doce do ano também pode ser a mais lucrativa para o seu negócio. Com isso, a decoração de Páscoa para mercado se torna estratégia de marketing para aumentar o interesse dos consumidores. E, tão logo, impulsionar as vendas.

Neste conteúdo, descubra como aplicar a estratégia de forma criativa e econômica

O que é a decoração de Páscoa para mercado

Antes, uma breve explicação sobre essa ideia de decoração de Páscoa para mercado. O objetivo é tornar as ações comerciais mais visíveis para o público. Ou seja, nem sempre será preciso grandes estruturas e/ou investimentos aquém do permitido pelo financeiro.

A decoração é uma forma de melhorar a experiência do cliente.

Afinal, 70% dos consumidores esperam ter experiências personalizadas. Contudo, o que mais assusta é que 76% deles dizem se sentir frustrados quando isso não acontece, por exemplo, quando não há produtos em estoque. Os dados são da pesquisa da McKinsey

Mas, o que é essa personalização? Os próprios entrevistados respondem com a seguinte alternativa: “experiências positivas, que acontecem quando nos sentimos especiais durante a jornada de compra”. Ou seja, a decoração entra em jogo porque colabora com isso!

Além disso, essa estratégia também agrega valor ao seu negócio porque:

  • Diferencia o seu mercado dos concorrentes;
  • Permite ambientes mais acolhedores;
  • Desperta o senso de urgência na compra.

A decoração temática da Páscoa, além de tudo, traz a sensação de que o mercado está preparado para aquele momento, aquela data comemorativa. Logo, os clientes precisam agir rapidamente para garantirem o ovo de Páscoa, os chocolates e as compras!

As melhores dicas para atrair os clientes na Páscoa

Atrair clientes na Páscoa

Dado esse olhar mais clínico para a Páscoa, agora vamos falar da decoração, uma das melhores estratégias para atrair e fidelizar clientes. Lembrando que não existe um passo a passo único, sendo que as dicas abaixo podem ser personalizadas no seu mercado.

1 – O tema

Dentro do assunto “Páscoa”, vários temas podem ser escolhidos como o principal. Talvez, uma caça aos ovos, os coelhinhos fofos, um jardim encantado e assim por diante. Dessa forma, o mais importante é criar algo que seja diferente, único e, portanto, personalizado.

As cores são ferramentas que impulsionam essa temática. O colorido é o mais comum. No entanto, observe que há outras ideias, como as cores escuras e suas tonalidades. Ou seja, o ideal é entender a demanda e a marca para criar melhores campanhas.

2 – A porta

As portas, janelas e fachadas são como a primeira vista do consumidor. Por isso, merecem atenção antes mesmo de que ele entre na loja. Esse primeiro ponto de contato tem que ser atraente, como um convite a entrar. Use elementos referentes a data.

Do mesmo modo, já indicar cartazes com valores promocionais, produtos em destaque, sorteios ou frases especiais é uma excelente alternativa. Encontre o seu maior diferencial nessa data especial com relação aos outros mercados do bairro. E use isso!

3 – A interação

A interação com o público é um ponto que une a personalização da campanha com a melhor experiência do usuário. O problema é que nem sempre é fácil conseguir esse resultado. De que modo você poderia interagir com as pessoas na sua loja?

  • Talvez um animador de festas para o público infantil?
  • Um ambiente com cenários incríveis para tirar fotos para o Instagram?
  • As tradicionais pegadas de coelho no chão?

Há uma série de ideias que podem ser analisadas, testadas e usadas durante esses dias de Páscoa. Sem contar que a sua linha de exibição deve ganhar destaque em alguma parte do mercado: é aquele lugar onde ficam todos os ovos dos coelhinhos e os chocolates!

4 – As placas

Independente de qual seja a forma de interagir, o uso de placas de sinalização é bem interessante para levar o consumidor até o tesouro. Ou melhor, os expositores da Páscoa. O que muda é que dá para criar algo novo, como placas temáticas.

Uma ideia é usar o paisagismo e o visagismo como técnicas. Isso porque o jardim remete muito a esse assunto. Além de trazer outros significados e um sentimento acolhedor. Luzes indicativas também são alternativas para esse tipo de comunicação.

5 – A caracterização

A depender de quem frequenta o mercado, ter colaboradores uniformizados pode ser uma boa sugestão. Obviamente, é preciso bastante cuidado para que isso não seja constrangedor para eles. Uma alternativa é adequar os caixas, as gôndolas e balcões.

Fica também a sugestão de conhecer as principais tendências da Páscoa. Por exemplo:

  • Cores neons;
  • Decoração botânica;
  • Cenários minimalistas.

São bons argumentos para caracterizar o ambiente sem precisar de grandes investimentos, gastos e dores de cabeça. Lembre-se que a ideia principal é usar a criatividade para ter um espaço convidativo e que, com certeza, vai agregar na melhor experiência do consumidor.

6 – As frases

Sabia que muitos slogans são criados durante épocas festivas? Eles são importantes porque fazem com que a marca fique memorizada na cabeça das pessoas. Seja uma citação, o refrão de um áudio ou uma frase de efeito, esse também é um ótimo marketing.

Assim, o ideal é inovar. E, para tanto, pesquisar as campanhas publicitárias de Páscoa que mais fizeram sucesso é uma iniciativa bacana. A 99, por exemplo, fez a “Páscoa recheada de descontos”. E o iFood teve o “Coelhinho do iFood, o que trazes para mim?”.

7 – O layout

O layout do mercado é um dos tópicos mais importantes em datas comemorativas. Entre os vários benefícios, estimula o cross selling, a compra de produtos complementares. Ao lado das barras de chocolate, que tal posicionar formas para ovos e achocolatado

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Isso também se relaciona com o corredor dos ovos de Páscoa. O ambiente permite melhor visibilidade, acessibilidade, fluxo e proximidade com os produtos. A organização dos produtos traz outros benefícios, como na validação dos itens que precisam de reposição. 

Fique de olho nas tendências para fazer a decoração de Páscoa para mercado

É claro que o seu mercado terá um corredor ou uma prateleira cheia de ovos de Páscoa. Afinal, a tradição vai muito além do cristianismo, sendo uma atração comercial. E entre as tendências para este ano, a dica é pensar estrategicamente no seu público-consumidor.

Sabia que uma das perguntas mais comuns no Google é: “comprar ovo de Páscoa depois é mais barato”? Isso quer dizer que tem muita gente esperando a data terminar para tentar aproveitar um precinho melhor, já que os mercados precisam se desfazer do estoque.

Ao mesmo tempo, também surge uma ótima oportunidade para testar novas marcas!

Além disso, alguns portais noticiaram que “fazer ovo de Páscoa em casa pode sair quase 90% mais barato”. Por isso, vender produtos relacionados, como achocolatado e até mesmo mistura para bolos, faz sentido. Estude o público e crie campanhas mais assertivas.