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como testar novas marcas no supermercado

Como testar novas marcas no supermercado?

Produtos alimentícios
17 de junho de 2022

Quando vamos inserir novas marcas no supermercado, costumamos ficar em dúvida. Será que o público vai aceitar? Será que o produto renderá bons lucros? Ou será apenas perda de tempo e dinheiro?

Ao mesmo tempo, precisamos considerar que o consumidor está cada vez mais exigente. Por isso, apresentar novidades é importante, pois mostra que o supermercado está sempre inovando e à frente da concorrência.

Então, como driblar esses dilemas?

Venha conosco e aprenda mais sobre como testar novas marcas no supermercado. Vamos lá?

 

Entenda qual é a importância de realizar o teste de mercado

testar novas marcas no supermercado

Antes de investir em uma nova marca para o supermercado é fundamental ter uma ideia sobre como será a aceitação do público.

Então, testar novas marcas no supermercado é importante para ter uma ideia se o produto trará o retorno financeiro esperado. Assim, isso evita que você faça um alto investimento em marcas que não trarão um giro no estoque.

E sabemos que mercadoria parada só traz prejuízos ao estabelecimento, não é mesmo? Portanto, é preciso pensar com calma e ter um bom planejamento na hora de investir em novidades.

 

Veja como realizar a testagem de novos produtos no mercado

Existem diversas maneiras e testes que você pode aplicar para conferir se o novo produto terá uma boa audiência no supermercado. Escolhemos um formato mais simples e prático para lhe apresentar. Confira.

Selecione o público para a pesquisa

Certamente, você conhece bem o seu público fiel. Então, uma ideia interessante é selecionar alguns clientes mais próximos e convidá-los para fazer parte de uma pesquisa.

Ofereça algum benefício para que o cliente tenha interesse em participar, como: 

  • desconto na loja;
  • presente especial;
  • bônus;
  • entre outros.

 

Apresente a oferta

Apresente os novos produtos e marcas para esses clientes selecionados, mostrando quais são os benefícios, explicando como eles funcionam e tirando as suas dúvidas.

Ah! É importante conseguir amostras dos produtos com o fornecedor para que o cliente possa levar para casa e testá-los com mais calma.

 

Faça uma entrevista para testar novas marcas no supermercado

Após o cliente testar o produto, realize uma pesquisa, conferindo:

  • o que o cliente achou do produto, se atendeu às suas expectativas;
  • quais foram os pontos fortes e fracos dos novos produtos;
  • se ele considera melhor (ou pior) do que os produtos concorrentes;
  • qual é o preço máximo que faria ele levar esse novo produto para casa mensalmente.

Assim, com base nesse estudo, fica mais fácil compreender se você terá (ou não) um bom retorno financeiro ao investir em novas marcas.

 

3 dicas para ter sucesso com o investimento em novas marcas no supermercado

O cliente tem as suas marcas e produtos preferidos. Então, sempre que você oferecer algo novo, vai gerar dúvida e desconfiança.

Por isso, é importante investir em algumas estratégias para ajudar a convencê-lo a testar o novo produto. Venha conosco e confira algumas delas.

 

1. Estimule os sentidos do cliente na hora de testar novas marcas no supermercado

Estimule os sentidos dos clientes | Hileia

O marketing sensorial é um ótimo aliado para despertar o interesse do cliente para investir em um novo produto ou marca. Então, uma ideia interessante é estimular os sentidos do cliente no supermercado.

Todos os sentidos (o tato, o olfato, a visão, a audição e o paladar) podem ser explorados na hora de apresentar o novo produto ao cliente. 

Por exemplo, você pode fazer uma campanha em parceria com a marca que está oferecendo o novo produto. Contrate um promotor de vendas e crie uma ilha personalizada no supermercado para apresentar a novidade ao público.

Assim, o promotor pode apresentar o produto aos clientes, oferecendo:

  • brindes;
  • descontos exclusivos;
  • amostras;
  • degustação do novo produto.

 

2. Divulgue o novo produto nos canais de comunicação

Canais de comunicacao | Hileia

Elabore um plano de divulgação, em parceria com o fornecedor, para apresentar as novidades ao seu cliente.

Crie boas estratégias digitais, desenvolvendo um ótimo planejamento estratégico. Veja alguns canais para divulgar:

  • redes sociais;
  • site e blog;
  • SMS;
  • e-mail;
  • WhatsApp;
  • rádio interna;
  • banners e flyers.

Portanto, cabe ressaltar que o mais importante é que o cliente saiba da novidade, conheça os benefícios do novo produto e se sinta estimulado em testar o novo.

>>Você também pode gostar de ler: Marketing para supermercados: como escolher boas estratégias.

 

3. Crie promoções

Promocoes Hileia

As promoções também são ótimas aliadas na hora de estimular o consumidor a testar novas marcas.

Oferecer o produto por um valor abaixo da concorrência é uma ideia interessante para fazer com que ele queira testar o novo produto.

Ofertas e promoções como: compre um e leve dois; sistema de cashback em dobro; e amostras grátis também são ideias que podem ser implementadas.

O mais importante é encontrar maneiras para despertar o interesse do cliente em testar uma nova marca, pois isso garantirá um bom giro no estoque e lucratividade para os negócios.

Você gostou de aprender mais sobre como testar novas marcas no supermercado?

Aproveite e leia também: Produtos alimentícios direto de fábrica: como comprar para o seu estabelecimento. Boa leitura!

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