lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
Decoração de natal para supermercado

Decoração de natal para supermercado: saiba como fazer

Gestão
29 de novembro de 2023

Todo estabelecimento comercial deve se preparar para o fim de ano. Afinal, é uma época oportuna para gerar mais vendas, aumentar a receita e atrair novos clientes. Neste conteúdo, veja como criar uma decoração de natal para supermercado que seja atrativa e estratégica!

O texto é interessante porque traz pontos que vão das dicas básicas, como destacar os alimentos mais usuais neste período do ano, até ideias de um marketing mais focado na experiência do cliente. Essa combinação é essencial para impulsionar as vendas no natal e, também, fidelizar consumidores. 

E, se você tem ou trabalha em um mercado aqui no Brasil, há boas expectativas.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) previu um volume em queda para este ano. No entanto, os dados da primeira metade do ano revelam que “a previsão da piora da OMC não deverá ser aplicada ao Brasil”, diz o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE).

Apesar do começo de ano ruim, a atividade comercial teve a primeira alta em maio, conforme divulgado pelo Diário de Petrópolis.  Além disso, o volume de vendas apresentou um primeiro semestre com alta de 1,3%, informou a Gazeta Digital. Por isso, o fim do ano promete!

Investindo na decoração de natal para supermercado

Investir em decoração de natal

Para fazer acontecer, os empresários brasileiros devem se atentar às variadas maneiras de ofertar e comercializar produtos. A decoração de natal para supermercado é uma das alternativas estratégicas nessa missão.

Entrevistas da Agência Brasil mencionam o “otimismo do consumidor, com maior segurança no emprego e melhora na renda disponível pela inflação mais baixa”. Além disso, há maior intenção de compra no consumo das famílias, diz a mesma fonte.

Agora, sim, confira essas dicas para apostar na decoração e alavancar as vendas no natal.

Lembre-se que menos é mais

Já ouviu a expressão do menos é mais, certo? Claro que em um supermercado, a decoração natalina se faz necessária. Porém, ela não pode atrapalhar a circulação dos clientes, dificultando as compras. O mais importante é a experiência de quem consome.

Há de se considerar fatores que influenciam nisso: da maior movimentação de pessoas nessa época até o uso de carrinhos, que ocupam mais espaço. Portanto, mantenha corredores livres, acesso facilitado ao caixa e evite peças visuais muito grandes nesses pontos de passagens.

Mantenha a segurança do local

Outra dica que faz muito sentido é a da segurança de quem transita pelo local, entre clientes e colaboradores. Por mais fabulosa que seja, a decoração de natal não pode apresentar riscos à segurança dos envolvidos. Em caso contrário, haverá muitos transtornos ao estabelecimento.

Para isso, certifique-se de que os itens decorativos estão fixados de maneira correta e confiável. Assim como considere a possibilidade de que crianças podem se envolver em instalações perigosas, como fios elétricos. Prevenir é o melhor remédio nessa hora.

Pense na fachada natalina

Antes mesmo de entrar no seu recinto, o que o seu consumidor sente? Se não pensou nisso ainda, considere que a fachada importa muito para trazer sensações aos clientes. Ao ver letreiros ou imagens que remetem a essa época do ano, ele pode se sentir mais feliz.

O clima de natal é algo muito específico. Ele traz felicidade instantânea e, consequentemente, isso significa mais vendas. Estudos já comprovaram que “fazer compras deixa as pessoas mais felizes” e vice-versa, como um mencionado na Superinteressante.

Decore o ambiente do supermercado

Por enquanto, mesmo sem pensar nos produtos natalinos ainda, vale a pena considerar a decoração em prateleiras, no teto, em balcões e onde mais for possível sem prejudicar a experiência dos clientes. Este é um ótimo momento para oferecer aconchego aos consumidores.

Existem vários elementos decorativos que podem ser pensados nesse momento. Símbolos como da rena, do trenó, dos presépios e outros são bem-vindos. Além da personalização de caixas e etiquetas de preços, que fazem todos entrarem no clima de fim de ano.

