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Comunicação visual em supermercados: o que considerar?

Gestão
5 de setembro de 2023

O uso da internet é cada vez mais comum na vida das pessoas. No entanto, os brasileiros continuam fazendo compras presenciais, mesmo com o boom do e-commerce no pós-pandemia. Por isso, a comunicação visual em supermercados se mantém como tema necessário para esse tipo de negócio.

Mais do que isso, é uma das estratégias comerciais que mais geram efeito positivo na hora de reafirmar uma marca forte no mercado disputado. 

Como consequência, a boa comunicação visual vai gerar mais vendas e melhorar a fidelização dos clientes, colaborando com a boa experiência de compra.

Nesse texto, vamos trazer algumas dicas para todo supermercado acertar na comunicação, do grande ao pequeno mercado. 

Mas, também vamos falar da importância dessa estratégia na atualidade — o que permite entender como ele pode ser um conceito mais do que, simplesmente, fazer marketing.

 

Por que investir em comunicação visual em supermercados?

Por que investir em comunicação visual em supermercados?

Com as novas tecnologias disponíveis no e-commerce, muitos supermercadistas começaram a pensar em maneiras mais eficientes de fidelizar o cliente frente aos concorrentes online. A comunicação visual em supermercados é uma das soluções inteligentes.

Os brasileiros continuam comprando em supermercados, segundo uma pesquisa da Bain & Company, divulgada pelo Valor Investe

Um dos pontos mais interessantes descritos nela mostra que 76% das pessoas que compram online também vão aos supermercados.

Além disso, existem grupos que tendem a ficar insatisfeitos com as compras virtuais devido a uma experiência negativa vinda da alta taxa de entrega ou da falta de itens disponíveis nos catálogos. 

Para a população de baixa renda, por exemplo, ter marcas diferentes de um mesmo produto é essencial para concluir uma compra.

A partir desses dados dá para entender que a comunicação visual é uma estratégia necessária para garantir a boa experiência dos clientes dentro da loja, o que pode ser somado com a boa experiência deles no atendimento digital.

 

O conceito de comunicação visual em supermercados

O conceito de comunicação visual em supermercados

Em dicionários online, temos a definição de comunicação visual como uma “maneira de informar e comunicar via elementos visuais, como infográficos, fotografias, vídeos, apresentações e outros. […] Costuma usar cores, imagens, movimentos, formas e desenhos”.

Mas, chamamos a sua atenção para uma explicação que vem da Rock Content, empresa de serviços e produtos de marketing. “As imagens deixaram de ser ingênuas para cumprir funções e interesses na comunicação social e estimular determinados comportamentos”.

Essa é a importância da comunicação visual em mercados. Se o conceito vem desde as artes rupestres, hoje é importante para moldar comportamentos, inclusive, influenciando na decisão da compra.

É possível que você já tenha ouvido falar que esse tipo de comunicação, essencial para divulgar informações e ofertas. 

Além disso, é uma forma de se conectar com o público e transmitir a credibilidade da marca. Portanto, é mais do que fazer marketing.

Tudo isso faz parte do conceito de comunicação visual, é verdade. Mas, o que é preciso considerar para criar uma estratégia assertiva, independente do objetivo que a empresa possui? No tópico a seguir, descubra o que fazer para garantir um bom resultado.

 

O que considerar ao fazer comunicação visual em supermercados?

Neste tópico, temos uma lista com várias dicas importantes para a aplicação da estratégia da comunicação visual. 

O objetivo é que o supermercado conquiste os consumidores frequentes, assim como aqueles que vão comprar pela primeira vez.

 

Padrão

A boa comunicação visual exige um bom padrão de cores, fontes, símbolos e tudo mais o que se conecta com o estilo da marca. 

Dessa forma, todos os materiais devem seguir as mesmas orientações, ainda que sejam peças criativas e exclusivas.

