lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
whatsapp image 2021 01 27 at 19.28.39

A vacina vem aí, mas a Covid-19 ainda exige muitos cuidados!

Hiléia e você
28 de janeiro de 2021

Quem também ficou feliz com o início da vacinação no Brasil? Finalmente agora temos um horizonte um pouco mais claro sobre a imunização contra o coronavírus, mas isso não significa que podemos relaxar. As aglomerações nas festas de final de ano nos trouxeram resultados tristes: muitos novos casos e mortes. Nosso vizinho Manaus que o diga! 

Aqui na Hiléia seguimos super rigorosos com as medidas de cuidados sanitários, tanto nas áreas administrativas quanto na produção. Aliás, temos uma cabine de desinfecção para que os produtos cheguem aos mercados bem limpinhos, livres de vírus e bactérias. 

Pensando no seu bem-estar e na saúde dos seus entes queridos, listamos boas práticas de comportamento seguro para que você possa sair de casa com mais tranquilidade, quando necessário. Você pode chamar nossas dicas de “regras de etiqueta moderna”, se preferir. 

Vamos às elas! 

  1. Os protocolos de lavar sempre as mãos, usar máscara e álcool em gel continuam. Não relaxe esses hábitos, o vírus está em todo lugar e essas são as únicas medidas preventivas que realmente funcionam. Ah! Mesmo se estiver de máscara, cubra a boca com um lenço ou com a parte interna do braço e lave bem as mãos em seguida. 
  1. Não repasse notícias nas redes sociais sem checar a veracidade das informações e credibilidade das fontes. Junto com a Covid-19, estamos vivendo uma verdadeira epidemia de desinformação. Segundo uma pesquisa, de cada dez pessoas entrevistadas, sete disseram que acreditaram em pelo menos uma notícia falsa sobre a vacina. Acredite no que diz a ciência. Os experimentos são muito rigorosos e responsáveis. Se os órgãos competentes dizem que a vacina é segura, mesmo que não seja 100% eficaz, é nesta informação que devemos confiar. 
  1. Sim, ainda devemos evitar apertos de mão, abraços e beijos. Nós aqui também estamos com saudades do calor humano, de abraçar nossos amigos e colegas de trabalho queridos, mas infelizmente só poderemos voltar a ter esses hábitos depois da vacina. Bora segurar essa vontade mais um pouquinho? Enquanto isso, sorria com os olhos! Esse é um gesto genuíno e bastante acolhedor para quem recebe, experimente! 
  1. Vai ao médico? Procure chegar na hora marcada para evitar aglomerações na recepção. Se a sala estiver cheia, aguarde no lado de fora. Redobre os cuidados de lavar as mãos e usar álcool em gel e não tire a máscara de forma alguma (só se o médico pedir para examinar). 
  1. Precisa visitar alguém? Em primeiro lugar, certifique-se que a pessoa não é do grupo de risco. Caso não seja, você pode ir seguindo as regrinhas acima. Uma outra boa prática nas visitas é levar uma muda de roupa para trocar na casa da pessoa assim que chegar lá, além dee manter a distância de pelo menos 1 metro para colocar a fofoca em dia.   

Veja agora as fases da vacinação para saber qual é o seu lugar na fila: 

1ª Fase: Trabalhadores de saúde; pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas aldeados.

2ª Fase: Profissionais da segurança pública na ativa; idosos a partir de 60 anos de idade; e povos e comunidades tradicionais quilombolas.

3ª Fase: Indivíduos que possuam comorbidades (doenças como diabetes, hipertensão e obesidade);

4ª Fase: Trabalhadores da educação; Forças Armadas; funcionários do sistema penitenciário; população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente severa.

5ª Fase: Restante da população.  

Não deixe de procurar a secretaria de saúde de sua região para confirmar as datas de cada grupo para vacinação.