lgo hiléia alta [135]
Pesquisar
Close this search box.
04 hileia banner revista

Corona Vírus – É Hora de Redobrar os Cuidados

Hiléia e você
3 de junho de 2020

Estamos há várias semanas em quarentena e os números de casos de pessoas contaminadas e de mortes por Covid-19 aumenta a cada dia. Isso não significa que as medidas de distanciamento social e todos os cuidados que estamos tendo com a higiene não estejam funcionando.

Muito pelo o contrário. São graças a essas ações que o número de casos e mortes não é muito maior do que estamos vendo.

Estudos recentes feitos por instituições respeitadas como Coppe/UFRJ, Marinha do Brasil e Universidade de Bordeaux, na França, estimaram que o pico da pandemia do Covid-19 no nosso país deve acontecer agora, nas últimas semanas de maio.

Quando um país atinge o que os cientistas chamam de pico, significa que o número de pessoas infectadas é igual ao número de pessoas curadas. A partir desse ponto, o número de casos começa a diminuir e o controle da doença vai ficando cada vez mais fácil.

Para a ajudar isso acontecer, é preciso que cada um de nós se comprometa ao máximo com o autocuidado e com os cuidados daqueles que estão próximos a nós. Não é hora de relaxar.
Agora, precisamos ficar ainda mais atentos, pois o vírus está por toda parte.


Por que ficar em casa é tão importante

O novo coronavírus, também chamado de Covid-19, é muito resistente e altamente contagioso. Ele é transmitido pelo ar e pelo contato com superfícies contaminadas. É por isso que se fala tanto em evitar aglomerações de pessoas, tanto nas ruas como em ambientes fechados.

Mas sabemos que é difícil para muitas pessoas ficar em isolamento total em casa. Então, é preciso ter a consciência de que sair de casa deve ser uma exceção apenas para quem trabalha fora, para fazer compras ou em caso de emergências médicas.

Seja para quem está em casa ou para quem precisa sair, vamos relembrar e destacar os 10 cuidados mais importantes contra o coronavírus. Leia até o final, temos uma dica bônus!

  1. Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão. A lavagem deve ser feita com bastante capricho, esfregando entre os dedos e alcançando debaixo das unhas.

  2. Evite tocar os rostos com as mãos não lavadas. As principais entradas do vírus no corpo humano são os olhos, o nariz e a boca. Esse cuidado impede que você dê ao vírus essa carona indesejada para o seu organismo, caso tenha tocado em alguma superfície contaminada.

  3. Nada é mais eficiente que água e sabão para a proteção contra o Covid-19, mas o uso do álcool em gel 70% pode ser usado como reforço depois de lavar as mãos, além de ser um ótimo aliado de proteção para quando saímos de casa. Tocou em uma superfície? Use o álcool em gel em seguida e mantenha a atenção para não tocar o rosto com as mãos, até que elas sejam higienizadas novamente com água e sabão.

  4. Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido sempre que sair de casa. A máscara funciona como uma barreira física para que o vírus não chegue ao nariz e à boca. É importante manter a máscara no rosto o tempo todo em que estiver fora de casa, e trocá-la por uma limpa sempre que ela estiver úmida ou depois de 4 horas de uso. Chegando em casa, é preciso deixá-la de molho com água sanitária por 30 minutos, enxaguar com água corrente e passar um ferro depois de seca. Se você sai de casa todos os dias, providencie um kit de máscaras para ter sempre uma bem limpinha a sua disposição!

  5. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, nunca com as mãos. O motivo desse cuidado, é que você pode se esquecer de lavar as mãos em seguida e espalhar o vírus pela casa ou por onde estiver passando. Lembre-se que muitas vezes temos o vírus, mas não ficamos doentes, ou vírus está incubado, mas nosso organismo ainda não manifestou sintomas. Esse cuidado é muito importante para proteger as pessoas que estão próximas a você.

  6. Tente manter uma distância de 1 a de 2 metros de qualquer pessoa na rua. Essa é uma distância considerada segura, pois as gotículas que as pessoas soltam pela boca e nariz podem conter o vírus e a transmissão acontecer pelo ar. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto!

  7. Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças. Para isso, use álcool 70% ou soluções de água com sabão desengordurante.

  8. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos, principalmente se manifestar os sintomas do Covid-19.

  9. Mantenha os ambientes da casa limpos e bem ventilados. A limpeza é a chave contra a contaminação e as janelas abertas permitem que o ar dentro de casa seja renovado. Lembre-se de higienizar todos os produtos que chegarem da rua com água e sabão ou álcool 70%.

  10. Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos doentes crônicos, e fique em casa até melhorar. Nesse caso, o isolamento total é fundamental por um período de 15 dias. Se os sintomas se agravarem e ocorrer falta de ar, é hora de procurar atendimento hospitalar.


    Dica bônus!
    Mais do que nunca, é tempo de cuidar da nossa família com ainda mais amor. Durma bem, beba bastante água, cuide da alimentação com refeições mais nutritivas e aproveite o seu tempo livre para fazer coisas que te dão prazer e alegria. Quando a gente se cuida, fica mais fácil cuidar de quem mais precisa de nós.