Para isso, a recomendação é ter um manual da marca, que explica a logo, o conceito e o padrão, propriamente dito. 

Até mesmo uma paleta de cores pré-definida pode ser incluída nesse documento. Isso garante, inclusive, que as novas lojas sigam a mesma ideia.

 

PDV

O PDV (ponto de venda) das lojas é um dos melhores exemplos de comunicação visual que o cliente vê ao entrar no supermercado. 

O ideal é que ele se sinta confortável e seguro ao estar ali. Então, o PDV tem que estar bem sinalizado e seguindo um fluxo, independente do setor ou da promoção.

Neste caso, vale a pena apostar em diferentes formas de se comunicar, como:

  • Totens;
  • Placas;
  • Painéis;
  • Inscrições em gôndolas;
  • Letreiros;
  • Sinalização térrea e assim por diante. 

Lembre-se que cada uma dessas “artes” precisa seguir o padrão da marca.

 

Layout

O PDV permite o uso de várias ferramentas e criações para tornar a comunicação visual assertiva com os consumidores. 

Já o layout permite uma visão mais geral dos ambientes. Por exemplo, quando se considera uma iluminação diferenciada em certos lugares.

Além disso, os corredores com sinalizações legíveis podem tornar o processo de compra das pessoas mais fácil. 

O posicionamento dos setores pode render bons resultados, e o mesmo para as prateleiras próximas aos caixas

 

Informação

Em todos os tópicos acima falamos sobre a informação, seja em sinalizações ou outros formatos. 

Por mais estranho que pareça, a dica agora é: cuidado com exageros. Isso porque a poluição visual é inimiga da comunicação e pode prejudicar a estratégia.

Sendo assim, em um supermercado, o que funciona é o famoso “menos é mais”. Então, procure técnicas para simplificar o que for possível, sem deixar de transmitir a mensagem. Dá para fazer isso criando hierarquias, destacando o que mais relevante, por exemplo.

 

Limpeza

Quem se atentou a definição da comunicação visual em supermercados notou: tudo o que pode ser visto fará parte dessa estratégia. 

Inclusive, a limpeza e higiene. Afinal, um ambiente aconchegante é aquele que está sempre limpo e organizado

Nunca é demais lembrar que os supermercados possuem como principais produtos os alimentos, e eles exigem esse cuidado em todos os sentidos. 

Ao passo que uma loja suja vai trazer uma péssima impressão para os consumidores. Por isso, é importante criar uma rotina de limpeza diária.

 

Público

Para terminar a lista de dicas sobre comunicação visual, o conhecimento sobre o público é determinante para que a estratégia funciona corretamente. 

Além disso, também é interessante que o seu negócio use dados específicos para encontrar as melhores soluções

Isso acontece a partir de respostas para certas perguntas:

  • Quem são as pessoas que compram na sua loja? 
  • Como se comportam? 
  • O que esperam encontrar no seu supermercado? 

Nessa hora é importante ter o cadastro de clientes, para obter informações precisas.

 

Antes da comunicação visual em supermercados…

A comunicação visual em supermercados é imprescindível para todo negócio que quer fidelizar o seu cliente e garantir a melhor experiência de compra. 

Acima, acabamos de ver algumas dicas interessantes para aplicar essa estratégia em suas lojas.

No entanto, sabe o que pode prejudicar a reputação da sua marca? A qualidade dos produtos oferecidos. 

Porque mesmo que se tenha feito um ótimo trabalho na comunicação, se o fornecedor não for confiável ou de qualidade, o cliente perde – e você também.

Além disso, a escolha de um bom fornecedor vai garantir a lucratividade, necessária para turbinar as vendas. 

Para quem concorda, temos uma matéria que menciona tudo o que os supermercados precisam saber para contratar os melhores fornecedores, uma estratégia aliada à comunicação visual.

O que considerar na hora de contratar um fornecedor de alimentos? Clique e leia o conteúdo!