Iluminação também é decoração

A decoração especial de natal pode ter uma iluminação diferenciada, seja com lâmpadas coloridas ou com pisca-pisca. O fato é que esse tipo de elemento traz uma certa atração para o ambiente, podendo ser instalados em locais como paredes e tetos.

Aqui, vale a ideia de personalizar o uso da luz com a sua marca. Alguns supermercados possuem um cenário mais escuro, tem os coloridos, opacos e assim por diante. É legal pensar em formas de manter a essência, mesmo que insira as luzes de natal.

Produtos natalinos importam

Nesse tema da decoração de natal para supermercado, não dá para esquecer de que alguns produtos nos remetem aos almoços e jantares em família. Certos alimentos e bebidas têm tudo a ver com esta data e, por isso, merecem lugares de destaque no seu mercado.

Essa estratégia é interessante para auxiliar os clientes na decisão de compra. Na lista do que destacar, pense em alimentos de ceia, como massas, carnes e aves. Mas, também, em itens que são típicos do fim de ano, como aqueles da panificação e dos doces.

Clique e acesse o catálogo da Hiléia!

Degustação é sucesso de vendas

E, falando em produtos, talvez esse seja o melhor momento do ano para oferecer aquela degustação. Esse tipo de estratégia é interessante para atrair novos consumidores, do mesmo modo que auxilia as novas marcas e produtos a se posicionarem.

No fim, todos saem ganhando. Por isso, vale a pena falar com os fabricantes e representantes para ter essa possibilidade nos dias que antecedem o natal e a Virada do Ano. Já pensou servir um bolo de chocolate, coco, laranja ou tipo Brownie aos seus visitantes? Só de pensar dá água na boca.

Ofertas para o natal

De fato, temos produtos que são mais atrativos para esta época. Então, pense em uma decoração de natal para supermercado que traga ofertas e promoções também focadas nesse momento tão especial. O cliente quer ter a sensação de que foi beneficiado.

A estratégia é simples: pegue seu histórico de vendas do último ano e veja quais os itens que mais foram comercializados no mês de dezembro. Ou pense naqueles que são tendências para este novo ano. Então, crie campanhas para eles, destaque-as e arrebente nas vendas.

Som na caixa, DJ

Sabemos que a música faz parte da cultura do brasileiro. Independente dos gostos musicais, o fato é que as canções nos trazem um sentimento de amor ao próximo, de felicidade e, portanto, de natal. Então, a dica é: faça uma playlist natalina para esse período.

Para quem não havia pensado nisso antes, uma boa ideia é estudar o tema do marketing sensorial. Não é uma decoração visual, mas é algo importantíssimo para supermercados. Dá para usar streamings, com playlists prontas, assim como dá para criar o próprio álbum musical.

De pessoas para pessoas

Por fim, mas não menos importante, uma das estratégias que não podem faltar nas suas campanhas natalinas é a das pessoas. Como assim? Lembre-se que o supermercado só funciona por conta das pessoas – tanto as que trabalham ali quanto as que compram.

Por isso, sempre humanize a sua marca, os seus cartazes e a sua publicidade. O Papai Noel é um dos elementos que mencionam essa ideia. Além dele, traga experiências personalizáveis que façam as pessoas se sentirem especiais. Esse capricho sempre rende os melhores frutos.

Além da decoração de natal para supermercado, as metas!

Agora que você tem várias dicas de decoração de natal para supermercado, vamos dar um passo atrás e lembrar que tudo isso tem um motivo: bater a meta. Se você não se ligou nisso ainda, a boa notícia é que temos um conteúdo que explica todos os detalhes.

Nele, contamos como fazer a gestão de um supermercado compreendendo temas como: lucro, estoque, experiência do cliente e eficiência operacional. Ou seja, tudo o que é importante para fazer a engrenagem funcionar. E o natal é um ótimo momento para turbinar essa máquina.

No mesmo conteúdo, falamos de indicadores que auxiliam nessas contas. Como a margem de lucro, o ticket médio, o suporte ao cliente e o método ABC. Se você ainda não tem tudo isso definido no seu mercado, é melhor fazer a leitura deste texto agora mesmo: aqui