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Decoração de festa junina: ideias para supermercado

Decoração de festa junina: 6 ideias para supermercado

Dicas
11 de junho de 2024

O que você tem em mente ao pensar na decoração de festa junina? As “bandeirinhas” nos corredores? Ótimo. Mas saiba que dá para ser ainda mais estratégico no supermercado.

Qualquer loja pode usar elementos visuais para melhorar a experiência do cliente, inclusive em datas especiais como essa. Só que nem sempre é fácil ter as melhores ideias.

Por isso, criamos este conteúdo, com sugestões de como decorar o mercado para a festa junina, uma oportunidade para estimular as vendas por meio de cores e campanhas!

As melhores ideias de decoração de festa junina

ideias de decoração de festa junina

Nem muito cedo, nem muito tarde. Com essa premissa, os responsáveis pelas compras têm se preparado cada vez mais para ter um bom estoque em todas as épocas do ano.

E essa é apenas uma das dicas que você acompanhará a seguir!

1 – Tenha um estoque preparado

É possível que entre os meses de maio e agosto, o seu negócio tenha um aumento no volume de vendas de determinados produtos. Principalmente, os juninos.

Além da festa de São João e outras datas importantes, também é nesses meses que temos os dias mais frios do ano, impulsionando ainda mais o comércio de certos itens.

Logo, é fundamental que se tenha um estoque preparado para atender a demanda do mercado. Especialmente, no que diz respeito aos ingredientes típicos da época.

Aliás, conforme planejamento das compras e expectativa de vendas, pode surgir uma boa promoção, como no clássico “leve 2 e pague 1” ou descontos para compras em lotes.

2 – Crie um PDV apropriado

As “ilhas temáticas” costumam ser as mais aceitas para criar um PDV (Ponto de Venda) direcionado para a data festiva. É como acontece com os ovos de páscoa, por exemplo.

Além das ilhas, vale refletir e tentar novos designs, como criando corredores ou barraquinhas (típicas deste momento), exclusivas para o mercado.

Sendo assim, formate prateleiras, gôndolas e outras estruturas para organizar os produtos típicos de festa junina com as decorações em vários formatos.

É importante usar as técnicas de vendas e merchandising nessa hora, como pensar na localização da ilha para facilitar o acesso dos clientes e chamar a atenção deles.

Nessa dica, alguns cuidados são:

  • Evite colocar todos os produtos na frente do mercado;
  • A ilha não pode atrapalhar a circulação das pessoas;
  • Organize os produtos para facilitar a vida dos clientes.

Um ponto a ser avaliado é sobre a inclusão ou não dos colaboradores nessas ações. A maioria opta pela caracterização com uniformes, por exemplo. 

Mas, é sempre viável validar a ideia com antecedência, respeitando as individualidades, para ter um clima agradável, alegre e festivo.

3 – Aplique o cross merchandising

O PDV também permite a criação do cross merchandising, ou seja, a aproximação de produtos que tenham afinidade com aqueles da festa junina, como os biscoitos Hiléia:

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A ideia é criar combinações lógicas que relacionam vários itens com o mix de produtos juninos. Colocar ovos próximos às misturas para bolos é outro exemplo interessante!

A sugestão vale também para o caderno de ofertas ou folheto impresso, quando existem. Outra opção é enviar e-mail marketing ou na lista de WhatsApp.

4 – Use elementos visuais na composição

No PDV junino e em todo mercado, é possível utilizar uma comunicação visual que traz a lembrança da festividade, envolvendo e aproximando-se com cada consumidor.

Nas criações, inclua:

  1. Bandeirinhas decorativas;
  2. Chapéus de palha;
  3. Laços;
  4. Toalhas xadrez;
  5. Fitas coloridas;
  6. Balões feitos de papel;
  7. Fogueiras decorativas.

Um bom começo é pensar nas cores do mercado para fazer composições interligadas com as várias paletas dessa festa.

5 – Invista nos produtos da época

Outra das estratégias mais interessantes, são os produtos típicos dessa época do ano e das festividades relacionadas. Afinal, eles são os mais procurados pelos consumidores.

Há várias formas de fazer isso, como revisitando o histórico de vendas do seu mercado, assim como avaliando as pesquisas com o público e a região do seu negócio.

Geralmente, é preciso ter um estoque abastecido para oferecer:

  • Milho-verde e para pipoca;
  • Tapioca, fubá e outras farinhas;
  • Amendoins variados (torrado, açucarado, salgado, etc);
  • Ingredientes para cachorro-quente (pão, salsicha, molho, batata-palha, etc);
  • Doces (enlatados, em conserva, em pedaços, etc);
  • Frutas (maçãs, laranja, etc);
  • Bebidas (vinho, cachaça, chás, leite, etc);
  • Condimentos (canela em pó, em pau, cravo, gengibre, etc);
  • Fabricação própria (bolo de milho, cocada, canjica, etc).

No caso da produção própria, geralmente ofertada pela padaria do mercado, fica a dica extra de pensar em maneiras de fazer uma degustação dos produtos oferecidos.

Considere um mix de produtos e marcas para oferecer para os consumidores, de modo que possam fazer as próprias escolhas a partir das preferências.

E não podemos deixar de mencionar aquelas mercadorias que acompanham todos esses meses do ano, como as bebidas (sucos, cervejas e refrigerantes).

6 – Personalize as campanhas para os vários canais

Além da decoração de festa junina no supermercado, outra dica é personalizar as campanhas para os variados canais de comunicação com o público.

Ou seja, os encartes podem ter elementos dessa época, de maneira a divulgar as ofertas e promoções em um tom mais apropriado. 

Já para as redes sociais e outros canais online, a dica é personalizar a publicidade para estimular o público a realizar as compras a partir do interesse nos itens dessa festividade.

Que tal uma seção para falar das promoções relacionadas, algo como “produtos de festa junina”? Ou um e-mail destacando tais mercadorias com base no histórico do mercado?

Pense no público para acertar na decoração de festa junina

Pense no público para acertar na decoração de festa junina

Para todas as dicas deste conteúdo, vale considerar que existem as particularidades de cada região e, portanto, de cada público-consumidor. 

No sul do país, é comum preparar o quentão com vinho e mais algumas frutas, como maçãs e laranjas, além do gengibre. 

Enquanto isso, no norte e nordeste temos uma cultura muito forte relacionada ao cuscuz, feito com flocos de milho.

Outra curiosidade é que muitas regiões têm atraído as receitas de festas juninas vegetarianas, como doces de banana e de batata-doce, ou arroz-doce vegano.

Ah, se o assunto é sobre doces, confira outras matérias que ensinam o passo a passo:

Esses exemplos nos ajudam a entender a importância de validar o público, histórico do período e os produtos certos para o seu negócio.

Para ler outros conteúdos com dicas para supermercados, acesse a revista Hiléia.