lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
whatsapp image 2020 07 27 at 12.43.15

Crianças na Cozinha: 3 Receitas Fáceis Para Entreter Crianças na Quarentena

Sem categoria
27 de julho de 2020

Cozinha não é lugar de criança, certo? Errado! 

Estudos mostram que a crianças que são envolvidas no ato de cozinhar desenvolvem melhor os cinco sentidos, a criatividade, a coordenação motora, a autonomia, a concentração e a paciência. 

Além disso, ter contato direto com os ingredientes ajuda os pequenos a gostarem de pratos diferentes e a se alimentarem melhor. 

Em tempos de quarentena, temos uma razão extra para incluir as crianças no preparo das refeições: cozinhar pode ser uma atividade super divertida nos momentos em que elas estiverem entediadas. 

Mas atenção: aproveite a oportunidade para reforçar os cuidados com panelas, forno, fogão e eletrodomésticos. Uma outra vantagem de colocar as crianças na cozinha é educá-las para prevenir acidentes domésticos. 

Vamos às receitas? 

Pizzinha de Cream Craker 

Ingredientes

1 pacote de biscoito cream craker Hileia 

Molho de tomate 

Tomate picado 

Queijo muçarela 

Orégano a gosto

Outras opções para o recheio: presunto, frango desfiado com requeijão, azeitonas, cebola, champignon ou o que sua família mais gostar! 

Modo de preparo

Em uma forma retangular, coloque os biscoitos um ao lado do outro. Com uma colher, cubra-os com molho de tomate. Corte a muçarela em quadradinhos, do tamanho dos biscoitos e coloque uma mini fatia sobre cada um. Adicione outros ingredientes (se preferir), coloque pouquinho de tomate picado em cada quadradinho, uma pitada de óregano e leve ao forno médio até o queijo derreter. Sirva bem quentinha!

Dicas: as crianças maiores podem cortar a mussarela e picar os tomates. Já as menores podem ajudar a passar o molho nos biscoitos e a montar as pizzinhas.  

Lámen colorido 

Ingredientes

Macarrão Lámen Hileia do sabor preferido (use um pacote para cada pessoa)

Legumes picadinhos a gosto (Ex.: cenoura, brócolis, chuchu, batata e vagem)

Cebola e alho picadinhos

Água

Modo de preparo 

Doure a cebola e o alho numa panela com um pouquinho de azeite e refogue os legumes picadinhos. Cubra com água, adicione o tempero que vem no pacote e deixe cozinhar. Depois é só adicionar o lámen e esperar 3 minutos. Fica delicioso e nutritivo! 

Dicas: Essa receita é ótima para incentivar as crianças a comerem mais legumes. Com o temperinho que vem no Lámen Hileia, tudo fica mais gostoso. As crianças podem ajudar a picar os legumes com uma faca sem ponta, daquelas de passar manteiga no pão. 

Torta de Máscara Negra 

Ingredientes 

2 pacotes de 130g de biscoito Kicks sabor Máscara Negra 

100 g de manteiga sem sal derretida ou bem molinha 

1 lata de creme de leite ou 300 ml de creme de leite fresco

200 g de chocolate ao leite ou meio amargo picadinho 

Modo de preparo 

Massa: Triture bem os biscoitos no liquidificador ou mixer. Coloque tudo em um recipiente e misture a manteiga até ficar uma farofinha úmida. Coloque em uma forma e pressione com a mão para que fique uma massa bem firme. Leve ao freezer por 10 minutinhos. 

Cobertura de ganache: Pique o chocolate e coloque em uma vasilha de vidro. Leve ao micro-ondas na potência média por 1 minuto. Retire e mexa com uma espátula. Leve novamente ao micro-ondas por mais 30 segundos e repita essa operação até o chocolate derreter. Acrescente o creme de leite (se usar de latinha retire o soro) e misture delicadamente. Cubra a torta com o ganache e deixe na geladeira por mais ou menos 1 hora. Retire e enfeite como quiser! Pode usar confeitos coloridos, raspas de chocolate, coco ralado, morango picadinho etc. 

Dicas:  A brincadeira dessa receita é deixar as crianças a montarem a torta, espalhar a cobertura e depois enfeitar. Fica uma delícia para uma sobremesa do domingo! 

Limpar também pode ser divertido

Depois das aventuras culinárias é normal que a cozinha fique uma bagunça. Aproveite o momento para incluir as tarefas de limpeza na brincadeira. As crianças adoram mexer em água, então deixe-as lavar os utensílios que não quebram, limpar a mesa, varrer e passar pano no chão. Coloque uma música animada para tornar esse momento ainda mais divertido e prazeroso.

Desse jeito, elas vão até tomar gosto pelas tarefas domésticas e você vai ganhar ajudantes fiéis!