Sabemos que gerenciar um supermercado exige muito planejamento estratégico. Afinal, é um cenário repleto de desafios e cabe aos empreendedores estarem sempre de olho em dicas e ferramentas que contribuem com essa gestão.
Ao gerenciar um supermercado de forma eficaz, você encanta clientes, aumenta a lucratividade, destaca-se da concorrência e evita prejuízos para o negócio. Portanto, é um assunto que merece a sua atenção.
Quer saber como gerenciar um supermercado? Continue conosco e confira 6 dicas infalíveis para implementar.
1. Treine os seus colaboradores
Oferecer treinamentos constantes para os profissionais que trabalham no supermercado é fundamental. Afinal, é uma maneira para mantê-los motivados, visto que eles percebem valor em trabalhar naquele local.
Assim, eles reconhecem que o supermercado se preocupa em proporcionar um bom enriquecimento profissional. Então, isso contribui para diminuir o absenteísmo (atrasos e faltas no trabalho) e turnover (taxa de rotatividade).
Além disso, é uma maneira para aumentar o desempenho do supermercado. Isso porque, os cursos possibilitam que os colaboradores aprendam novas técnicas para implementar e, cada vez mais, encantar os clientes.
Engana-se quem pensa que essa estratégia é muito onerosa. Afinal, com o avanço da internet, você encontra diversos treinamentos e cursos on-line — inclusive, gratuitos.
Portanto, cuide bem do seu público interno, oferecendo-lhe ótimos treinamentos para que eles possam contribuir com o sucesso e o bom desempenho dos negócios.
2. Conte com a ajuda de um software de gestão na hora de gerenciar um supermercado
Contar com a ajuda da tecnologia é importante para gerenciar um supermercado. Afinal, ela permite automatizar diversos processos que seriam muito trabalhosos se fossem realizados de forma manual.
Essa automatização evita erros no fluxo de trabalho e permite manter todos os setores em ordem.
Portanto, vale a pena fazer uma pesquisa e encontrar um software que ajude a turbinar os negócios. Afinal, ele conta com diversas funcionalidades importantes que só trazem benefícios, como:
- controlar e melhorar a gestão do estoque;
- automatizar processos burocráticos e rotineiros;
- ter um controle mais detalhado sobre as contas a pagar e a receber;
- manter o fluxo de caixa em dia;
- contar com indicadores que ajudam na tomada de decisão estratégica;
- manter um cadastro de consumidores atualizado;
- promover o relacionamento com o cliente;
- aumentar a produtividade da equipe;
- reduzir os custos do negócio.
3. Faça boas parcerias com fornecedores
Encontrar fornecedores parceiros é sempre uma ótima ideia para gerenciar um supermercado. Isso porque, você conta com empresas que ajudam o mercado a crescer.
Então, promova boas alianças com os fornecedores. Assim, fica mais fácil negociar valores, evitar atrasos na entrega dos produtos e a encontrar formas para ambas as marcas se beneficiarem.
Sabia que comprar produtos direto de fábrica é uma ideia interessante para conseguir bons descontos e garantir a lucratividade do supermercado?
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4. Aposte em boas promoções e ofertas
Uma ótima dica para atrair o público e fidelizá-lo é apostar em boas promoções e ofertas. Afinal, elas chamam a atenção e despertam o interesse dos clientes para que eles se sintam motivados em ir até o estabelecimento.
Por isso, na hora de gerenciar um supermercado, as ofertas e promoções não podem faltar, visto que elas ajudam a aumentar a lucratividade e o crescimento do negócio.
Além disso, é importante investir em bons programas de fidelidade, pois eles ajudam a aumentar o ticket médio e fazem com que o cliente queira sempre retornar ao mesmo supermercado.
5. Tenha uma excelente organização interna
O cliente precisa entrar no supermercado e se sentir bem. Por isso, é importante ter uma boa organização interna e fazer com que ele se sinta acolhido.
Além disso, ele precisa se locomover com facilidade e encontrar o que precisa de forma intuitiva.
Confira algumas dicas de organização interna para supermercados:
- invista em uma música agradável;
- organize as gôndolas com cuidado;
- precifique corretamente os produtos;
- cuide da posição e quantidade de caixas para evitar filas;
- destaque os produtos em ofertas nos períodos sazonais.
6. Monitore os indicadores de desempenho
Key Performance Indicators (KPI), ou indicador-chave de desempenho são métricas importantes que ajudam a gerenciar o supermercado. Com esses indicadores, você consegue elaborar um planejamento estratégico realmente eficaz.
Portanto, não deixe de acompanhar os principais e mais importantes KPIs do supermercado e investir em ações estratégicas.
Veja alguns exemplos de KPIs para acompanhar:
- crescimento comercial;
- ticket médio;
- taxa de rotatividade de produtos;
- gestão de estoque;
- sazonalidade em vendas;
- gestão de finanças;
- margem de lucro;
- satisfação do cliente;
- retorno sobre o investimento (ROI);
- churn rate (taxa de cancelamentos);
- custos com descontos;
- custos com manutenção;
- entre outros.
Você gostou de aprender as nossas dicas infalíveis sobre como gerenciar um supermercado?
Aproveite e confira também e confira as novidades tecnológicas para mercados e supermercados. Boa leitura!